Discussão:Platão

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Cscr-former.svg Platão foi anteriormente candidato a artigo destacado. Para ver por que a nomeação falhou, veja as ligações abaixo, nos marcos alcançados. Para nomeações mais antigas, pode não haver arquivo.
27 de abril de 2015 Candidato a artigo destacado Não promovido

Sem título[editar código-fonte]

Platão defendia a forma de pensa,ou seja , procurava mais conhecimento daquilo que foi escrito antes (a verdade)

Platão, Aristão e Glaucão[editar código-fonte]

Existem fontes que usam "Ariston" e "Glaucon", mas nenhuma em português (br ou pt) usa "Platon". Para não ficar salada melhor ficar no ão.Di msg 03h30min de 4 de janeiro de 2014 (UTC)[Responder]

Remover referência à Allan Kardec no livro Evangelho segundo o Espiritismo colocando Sócrates e Platão como precursores da idéia cristã e do espiritismo.[editar código-fonte]

O seguinte texto, no final da seção "Legado", deve ser removido por ser totalmente desproporcional em relação aos demais tópicos da seção, enfraquecendo a qualidade do artigo e dando um caráter amador ao mesmo. O mesmo deve ser transportado para um local conveniente na página do Espiritismo.

Allan Kardec, no livro O Evangelho segundo o Espiritismo, argumenta que Sócrates e Platão são precursores da idéia cristã e do espiritismo.[111]

Mark2333 (discussão) 13h29min de 28 de março de 2016 (UTC)[Responder]

@Mark2333: não é a "proporcionalidade" do trecho que determina se ele vai ser removido ou não, e sim se as fontes o confirmam. O trecho ter só 2 linhas enquanto os demais na referida seção tem muitas não é motivo para remove-lo--Leon Saudanha 13h37min de 28 de março de 2016 (UTC)[Responder]
@Leon saudanha: Prezado Leon, a desproporção a que me referi não se dá em relação ao tamanho, mas sim às qualidades de reputação e fiabilidade.

Da página https://pt.wikipedia.org/wiki/Wikip%C3%A9dia:Verificabilidade:

Se determinada informação num artigo não for baseada em fontes reputadas, fiáveis e independentes, a Wikipédia não deverá incluir essa informação.

O "Evangelho segundo o Espiritismo" é um livro, segundo a crença espírita, ditado por espíritos, ou seja, fora do contexto da religião espírita tem apenas valor literário e nenhum valor acadêmico, não sendo fonte reputada nem fiável para atribuir origem platônica ou socrática à ideologia cristã, a não ser em página sobre as próprias religiões. A referência da citação diz que:

IV – SÓCRATES E PLATÃO, PRECURSORES DA IDÉIA CRISTÃ E DO ESPIRITISMO Do fato de haver Jesus conhecido a seita dos essênios, fora errôneo concluir-se que a sua doutrina hauriu-a ele na dessa seita e que, se houvera vivido noutro meio, teria professado outros princípios. As grandes idéias jamais ir- rompem de súbito. As que assentam sobre a verdade sem- pre têm precursores que lhes preparam parcialmente os caminhos. Depois, em chegando o tempo, envia Deus um homem com a missão de resumir, coordenar e completar os elementos esparsos, de reuni-los em corpo de doutrina. Desse modo, não surgindo bruscamente, a idéia, ao apare- cer, encontra espíritos dispostos a aceitá-la. Tal o que se deu com a idéia cristã, que foi pressentida muitos séculos antes de Jesus e dos essênios, tendo por principais precur- sores Sócrates e Platão.

Tem alguma base para esse trecho ser mantido na página de Platão?

Mark2333 (discussão) 22h53min de 29 de março de 2016 (UTC)[Responder]

@Mark2333: Yes check.svg Feito, o texto não tinha relação nenhuma com "legado" nem com o resto do conteúdo da secção. Quintal 20h55min de 30 de março de 2016 (UTC)[Responder]

Alguns erros na digitação e correções.[editar código-fonte]

Em "Política" existem diversos erros de digitação e, na minha opinião, o texto foi mal escrito. Além de algumas passagens parecerem vagas, no primeiro e no segundo parágrafo existe um erro de digitação na palavra "critica" (está sem acento), no segundo parágrafo "fcriava" (a letra f foi inserida na palavra "criava"), no terceiro parágrafo as aspas estão fora de lugar e no quarto parágrafo "deve-se" está sem o hífen.

Em vista que a página está protegida e que eu não possuo permissão para editá-la, acredito que seria importante que alguém que possui tal permissão corrigisse os erros citados.

Existem outros erros na digitação espalhados pela página, indico que ela seja inteiramente revisada enquanto não tenho a possibilidade de o fazer.

Andremartho (discussão) 15h33min de 23 de maio de 2017 (UTC)[Responder]