Discussão:Não-ser
Adicionar tópicoAspeto
Último comentário: 15 de fevereiro de 2019 de Luan no tópico O "não" como prefixo
Esta é a página de discussão de Não-ser, destinada ao debate sobre melhorias e tarefas relacionadas ao artigo. Não é um fórum para discussão sem relação com o artigo. | |||
---|---|---|---|
|
O "não" como prefixo
[editar código-fonte]@Luan: Como já discutimos noutra página, o NAO revogou o hífen das formações como a palavra não, por não considerá-lo mais um prefixo: ver O novo acordo ortográfico decretou o fim do hífen com o elemento “não”, seja advérbio de negação ou fazendo papel de prefixo, em Dicas de Português, O "não" na qualidade de prefixo, em Brasil Escola.
O título desta página (e outras, como Não-binariedade e Não-resposta), portanto, foi movido indevidamente, desprezando a discussão anterior. Yanguas diz!-fiz 22h59min de 12 de fevereiro de 2019 (UTC)
- @Yanguas: exatamente como discutimos lá naquela página. Eu apresentei inclusive essa fonte de Sérgio Nogueira/Dicas de Português/G1. Naquela oportunidade afirmei: "Sérgio Nogueira trata de como era antes do AO e a eliminação posterior ao acordo, sem mencionar qual parte do AO1990 prevê a eliminação". Sobre isso, você nada falou. Apenas disse que: "não não é prefixo, logo não pode ser acompanhado de hífen" [grifo teu]. Ora, o próprio Sérgio Nogueira trazido por mim lá e resgatado por você aqui afirmou logo de início que "Embora alguns autores contestem a tendência de usarmos o advérbio “não” no papel de prefixo, não podemos fechar os olhos à realidade". No mesmo sentido está Vânia Duarte/Brasil Escola, que você trouxe agora: "o fato de demarcar que o “não” foi deslocado de uma função a outra, ou seja, […] agora faz o papel de um prefixo". Naquela outra discussão, deixei a pergunta: "[se o] 'não' não é prefixo, o que seria então? Um falso prefixo? Qualquer outro tipo de elemento de composição?" A pergunta não foi respondida. De novo, naquela discussão, tratei da falha desse movimento de remover o hífen do "não-" sem qualquer base no acordo ortográfico. E tratei com fontes. Tudo isso que falei e mais, inclusive outras fontes, estão lá na outra discussão. Todo o embasamento para hifenizar todos esses títulos de forma devida, conforme discussão anterior e dentro da norma padrão da nossa língua. --Luan (discussão) 19h01min de 13 de fevereiro de 2019 (UTC)
- Caro Luan, ambos os professores questionaram a decisão do Acordo, mas ambos são taxativos a afirmar de que ele removeu o hífen, citando inclusive exemplos do VOLP em que antes havia hífen, agora não há. Yanguas diz!-fiz 00h03min de 14 de fevereiro de 2019 (UTC)
- @Yanguas: favor transcrever aqui o trecho que eles apontam que o acordo aboliu o hífen nessa situação, porque eles simplesmente não apontam. Com mais atenção, perceberá que quem defende a eliminação peca por não citar qual parte do acordo prevê isso. Com mais atenção também, verá que houve uma decisão unilateral restrita à ABL em uma nota que ainda abre brechas ao fim. Vale a pena fazer a leitura das fontes já citadas. Me sinto repetindo informações sem ser escutado. --Luan (discussão) 00h38min de 14 de fevereiro de 2019 (UTC)
- @Yanguas: Criei a seção Uso do hífen conforme o Acordo Ortográfico de 1990#"Não" prefixal explicando toda a situação com as fontes aqui e antes mencionadas. Para ficar claro nos artigos criei Predefinição:Nota linguística/Não prefixal e a inseri neles. --Luan (discussão) 00h48min de 15 de fevereiro de 2019 (UTC)
- Caro Luan, ambos os professores questionaram a decisão do Acordo, mas ambos são taxativos a afirmar de que ele removeu o hífen, citando inclusive exemplos do VOLP em que antes havia hífen, agora não há. Yanguas diz!-fiz 00h03min de 14 de fevereiro de 2019 (UTC)