Discussão:Victor Brecheret

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

No site oficial da Família, diz que Victor Brecheret nasceu em São Paulo!

O website é mantido pela filha dele, que insiste em manter uma mentira indefensável dadas as evidências documentais. O próprio irmão dela Victor Brecheret Filho. já atestou diversas vezes que seu pai nasceu na Itália. A melhor biografia da vida do escultor também comprova com documentos este fato. Afinal, o que você acha mais fiável: um registro italiano de nascimento lavrado oito dias após o nascimento ou um registro brasileiro lavrado quando Brecheret já tinha mais de trinta anos? Ele era uma artista de altíssimo valor, mas isso não impede de saber que ele forjou a nacionalidade brasileira para aproveitar bolsas do governo paulista e brasileiro. Eu não o censuro, todavia o fato é que ele nasceu na Itália. Se quiser mais dados, posso detalhar mais. Abraços, Dantadd 12:37, 20 Janeiro 2006 (UTC)

Existe um fato que a primeira Constituição Republicana brasileira tinha um artigo que dava a todos os estrangeiros em solo brasileiro, à época, a naturalização compulsória, a menos que eles se manifestassem contrários a isso. Se ele veio para o Brasil antes de 1891, ele pode ter adquirido a nacionalidade brasileira em função disso. Nero 20:05, 19 Fevereiro 2006 (UTC)

A história prática sobre a naturalização não é bem assim. De qualquer forma, ele nasceu em 1894 e veio para o Brasil quando tinha oito anos aproximadamente, logo após a morte da mãe, que NUNCA pisou solo brasileiro, pois morreu em Farnese em 1900. Brecheret mesmo forjou este registro brasileiro por conveniência e eu não o reprovo, todavia, tanto tempo depois, era hora da filha dele dar o braço a torcer. E saibam que a filha e o filho de Brecheret brigam na Justiça por isto e muito mais. --Dantadd 23:11, 27 Fevereiro 2006 (UTC)

Esclarecido então! :-) Nero 02:19, 3 Março 2006 (UTC)


I have added a link to the original birth certificate in Italy. According to this I've changed the birth date, as well as the original family name, which is correctly spelled Breheret (without a c). This agrees with the English page as well (see discussion in it). Please translate the link at the end of the page..I do not speak portoguese ;) Jxcer 23:13, 12/2/2012