Discussão:Suástica

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Adicionar tópico
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Último comentário: 5 de outubro de 2020 de Celodok no tópico Suastica e Medicina

Esse artigo tem um pequeno problema: não tem introdução. Segundo o Livro de Estilo deve existir sempre uma pequena introdução. Mas tem uma forma simples de resolver isso: basta fazer da parte "Resumo" a introdução. --JLCA 09:47, 26 Julho 2006 (UTC)

concordo com vc 1oo%... precisamos então definir como será esta introdução. talvez colocar aqui neste espaço de discussão e depois aprová-lo. alexandre abmac 12:42, 19 Agosto 2006 (UTC)

Logo da ASEA[editar código-fonte]

O logo da ASEA tá desestruturando a página...

Acho que seria melhor reposicionar, ou aumentar um pouco o texto da seção "Suécia", sei lá...

Flávio, o Maddox (msg!contrib) 02:37, 6 Agosto 2006 (UTC)

estimados wikipeople. vamos ajustar as imagens. elas, por vezes, desestruturam o texto. lembre-se que a leitura em outros browsers tem uma outra configuração. nem todo mundo usa windows e muito menos internet explorer. alexandre abmac 16:15, 18 Agosto 2006 (UTC)

É justamente disso que falei logo acima. Esse artigo vai precisar de uma boa revisão nesse quesito antes de ser enviado pra destaque...
Flávio, o Maddox (msg!contrib) 03:28, 19 Agosto 2006 (UTC)
podemos definir todas as imagens com o mesmo tamanho e colocá-las em um só lado. vamos fazer alguns testes e avaliar. alexandre abmac 12:42, 19 Agosto 2006 (UTC)

proposta para sudvisão do artigo[editar código-fonte]

como todos estão percebendo o artigo está ficando muito grande. assim eu sugiro que começemos a pensar em subdividi-lo...

  • a suática no regime nazista, impacto etc... a necessidade da proibição.
  • história da suástica,
  • origem, origens...

pensemos juntos... alexandre abmac 02:27, 27 Agosto 2006 (UTC)

"a suástica (卍manji) é usada para representar templos e santuários". Notem que a verdadeira suástica é esta usada no japão. Parece um Z e gira no sentido horário, simbolizando o bem. O símbolo usado pelo Hitler, na realidade, chama-se sovástica, é um Z ao contrário e gira no sentido anti-horário, simbolizando o mau. Por favor Pesquisem!!!! Obrigada.

Suástica rosa[editar código-fonte]

O livro a Suástica Rosa é pseudo-história promovida por sectores ligadas à extrema-direita, as alegações do livro não são aceites pela comunidade académica.--JLCA 15:07, 20 Janeiro 2007 (UTC)

Deixo aqui esses link: Recently some members of the American Religious Right [a diverse group that should no more be demonized than any other], have taken to denying the gay holocaust, and in fact asserting that the Nazi part was essentially homosexual. This is nonsense, and not one serious historian countenances the charge. Nevertheless the book - The Pink Swastika - which makes this charge has been subjected to a line by line refutation, available via here. [1]--JLCA 15:23, 20 Janeiro 2007 (UTC)

E coloco outro excerto:

For decades now, "Holocaust revisionists" in the U.S. and Europe have published pseudo-scholarly papers and books claiming to prove that the Nazis never carried out a systematic extermination of Jews. In 1995, a book called The Pink Swastika made similar claims about the Nazis' treatment of homosexuals during the Holocaust.

Written by fundamentalist activists Scott Lively and Kevin Abrams, The Pink Swastika says that rather than being victimized by the Nazis, gay men in Hitler's inner circle actually helped mastermind the Holocaust. [2] --JLCA 16:37, 20 Janeiro 2007 (UTC)

  • Continuo a pensar que a Enciclopédia é o local de informar - aliás, é o que faz a en:wiki - http://en.wikipedia.org/wiki/The_Pink_Swastika - ao dedicar um verbete exclusivo para falar disso... Se é controverso, informa-se; não podemos agir motivados por juízos de valor, por parcialidade ou mesmo opinião pessoal, por mais fundamentada... Não quero ter aqui um cavalo de batalha, mas deixo aos Usuários da Wiki decidir se preferem ser censurados ou informados... Conhecer Digaê 23:02, 20 Janeiro 2007 (UTC)

Mas nesse caso eu julgo que é diferente: trata-se de um verbete próprio dedicado ao livro, não ao inserir de uma informação falsa num artigo. Note-se que o verbete sobre o livro na Wikipédia em inglês está na categoria "Teorias da conspiração". Este artigo sobre a suástica não se pode dar ao luxo de reflectir "opiniões" ou teorias da conspiração; tem que reflectir factos e pesquisa académica. Digo também que o artigo é uma tradução da versão em inglês, na qual eu não encontrei nada a respeito do assunto. --JLCA 23:16, 20 Janeiro 2007 (UTC)

  • Só agora vi aquele coment acima, de IP - nem meu dicionário tem essa tal "sovástica"... (isso, sim, parece conspiração!) Mas falando ao JLCA, temos mesmo algo a melhorar em nossa comunicação: "inserir informação falsa" não é o caso, pois não? O livro existe? Sim. Suas idéias são falsas? Sim. São coisas diferentes: se acaso alguém dissesse que tal livro não existia, ou que suas idéias eram verdades aceites pela comunidade científica - aí sim, cabe deletar, bloquear o doudo... Entretanto, foi isso que ocorreu aqui, com aquele trecho? Não me parece...

De facto: o verbete é u'a tradução da en:wiki. E fi-la porque estava com aquela estrelinha de verbete em destaque... Foi uma tarefa louca, já que imensa... Mas não apenas isto: se olhar, temos coisas no verbete lusófono que não há naqueloutro...

Não concordo com a visão sexista de Reich, mas ela foi exposta - e creio que de modo científico - razão pela qual julguei pertinente trazê-la aqui - e é algo que não temos na en:wiki...

E, afinal, a comunidade científica aceita as visões religiosas do oriente? Ou são fatos e, por isso, merecem ser narrados? De igual forma, a histórica deturpação pseudo-científica que levou a Hitler adoptar tal símbolo, também não é algo falso e mentiroso?

O facto é que até o presente não entendi o por quê do apagamento, já que aparentemente foi um erro que cometi... Mas, volto a repetir: não faço questão do texto, deixa como está... só queria, realmente, compreender. Abraços, Conhecer Digaê 06:56, 21 Janeiro 2007 (UTC)

A suástica não é um símbolo gay e não tem nada a ver com os homossexuais. O símbolo do movimento gay (ou LGBT para ser mais completo) é uma bandeira com o arco-iris () ou um triângulo rosa invertido . Parece sem sentido a certo ponto deste artigo sobre a suástica falar do livro "Pink Swastisca" (A Suástica Rosa). O próprio livro não é sobre a suástica; é um livro no qual se pretende atribuir o Holocausto aos homossexuais. Os autores deram o nome "Pink Swastika" ao livro para ser sonante. Mas voltemos ao trecho em questão:

The Pink Swastika (literalmente, "A suástica cor-de-rosa" en:The Pink Swastika) é o título de um livro controverso escrito por Scott Lively e Kevin Abrams, onde estes debatem a hipótese de que a homossexualidade dos membros do Partido Nazista contribuiu para o extremado militarismo da Alemanha Nazi. Trazem o assunto para os Estados Unidos, analisando os Escotismo. Também aborda uma possível ligação entre os muçulmanos e o nazismo.

Pergunto isso: o trecho fala sobre a suástica como símbolo gay ou fala sobre um livro? Por último, religião e história são coisas diferentes. Dou como exemplo a bizarra teoria que circula em alguns círculos de que os fenícios teriam visitado o Brasil - algo que não está sustentado pelas fontes históricas, que são a base do trabalho do historiador. --JLCA 14:21, 21 Janeiro 2007 (UTC)

  • O livro, de fato, é algo que interessa mesmo ao público de fala inglesa. Se um dia surgir alguém a criar tal verbete, aqui, aí basta criar um link... o fato de o livro existir, e de trazer o nome suástica em seu título, fizeram-me inserir tal comentário. Do qual, repito, não faço a menor questão, até porque foi uma abreviação daquilo que estava na en:wiki sobre o tema, e do qual jamais emiti juízo de valor... Conhecer Digaê 05:30, 22 Janeiro 2007 (UTC)

Sentido da Cruz[editar código-fonte]

Pelas informaçoes que tenho encontrado existem dois símbolos distintos que aparecem no artigo como se fossem a mesma coisa... o símbolo de origem indiana, que representa a "suástica" no sentido horário e a suástica verdadeira voltado para o sentido anti-horário. Acredito que quem tenha mais dados sobre isso poderia adequar o artigo. São dois símbolos com significados completamente diversos apesar de semelhantes... Rafael 16:40 27 Fevereiro 2007 (UTC)

Errado, Rafael: são chamadas de suástica ambas as versões; leia o texto e verá que existem outras formas representativas que também têm este nome, como a suástica com linhas curvas, etc. - todas elas verdadeiras - até porque sua antiguidade é patente, não apenas em as culturas ocidentais... o que talvez esteja se referindo é à versão denominada de cruz gamada - que seria derivada da conformação em cruz de 4 letras gregas gama - Γ... portanto, não vamos a confundir coisas diferentes, nem as semelhantes... a todas podemos, em bom português, denominar de suástica. Abraços, Conhecer Digaê 21:29, 27 Fevereiro 2007 (UTC)

  • PS: Vale chamar de suástica a Cruz do Sol escandinava, como a "outra", como disse, budista, admite os dois sentidos - isso variando apenas conforme a cultura. Ao contrário do que afirmei acima, cruz gamada é um sinônimo, e não uma "espécie" - embora a letra gama indique apenas um sentido... Conhecer Digaê 14:08, 28 Fevereiro 2007 (UTC)

No texto, acerca do verbete suástica, encontramos: "A nazista tem os braços indo para a esquerda (...)". Esta colocação está errada, pois, a suástica do Partido Nacional-Socialista tem uma orientação à direita, como o próprio texto refere-se em outros momentos. O autor Pablo Jiménes Cores, em seu livro A Estratégia de Hitler (Madras, 2006), refere-se à suástica voltada para a esquerda (sinistrogira, ou levogiro) personificando "o eterno, o bom e o natural, a aceitação do destino e do curso da natureza que contribui para o eqüilíbrio do Cosmo"(p. 113). Este autor cita que os dirigentes do nacional-socialismo, orientaram a suástica para a direita com o objetivo de: "(...) segundo suas crenças, a inversão do símbolo sagrado significaria o contrário à natural aliança com as forças da mãe natureza (...), podendo desencadear os infernos (...). A suástica seria transformada em símbolo da destruição e do mal" (p.113, ainda). No entanto, a Enciclopédia Delta Larousse (Delta, 1970), no verbete suástica (p.6452) assim se expressa: "(...) seus braços se voltam para a direita, na direção do sol no firmamento (como no símbolo nazista), é a forma dita masculina, com significação de boa sorte; para a esquerda feminina, má sorte". Qual significação é a aceitável? Eros (Porto União - SC), 12 de junho de 2007.

  • Prezado: creio que a minha opinião (de que os símbolos signifiquem aquilo que convencionamos significarem) não seja a possível de figurar aqui... entretanto, podemos (ou devemos?), trazer aquilo que outros disseram, ou interpretaram. Aliás, este o papel duma enciclopédia e, no caso da wiki, cumpre ainda o consertar os eventuais erros... note que a tradução extenuante que fiz do verbete da wiki anglófona foi apenas isto: a versão do que outros escreveram. Isso deveu-se, em parte, porque o nosso verbete estava, na época, bastante aquém do necessário para bem informar sobre algo tão polêmico (e, portanto, alvo de constantes controvérsias). Tem razão no que diz da direção da cruz nazista; quanto às interpretações que trouxe, nada obsta que, usando-se da citação das fontes (a tag <ref></ref>), as mesmas sejam adicionadas ao texto (note que fizemos isto, ao colocar a visão de Wilhelm Reich, que não está na en:wiki). Abraços, Conhecer ¿Digaê 05h14min de 16 de Junho de 2007 (UTC)

pq tem tantos desses simbolos ao longo do texto?(ex: 卍 × 卍 × 卍 × 卍 × 卍 × 卍 × 卍 × 卍 卍 × 卍 × 卍 × 卍 × 卍 × 卍 × 卍 × 卍)

A suástica ou cruz gamada é um símbolo místico encontrado em muitas culturas em tempos diferentes, dos índios Hopi aos Astecas, dos Celtas aos Budistas, dos Gregos aos Hindus. Alguns autores acreditam que a suástica tem um valor especial por ser encontrada em muitas culturas sem contatos umas com as outras. Vários desenhos de suásticas usam figuras com três pás outros com cinco o que demonstra que os símbolos a que chamamos suásticas, são muito variados pois possuem detalhes gráficos bastante distintos que os diferenciam uns dos outros mas que dificultam estabelecer um coeficiente de criação espontânea implícito para cada modelo. Somado as repressões governamentais e devido ao desinteresse geral das pessoas, existem poucos estudos a nível universitário que possam esclarecer as heráldicas de suásticas com quatro braços objeto dessa analise, segundo consenso de especialistas a suástica nazista teriam esses quatro braços, apontados para o sentido horário, ou seja, indo para a direita e roda a figura de modo a um dos braços estar no topo, contudo tal hipótese é infundada e nem pode ser confirmada já que a ultima suástica destruída com um tiro de canhão era double-face, ou melhor vazada para ser vista de ambos os lados "conforme a imagem cedida pelo nosso commons mostram" situação que modificaria o ponto de vista que os guiava a essa estimativa, contudo o sentido de giro tem a sua importância também já que trata-se um referencial isométrico para fins de padronização e uniformidade aplicável em projetos de bandeiras e conseqüentemente para ser explorado nas marchas militares, como demonstração de ordem e união.

        • Senhores editores esse artigo é tendencioso e por demais 'SÓ' supersticioso, vejam porque, no texto anterior ao de cima, inseriram (não rolei os históricos) na edição suástica um paradoxo, o qual "afirma ao mesmo tempo que sugere ao leitor" que as suásticas das bandeiras nazistas por ter um sentido de giro único, tomando como referencial o mastro para a direita, seria uma simbologia voltada para o mal ou seja uma propriedade do nazismo a qual se refere a presente edição (e que inteligentes...). Na própria edição, mostrei que essa afirmação é uma hipótese inconsistente já que a suástica fixada no parlamento (não sei o nome desse prédio da gif que explode) quando vista por observadores em lados opostos modifica o sentido de giro, mostrando que tal afirmação não pode constar numa enciclopédia sem uma observação. Para mim, contestar semelhante absurdo no corpo da edição não constitui nenhum crime, porem manter o absurdo seim, é o mesmo que formar uma enciclopedia para alimentar superstições. Wikipédia não é, catecismo
        • Diante disso quero dizer que o texto foi indevidamente modificado pelo André que ainda me acusou de fazer propaganda (não sei aonde nem de quem). O que estão fazendo aqui? Alimentando superstições? Eliminem essas ideias de sentido de giro que não pega mais porque já mostrei que é uma furada!!!!. É só (salvamentos sucessivos concordo, erro muito e sou esquecido)Wilson Simão (discussão) 23h30min de 13 de Fevereiro de 2008 (UTC)

Logotipo da Receita Federal[editar código-fonte]

Alguém pode dizer que este símbolo não é uma suástica? Albmont (discussão) 13h16min de 30 de Abril de 2008 (UTC)

Links quebrados[editar código-fonte]

O link abaixo não funciona:

O artista canadense ManWoman tentou reabilitar a "pacífica suástica ".

Definição da filosofia de vida Seicho-no-Ie[editar código-fonte]

O texto original ao abordar a suástica presente no símbolo da Seicho-no-Ie referia-se à esta como sendo uma "seita sincrética".

No Brasil o termo "seita" possui conotação pejorativa sendo associado a rituais satânicos e de magia negra, o que não se confirma com a doutrina e práticas da Seicho-no-Ie.

Fiz a retificação para doutrina-filosófica porque a Seicho-no-Ie, além de assim intitular-se, é tida pelos adeptos e para quem a conhece como sendo uma filosofia de vida.

Quanto ao vocábulo "sincrética", este sim é apropriado, haja vista que a Seicho-no-Ie possui diversas origens expressas inclusive em seu símbolo.

Espero ter colaborado.o comentário precedente deveria ter sido assinado por 187.113.38.61 (discussão • contrib.) 00h14min de 24 de agosto de 2010 (UTC)Responder

Ok. Sem problemas. Grato pela contribuição. Leandro Martinez msg 00h14min de 24 de agosto de 2010 (UTC)Responder

Suástica no ocidente atual[editar código-fonte]

Por favor gente, qm escreveu aquela barbaridade sobre a disseminação da simbologia nazista na Argentina!? Esse país é a segunda maior colônia de judeus fora do oriente médio, tal como o Brasil é a maior colônia de japoneses fora do Japão. Além de fortes heranças comunistas na cultura argentina, o país recebeu judeus refugiados da segunda guerra de braços abertos, seus direitos são garantidos por lei e os nazistas escondidos lá, tal como aqui no Brasil (exemplo, Mengele) estão lá clandestinamente. A passagem dá a entender q o governo argentino aprova manifestações doentias de direita extrema, como se fossem algo popular. Lá o nazismo é ainda mais recriminado q aqui. Parece q a passagem foi escrita por um brasileiro ufanista disposto a denegrir a imagem do rival futebolístico... Isso é ridículo!

"Na Argentina, onde muitos nazistas se refugiaram, a suástica é largamente utilizada, com variações no desenho que a desfiguram ou mascaram, por instituições de extrema direita e nacionalistas, associados ainda a forte sentido anti-semita."

Essa sentença ñ tenho o menor fundamento e ñ cita referências, por isso a estou removendo!o comentário precedente deveria ter sido assinado por 187.37.130.53 (discussão • contrib.) 02h45min de 25 de agosto de 2010 (UTC)Responder

O trecho foi modificado e adicionada referência. Leandro Martinez msg 02h45min de 25 de agosto de 2010 (UTC)Responder

http://g1.globo.com/Noticias/Mundo/0,,MUL1094641-5602,00-PRESOS+ARGENTINOS+QUE+COMEMORAVAM+ANIVERSARIO+DE+HITLER.html

O artigo citado aponta 3 casos isolados de manifestações nazistas, eventuais em muitos países do ocidente, skinheads, por exemplo especialmente populares aki no Brasil. Entretanto ñ sustenta a afirmação feita: a popularidade no movimento no senso comum, supostamente apontada na "larga" utilização da suástica ñ consta no corpo do texto, nem a existência de "instituíções" de extrema direita... O artigo menciona uma ORGANIZAÇÂO criminosoa, passível de repreenção legal como é notificado na primeira palavra da manchete. Uma organização ñ pode "instituir" valores, dogmas, paradigmas ou qualquer outra forma de controle da conduta social caso suas premissas normativas violem a autoridade do estado... Estamos falando de uma gangue de rua, ñ de um partido político ou reflexo do ideário popular do país. O trecho foi novamente removido e para ser reinserido necessita de uma nova referência q legitime a afirmação completa de q a suastica é LARGAMENTE utilizada na Argentina por seus muitos habitantes anti-semitas como forma de manifestação nazista. Do contrário, o folhetim denomizador e xenofófico nem deve ser mensionado num artigo sobre um símbolo cultural.o comentário precedente deveria ter sido assinado por 187.37.112.19 (discussão • contrib.) 09h27min de 8 de setembro de 2010 (UTC)Responder

Onde está o "largamente utilizada na Argentina"? Por falar nisso, já leu o texto? Leandro Martinez msg 09h27min de 8 de setembro de 2010 (UTC)Responder

Sim, li o texto e ele ñ legitima as alegações realizadas. Mas enfim, vou ser o mais claro possível: Acredito fielmente de q a Wikipédia seja uma das iniciativas mais proeminentes dentro do universo da informatização contemporânea por se propor a desenvolver um sistema de distribuição de conhecimento globalizado viabilizando o acesso coletivo por meio de uma das maiores revoluções tecnológicas da modernidade q é a internet. Este é o momento histórico mais próximo q já estivemos da realização de uma das premissas academicistas mais utópicas sugeridas pelo Iluminismo, o acesso ao saber como direito humano incondicional. Talvez estejamos à beira de uma revolução global na educação, o próximo passo é garantir a legitimidade da informação vinculada à esta organização, posto q embora inovador, devemos reconhecer q este sistema ñ é perfeito. O parâmetro de validação do conteúdo da Wikipédia baseado no princípio de "veraficabilidade" de sua procedência a partir de publicações terceiras disponíveis na rede é um tanto quanto questionálel. Isto pois é possível encontrar qqr coisa na internet, desde conhecimentos especializados fundados em registros científicos até charlatanices das mais groceiras, além de q embora uma informação citada em forma de referência possa ser legítima, ñ há mecanismo instituído q garanta a coerência de sua respectiva leitura qnd incorporada no corpo do artigo. Essa "brecha" garante q absurdos fora de contexto semântico como o trecho em questão possam ser incluidos sem violar as regras da organização, por essa razão a iniciativa da Wikipédia é vastamente criticada no meio acadêmico como base de conhecimento pouco confiável apesar de rica em volume. No caso em questão temos uma situação bastante hipócrita e talvez tragicômica - um artigo abordando a Suástica, rico em detalhes e explanações relativas à sua origem, significados e relevância sóio-histórica sem uma mísera referência q o legitime. Em soma a isso temos uma alegação parcialmente falsa e fora de contexto q se utiliza da menção ao síbolo discutido para proferir a crença na existência de uma cultura anti-semita supostamente popular na Argentida ironicamente presente apenas na versão brasileira do artigo, destacando é claro a suspeita e intensa rivalidade esportiva entre os dois países q muitas vezes se reflete na forma de acusações pejorativas entre as partes acompanhadas de forte carga ufanista e xenofóbica. Qndo removido o trecho, um autor digita as palavras "nazismo", "suástica" e "Argentina" no Google e encontra aproximadamente 29.200 resultados, seleciona um ou dois textos aleatórios e vualá! - Temos agora as duas únicas referências do artigo, insuficientes para confirmar a informação vinculada, irrelevante para a esclarecimento do assunto abordado, porém, "Wikipédicamente" falando... LEGÍTIMA! Agora façamos outro teste, digitemos as palavras "nazismo", "suástica" e "Brasil" no Google e temos então aproximadamente 108.000 resultados... Wow!!! Mais interessante ainda é o seguinte trecho "Antes da Segunda Guerra Mundial, o Partido Nazista alemão fez propaganda política para atrair militantes entre comunidade alemã do Brasil. Embora a maioria dos teuto-brasileiros não se tenha aderido ou simpatizado com a propaganda hitlerista, o Brasil contou com a maior seção do Partido Nazista fora da Alemanha." extraído do artigo "Nazismo no Brasil" da própria Wikipédia (http://pt.wikipedia.org/wiki/Nazismo_no_Brasil), devo utilizar algumas das fontes encontradas no Google para replicar a afirmação feita sobre a Argentina mencionando a mesma cultura anti-semita no Brasil? Poderia fazer isso e ainda respeitar as regras da Wikipédia. Entretanto, um erro ñ justifica o outro. Estamos tentando criar a maior base de conhecimento da história da humanidade, é desejável q essa informação seja verdadeira e confiável, por isso, seja ético, ajude a melhorar a reputação desta organização no meio acadêmico, qm sabe o sistema ñ se aprimora e em breve a informação aki disponível esteja direntamente vinculada a sites de revistas científicas ou até de mecanismos de busca especializados como o Google Acadêmico. Assim teremos uma única base de dados internacional. Já pensou q legal seria ver uma mensagem do tipo "Há artigos científicos disponíveis na rede q ñ foram sitados no corpo do texto, ajude a melhorá-lo incuíndo-os no artigo."? Colabore direito cara, ñ se aproprie de falhas do sistema para corromper a verdade, isso é coisa séria, ñ seja panfletário! Lembre-se, é muito fácil contar uma grande mentira reunindo pequenos fragmentos da verdade. Agradeço a sua atenção, um abraço! Gustavo Camps o comentário precedente deveria ter sido assinado por 187.37.112.19 (discussão • contrib.) 07h19min de 21 de setembro de 2010 (UTC)Responder

Mas você quer que eu faça o quê? Diga que não existe? O artigo fala de inúmeros países, quando é vez da Argetina não pode? Difícil... Leandro Martinez msg 07h19min de 21 de setembro de 2010 (UTC)Responder

Se vc entendeu uma única palavra do q eu disse acima sabe q o ponto ñ é esse. Nenhum dos países citados é apontado como nazista ou anti-semita, essa é uma acusação grave e contextualmente falsa! Se vc está tão preocupado em notificar a verdade, pq ñ menciona as gangues skinheads brasileiras!? A existência destas é tão verdadeira qnto os incidente relatados nas referências q vc citou, faça a pesquisa no Google. Um amigo meu foi brutalmente assassinado por um skinhead nazista a facadas dentro de uma casa noturna em São Paulo em 2002, qnd a polícia invadiu sua casa encontrou vídeos do Hitler e Suásticas pintadas na parede de seu quarto. Como aconteceu com meu amigo, há vários casos registrados aki no Brasil. Pq vc ñ faz uma pesquisa e menciona isso no artigo!? É isso q kero q faça! Q seja imparcial, ñ um ufanista xenofóbico. Só pq uma gangue de delinquentes é capturada na Argentina sob posse de Suásticas isso ñ significa q esse tipo barbárie anti-semita faça parte da cultura do país como o trecho dá a entender. O mesmo acontece aki e isso ñ foi mencionado no texto, pq!? Alguns links q confirmam a utilização, ainda q ilegal, da Suástica por grupos extremistas no Brasil, tal como na Argentina: http://www1.folha.uol.com.br/folha/cotidiano/ult95u9311.shtml , http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/2010/09/skinhead-e-preso-por-arrombar-tumulo-no-interior-de-sp.html , http://www.parana-online.com.br/editoria/policia/news/146295/?noticia=COPE+POE+ONZE+SKINHEADS+NA+CADEIA , http://ultimosegundo.ig.com.br/brasil/jovem+e+denunciado+por+mensagem+nazista+no+orkut/n1237633492634.html Tá bom ou ker mais!? O mesmo critério se aplica a praticamente qqr país do planeta, esse tipo de incidente ñ se faz digno de menção num artigo desta natureza e caracteriza apenas um folhetim demonizador. Vivi 5 anos na Argentina e sei q essa propaganda é enganosa e atende a inetresses depreciativos sobre nossos rivais tão detestavéis em nosso folclore altamente embasado do orgulho futebolístico. Viva a rivalidade saudável com respeito... CHEGA DE XENOFOBIA! Gustavo Camps 187.37.112.19 (discussão) 11h28min de 21 de setembro de 2010 (UTC)Responder

O trecho foi suprimido do artigo. Leandro Martinez msg 15h41min de 21 de setembro de 2010 (UTC)Responder

Grato pela compreenção Leandro. Abraços, Gustavo. 187.37.112.19 (discussão) 17h20min de 21 de setembro de 2010 (UTC)Responder

Nazismo Argentina[editar código-fonte]

Gostaria de saber o motivo do material suprimido e não apagado sobre a Argentina, tentei apagar esse material e levei uma bronca.

Afinal se não pode apagar então retire o código de comentário no inicio e o no fim para que possa ser visto por todos

Agronopolos discussão 23h04min de 24 de outubro de 2017 (UTC)Responder


Gente, se ninguem comentar nada vou retirar o material de lá e colocarei que foi comentado aqui na discussão e foi aceito pelo povo (afinal "quem cala, consente")

Agronopolos discussão 14h33min de 20 de dezembro de 2017 (UTC)Responder

Suastica e Medicina[editar código-fonte]

São manobras terapêuticas e também diagnósticas que produzem bem-estar no corpo, aliviando dores e auxiliando a classificação diagnóstica de moléstias mais graves.


1. Se há sintomas de dores na região abaixo do diafragma: - pedir ao paciente para que inspire profundamente; - então, pedir para que expire lentamente enquanto se executa a manobra, elevar o braço lateralmente, dobrar o cotovelo a 90 graus e forçar o antebraço para baixo, torcendo o braço para dentro, em sentido anti-horario à direita e horário à esquerda. Pode-se também torcer a mão no mesmo sentido, juntamente. - torcer até o limite de dor e, então, aguentar por alguns segundos com dor no braço moderada (verifique/pergunte se aliviou a dor, lombar por exemplo); - então, agora o paciente pode respirar livremente, soltar o braço lentamente à frente, balançar o braço em movimentos passivos, para aliviar a dor do braço; - pode-se fazer nos dois braços ao mesmo tempo. - na perna, se executa a manobra similarmente, porém, com a torção da perna para fora, à direita em sentido horário e à esquerda anti-horario, em uma ou nas duas pernas.


2. Se há sintomas de dores na região acima do diafragma: - pedir ao paciente para que inspire profundamente; - então, pedir para que expire lentamente enquanto se executa a manobra, elevar o braço lateralmente, dobrar o cotovelo a 90 graus e forçar o antebraço para trás, torcendo o braço para fora, em sentido horário à direita e anti-horario à esquerda. Pode-se também torcer a mão no mesmo sentido, juntamente. - torcer até o limite de dor e, então, aguentar por alguns segundos com dor no braço moderada (verifique/pergunte se aliviou a dor, cervical por exemplo); - então, agora o paciente pode respirar livremente, soltar o braço lentamente à frente, balançar o braço em movimentos passivos, para aliviar a dor do braço; - pode-se fazer nos dois braços ao mesmo tempo. - na perna, se executa a manobra similarmente, porém, com a torção da perna para dentro, à direita em sentido anti-horario e à esquerda horário, em uma ou nas duas pernas.


OBS. Para uso como diagnóstico, as manobras servem para classificar a gravidade da lesão. Se não ocorrer alívio da dor, pode estar ocorrendo algo mais grave, onde se faz necessário consultar um médico especialista. Celodok (discussão) 19h11min de 5 de outubro de 2020 (UTC)Responder

Resumindo, tudo o que se disse sobre a suastica até hoje, não passa de retórica de Ocultistas, fantasias de poder, megalomania de um público ingênuo, ou seja, é preciso enterrar de vez a fantasia demoníaca, inútil à razão. Celodok (discussão) 20h10min de 5 de outubro de 2020 (UTC)Responder

Deve ocorrer um fenômeno de Dissonância Cognitiva durante alguns meses após esta publicação. Celodok (discussão) 21h55min de 5 de outubro de 2020 (UTC)Responder

Wikipedia e, o direito ao saber[editar código-fonte]

O caráter público da Wikipedia impõe aos usuários obter diferentes versões para um mesmo fato. Ocultar, suprimir, impedir que outros possam opinar sobre um mesmo assunto caracteriza situação grave. Celodok (discussão) 19h15min de 5 de outubro de 2020 (UTC)Responder