Discussão:Campeonato Brasileiro de Futebol: diferenças entre revisões

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Último comentário: 12 de agosto de 2013 de Rr lithium no tópico O artigo tá meio "remendado"
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Rr lithium (discussão | contribs)
Rr lithium (discussão | contribs)
Linha 242: Linha 242:
Para o bem da verdade é o Sr Rr lithium que quer retirar a todo custo uma informação, e começou este intento no dia 7 de agosto as 19h22min como pode ser conferido no histórico de edições do campeonato brasileiro .--[[Usuário:JCCF|JCCF]] ([[Usuário Discussão:JCCF|discussão]]) 05h47min de 12 de agosto de 2013 (UTC)
Para o bem da verdade é o Sr Rr lithium que quer retirar a todo custo uma informação, e começou este intento no dia 7 de agosto as 19h22min como pode ser conferido no histórico de edições do campeonato brasileiro .--[[Usuário:JCCF|JCCF]] ([[Usuário Discussão:JCCF|discussão]]) 05h47min de 12 de agosto de 2013 (UTC)


:JCCF, o Sr., além de clubista é mentiroso pois foi você que fez alterações na revisão do usuário [[Usuário:Jonas kam|Jonas kam]] em 00h50min de 25 de julho de 2013. Excluiu uma informação com fonte, que já estava apresentada na introdução do artigo há muito tempo, ainda que eu discorde dos excessos contidos na mesma já naquela oportunidade. estou apontando que você praticou vandalismo e ignorou a informação com fonte, que diz sim, na referida fonte, que aqueles eram os nomes do campeonato nacional. Tenha decência, por favor, de assumir que você começou com as alterações para satisfazer seu ego e seu clubismo, o que é repugnante da minha parte. O que você fez nada tem a ver com imparcialidade ou contribuição.--[[Usuário:Rr lithium|Rr lithium]] ([[Usuário Discussão:Rr lithium|discussão]]) 14h54min de 12 de agosto de 2013 (UTC)
:JCCF, o Sr., além de clubista é mentiroso pois foi você que fez alterações na revisão do usuário [[Usuário:Jonas kam|Jonas kam]] em 00h50min de 25 de julho de 2013. E anteriormente, havia mudado radicalmente o primeiro parágrafo em 02h59min de 12 de junho de 2013‎ adicionando um trecho horroroso, cheio de erros de português e pontuação, ignorando a fonte, e ainda não inserindo uma fonte naquela oportunidade. Mexeu completamente em uma informação que já estava apresentada na introdução do artigo há muito tempo, ainda que eu discorde dos excessos contidos na mesma já naquela oportunidade, como aquele monte de nomes do Campeonato Nacional, igualmente desnecessários na introdução. Você praticou vandalismo e ignorou a informação com fonte, que diz sim, que dizia sim dentro do link, que aqueles eram os nomes do campeonato nacional. Tenha decência, por favor, de assumir que você começou com as alterações para satisfazer seu ego e seu clubismo, o que é repugnante da minha parte. O que você fez nada tem a ver com imparcialidade ou contribuição.--[[Usuário:Rr lithium|Rr lithium]] ([[Usuário Discussão:Rr lithium|discussão]]) 14h54min de 12 de agosto de 2013 (UTC)


== Sport anuncia decisão da Justiça que força CBF a tirar título brasileiro do Fla ==
== Sport anuncia decisão da Justiça que força CBF a tirar título brasileiro do Fla ==

Revisão das 19h13min de 12 de agosto de 2013

A FIFA reconhece o Flamengo como campeão de 1987

A entidade máxima do futebol mundial consta em seu site oficial o Flamengo como campeão de 1987. http://www.fifa.com/classicfootball/clubs/club=44132/index.html Por tanto, se não houver clubismo nesse site, incluam o título de 1987 também ao Flamengo.

Para mim, informalmente, o Flamengo é o campeão brasileiro de 87, mas a CBF, por conta de uma decisão judicial não reconhece esse titulo oficialmente. Infelizmente é a CBF a unica entidade que tem aval para chancelar e dar a devida oficialidade ao titulo nacional de 1987. A página da FIFA é editável por um moderador que pode dar qualquer parecer. A FIFA não tem nada a ver com as chancelas das competições nacionais, papel este que é da CBF. O correto é criar um espaço a parte apenas para essa Copa União, pelo menos até o dia em que a CBF chancelar oficialmente o Flamengo como campeão brasileiro de 87 junto com o Sport, algo que aconteceu recentemente, mas que foi revogado por uma decisão judicial. Não podemos passar por cima da oficialidade. Portanto, isso não é clubismo.--Rr lithium (discussão) 13h50min de 13 de junho de 2012 (UTC)Responder

CBF reconheceu o título do Flamengo de 1987

Acabou a discussão: http://www.cbf.com.br/noticias/competicoes/campeonato-brasileiro---serie-a/2011/2/21/cbf-reconhece-flamengo-campeao-brasileiro-1987

A partir de hoje, então, considera-se que ambos (Flamengo e Sport) são campeões de 1987. Dois times detêm o título do mesmo ano, da mesma forma que ocorre com 1967 e 1968.


Tá, eu que sempre fui o defensor de colocaram o Flamengo como campeão de 1987 (e me chamaram de clubista - apesar de eu nem ser mais Flamenguista, torcer para time de fora do meu estado foi coisa de criança, mas isso não vem ao assunto). Agora é hora de não voltarem atrás né? Sò porque a CBF reconheceu o título do Flamengo vão se apagar os avisos? E por que tem que se por em destaque, põe-se na mesma cor que os outros?

O Flamengo só conquistou esse título oficialmente, veja bem, EM 2011. E eu sempre defendi, mais que o título de 1987, a importância da wikipedia como uma enciclopedia, não como uma caderneta oficial da CBF. Por mim, continuava-se como estava: coloca-se os dois como campeões e um asterístico no ano (ou no Flamengo), explicando a polêmica e como ela foi conduzida, com links etcétera e tal.

E eu já ouvi assunto encerrado tantas vezes, que nem vou contar.

Um abraço

Guilherme Augusto Γουλιέλμος 17h54min de 21 de fevereiro de 2011 (UTC)Responder

Quem quer fazer a mudança? Mateus RM msg 18h10min de 21 de fevereiro de 2011 (UTC)Responder

Escrevi lá em cima. A CBF ter reconhecido só muda o fato de que temos que citar essa mudança. Isso é uma enciclopédia, não um boletim informativo oficial da CBF. Temos que informar todos os acontecimentos.

Guilherme Augusto Γουλιέλμος 18h27min de 21 de fevereiro de 2011 (UTC)Responder

MAIS POLÊMICA

Sport vai entra na justiça. http://www1.folha.uol.com.br/esporte/878757-sport-chama-decisao-da-cbf-de-politica-e-pretende-ir-a-justica.shtml

Ainda vai dar pano pra manga. HelenoFreitas (discussão) 18h33min de 21 de fevereiro de 2011 (UTC)Responder

São Paulo pode não entregar a taça. http://www1.folha.uol.com.br/esporte/878802-diretor-diz-que-sao-paulo-nao-deve-devolver-taca-das-bolinhas.shtml HelenoFreitas (discussão) 18h39min de 21 de fevereiro de 2011 (UTC)Responder

IMPORTANTE - Não é título duplo. É duplicidade de campeonatos em 1987

Leiam com cuidado o que diz o site da CBF: Ainda segundo o presidente da CBF, a decisão, tomada depois de novos e convincentes argumentos apresentados pelo departamento jurídico do Flamengo, contempla ainda o reconhecimento de que em 1987 houve dois campeonatos brasileiros, que tiveram Sport e Flamengo como campeões. Entende-se que a aprtir de agora, cada módulo é considerado um campeonato por si só. Logo, não são dois campeões "divididos". São dois campeonatos diferentes, como em 1967 e 1968, em um deu Fla campeão e Inter vice, em outro Sport campeão e Guarani vice. Rasgou-se o tal cruzamento de "módulos", e com isso não dá mais pra dizer que no campeonato vencido por Sport o terceiro e quarto lugar foram Fla e Inter. Foram Bangu e Atlético-PR. o comentário precedente deveria ter sido assinado por 200.159.252.22 (discussão • contrib)

O artigo já contempla isso. Mateus RM msg 21h04min de 21 de fevereiro de 2011 (UTC)Responder

Bangu x Atlético PR

Gostaria de discutir melhor que é verdadeiramente o terceiro colocado no campeonato de 1987, onde o Sport foi o campeão: se o Bangu ou o Atlético PR. Segundo minhas pesquisas e cálculos, seria o Bangu, porém não encontrei nenhuma fonte oficial.

SPORT obriga na justiça a CBF reconhecê-lo como ÚNICO campeão de 1987

Senhores, Não tem mais o que se discutir pois é uma decisão do Superior Tribunal de Justiça, STJ, a última instância em matéria legal. Não seria digno do Flamengo ganhar algo que ele não disputou, pois na época foi acordado as regras para ser campeão. Agora temos que alterar a Wiki para não mostrar algo falso.o comentário precedente deveria ter sido assinado por Gjmaia (discussão • contrib) Jonas kam diga? 02h05min de 21 de março de 2011 (UTC)Responder

O fato do clube ter (ou estar) buscando os seus direitos na justiça não encerra a discussão. Não cabe a Wikipédia fazer juízo de valor, apenas descrever os fatos. Se a CBF reconheceu o título não há o que contestar, editorialmente falando, já que todo material embasado por fontes fiáveis deve ser considerado independente das questões judiciais, isso fica para as partes envolvidas. Se houver interesse, pode ler outras discussões relacionadas sobre o tema nessa página arquivada. Abraços, Jonas kam diga? 02h05min de 21 de março de 2011 (UTC)Responder

Se é pra citar manchetes bombásticas, veja essa: JUIZ INFORMA QUE JAMAIS CONCEDEU LIMINAR EM FAVOR DO SPORT. Um abraço. Gjpab (discussão) 02h24min de 21 de março de 2011 (UTC)Responder

Gostaria de explicar algo: Quando a Justiça em seu último grau decide uma matéria, é porque já passou por 1 Juiz, 1 Desembargador, uma Turma de Desembargadores e depois uma Turma de Desembargadores ditos Ministros. Em todos o SPORT ganhou o reconhecimento de ser o ÚNICO time campeão de 1987.

Vocês acham que uma entidade privada e com interesses políticos tem mais legitimidade que dezenas de juizes que analisaram fatos e provas? A justiça não julga o que ela acha e sim as provas que são apresenadas. Ser campeão no TAPETÃO não é digno para nenhum ser humano, acredite. Torço para outro time, porém se eu fosse FLAMENGUISTA não aceitaria ter um título que já foi dito que é único e exclusivamente do SPORT CLUBE DO RECIFE. Todos vocês entederão quando o Flamengo ganhar o próximo campeonato brasileiro. Prestem atenção se a globo ou outra empresa de televisão ou até mesmo o flamengo contará o título de 1987. Acredito que não. Espero ter esclarecido. comentário não assinado de 201.95.48.137 (discussão • contrib) (data/hora não informada)

Não esclareceu nada. Eu, que não sou flamenguista, e que tenho até uma certa simpatia pelo Sport, te digo que você ainda não entendeu uma coisa óbvia: quem ganhou o título de 1987 "no tapetão" (ou seja, na Justiça) foi o Sport; o Flamengo ganhou no campo, respaldado pela entidade que definiu o regulamento do campeonato (e que depois foi alterado por outra entidade). Já que não há como reverter nenhum desses dois títulos, a única coisa sensata a fazer é admitir que houve dois campeões brasileiros em 1987. Todos os historiadores do futebol brasileiro já fizeram isso há muito tempo. Praticamente toda a imprensa (com exceção do Jornal do Comércio do Recife) já fez isso. A CBF fez isso com 23 anos de atraso. A Wikipédia já tinha feito, mas voltou atrás e esperou a decisão da CBF pra também fazer isso. Um abraço. Gjpab (discussão) 01h24min de 23 de março de 2011 (UTC)Responder

Tudo bem, achar que ganhar na justiça é ganhar no tapetão. Cada um tem sua opnião. Porém, juizes baseam-se em fatos e provas para tomarem sua decisão e a justiça tem exatamente o papel de definir conflitos como este. Mas na dúvida entra no site da CBF. Vocês não acham que se o Flamengo fosse reconhecido campeão de 1987 teria que ter o seu nome lá? Para confeência: http://www2.cbf.com.br/php/campeoes.php?ct=1

Até,o comentário precedente deveria ter sido assinado por 189.93.166.62 (discussão • contrib) Jonas kam diga? 19h13min de 23 de março de 2011 (UTC)Responder

Não quer dizer muita coisa, já que também não constam nessa lista os campeões reconhecidos de 1959 a 1970 e sequer o atual campeão brasileiro. A página está obsoleta. Abraços, Jonas kam diga? 19h13min de 23 de março de 2011 (UTC)Responder
A CBF já reconheceu o título, não há mais o que discutir quanto a isso. Prowiki (discussão) 19h49min de 23 de março de 2011 (UTC)Responder


A página é de um link do site OFICIAL da CBF, não podemos discutir contra fatos! Mas caso tenha o link que prova que a CBF reconhece o título do Flamengo, então gostaria muito que vocês publicassem aqui para podermos acessá-lo. Até, comentário não assinado de 201.68.113.58 (discussão • contrib) (data/hora não informada)

CBF reconhece título do Fla. Prowiki (discussão) 00h30min de 24 de março de 2011 (UTC)Responder

Caro IP 189, etc: não sou eu que acho que ganhar na justiça é ganhar no tapetão; este é o próprio conceito de "tapetão", que começou como gíria futebolística e já foi inclusive dicionarizado. Olha o que diz o Houaiss: "TAPETÃO (futebol) cada um dos tribunais esportivos onde são tomadas decisões legais referentes ao futebol; qualquer local onde se resolvam problemas de futebol, fora do campo; solução para problemas desportivos, esp. relativos ao futebol, que se busca fora de campo. Ex.: 'o time ganhou graças ao tapetão'." Quanto ao descompasso entre o que o presidente da CBF declarou oficialmente e o que está no sítio da entidade, te dou duas opções: (1) o sítio está desatualizado; (2) o presidente da CBF mentiu, só pra agradar a torcida do Flamengo, mas manteve a versão "verdadeira" na internet. Você acredita na opção que preferir. Um abraço. Gjpab (discussão) 03h57min de 24 de março de 2011 (UTC)Responder

Realmente, se dentro de campo, pelo simples bom senso ja era correto dar ao Flamengo essa menção de campeão de 1987, agora passa ser essa conquista tmb de direito, ja que a propria CBF ja o fez atraves da RDP No 02/2011, como mostra OFICIALMENTE em seu site http://www.cbf.com.br/noticias/competicoes/campeonato-brasileiro---serie-a/2011/2/21/cbf-reconhece-flamengo-campeao-brasileiro-1987. O fato de a pagina da CBF referente a lista de campeões brasileiros ainda não constar até hj (18/Abril/2011) o Flamengo em 1987 é facilmente entendida como uma desatualização ja que TAMBEM não mostra os outros campeões antes de 1971 nem o ultimo campeão de 2010 o Fluminense. Quanto a justiça federal, nota-se NÃO mencionar no processo ganho pelo clube nordestino o termo UNICO CAMPEÃO, como foi explicado pelo departamento juridico da CBF e por isso essa atual decisão da confederação não entraria em choque com a anterior. Por isso tudo então será interessante mensionar na WIKI uma simples e bem resumida citação desse problema que se arrastava por longos anos e que finalmente parece chegar ao fim, sem prejuizo, ao meu ver, para nenhuma das partes, ja que nada foi tirado de ninguem, colocando-se um * ao lado do respectivo ano e não no nome dos respectivos clubes envolvidos. Obrigado !

Meus caros, Muito embora eu ache que esta discussao nao capta a diferenca entre legalidade de legitimidade, a discussao acabou completamente -- o Flamengo sempre foi o campeao legitimo e agora a controversia a respeito do campeao legal estah terminada. A CBF reconheceu o Flamengo, e tanto o site da FIFA e da CBF ja foram atualizados. Concordo muito que a Wikipedia deve ser uma enciclopedia e portanto deve tentar mostrar os fatos. Alegar que o campeao legal nao mudou porque o site nao foi atualizado eh simples cinismo. Acho que o tempo de todos seria melhor utilizado para atualizar outras paginas da enciclopedia. Abracos, Thomas


PARA JONAS KAM

NÃO ESCREVA O QUE NÃO SABE

"Não tem mais o que se discutir pois é uma decisão do Superior Tribunal de Justiça, STJ, a última instância em matéria legal."

"Em todos o SPORT ganhou o reconhecimento de ser o ÚNICO time campeão de 1987."

Tem certeza? O Flamengo nunca deu importância a esse processo. A discussão na Justiça Comum não teve seu mérito apreciado por conta de questões processuais, isto é, a ilegitimidade passiva do recorrente reconhecida pelo TRF de Pernambuco, o qual não admitiu a subida do recurso ao STJ por conta desse motivo. No STJ, igualmente, o recurso não teve seu mérito julgado novamente por questões processuais, como a admissibilidade do recurso e a falta de prequestionamento de alegações. Resumindo, a justiça comum deu ganho de causa ao Sport por conta da “inépcia” dos recorrentes e interessados.


E aos que dizem que a decisão não é irrecorrível vai uma explicação baseada em sentenças deste tipo que criam jurisprudencia...

Transitado em julgado é uma figura de segurança jurídica, ou seja, uma vez proferida sentença e atingida sua maior certeza - ou quando a parte contrária deixa passar o prazo para resposta - transita-se em julgado, ou seja, a senteça se torna permanente para os fatos alegados e provados em juízo durante o processo. Como é uma figura de segurança jurídica, seria paradoxal que a sentença transitada em julgado possa prejudicar a verdade, portanto, diante de novos fatos a parte contrária pode questionar o transitado em julgado.

Muita água vai rolar ainda...


CAVEIRAPE (discussão) 02h55min de 6 de outubro de 2011 (UTC)Responder

Meu caro CAVEIRAPE, essas afirmações que atribui a mim não são minhas. Se prestar mais atenção perceberá que apenas marquei os comentários não assinados. Abraços, Jonas kam diga? 03h20min de 6 de outubro de 2011 (UTC)Responder


Neste Caso o Sport Club do Recife teria 2 títulos em 87, o do módulo amarelo e o do Campeonato Brasileiro, pois flamengo e internacional negaram-se a jogar e perderam por WO!

Sugestão: Escudos dos clubes no lugar da bandeira dos estados (em alguns lugares).

Não sei se assunto semelhante já foi discutido aqui, mas conforme a discussão dessa página, existe algum motivo objetivo para se colocar a bandeira dos estados no box final de campeão de cada ano?

Os clubes no campeonato brasileiro não estão representando suas federações estaduais (ao contrário, por exemplo, de um atleta brasileiro nos jogos olímpicos, do time de vôlei na liga mundial ou mesmo dos times universitários de futebol americano nos bowls de final de temporada - estes últimos sim, representam suas ligas num torneio nacional). Não faz o menor sentido o box final do Campeonato Brasileiro de Futebol de 2010 - Série A ter a mesma bandeira do Campeonato Brasileiro de Futebol de 2009 - Série A. Duvido muito que os mesmos fluminenses (aqui no sentido de "cidadão nascido no estado do RJ") celebraram em 2009 e 2010.

Assim, se não existe na prática uma identidade unívoca de um estado com os torcedores de apenas um clube, por que não colocar o escudo dos clubes na seção "premiação"? Acho até válido colocar a bandeira dos estados na primeira tabela que indica a cidade, o estádio, etc., mas não nos outros lugares da página.

Um exemplo da idéia está na página alemã da Bundesliga 2009-10 (cuja versão em português inexplicavelmente coloca a bandeira da Alemanha no box do campeão - é claro que o campeão do campeonato alemão será alemão, precisava mesmo disso???). Reparem como na página em alemão o campeão é destacado com o seu escudo, e não com a bandeira do seu estado (o campeonato alemão contou com times representantes de 7 estados, podendo traçar um paralelo bom com o campeonato brasileiro série A, que em 2009 e 2010 teve 9 estados representados).

Alguém é contra mudar esse padrão e passar a colocar o escudo dos clubes no lugar das bandeiras dos estados (exceto claro na tabela que indica os estados dos clubes)?o comentário precedente deveria ter sido assinado por Xango2 (discussão • contrib)


Eu sou contra. Acho que os clubes estão sim, representando seus estados. E não importa se foi Flamengo ou Fluminense que venceu tal competição, dando um exemplo, eles estão representando seu estado, e a federação de futebol do estado ganha com isso. Rmv1 (discussão) 16h33min de 25 de abril de 2011 (UTC)Responder

Discordo também, conforme podem observar na outra discussão. A bandeira é representativa do local de origem do clube, não tem nenhum significado além disso. Pegando o exemplo citado, indica que ambos os clubes são do estado do Rio de Janeiro ou pertencem a FFERJ. Se todos os fluminenses não celebraram, não vem o caso, isso não muda o fato de que os clubes são do estado do Rio de Janeiro. E mesmo que todos concordassem em substituir as bandeiras pelos escudos, isso seria impossível de implementar devido as políticas de conteúdo restrito que impede o uso dessas imagens nesse contexto (Ajuda:Conteúdo restrito). Logo, entre as bandeiras dos estados ou nada, prefiro a primeira opção. Abraços, Jonas kam diga? 19h56min de 25 de abril de 2011 (UTC)Responder
Acho OK discordarem, mas não se pode afirmar de jeito nenhum que os clubes representam os estados. Os clubes do RJ não representam a FFERJ no campeonato brasileiro. A competência de organização do campeonato brasileiro é da CBF. Um clube pode (na teoria) inclusive participar do campeonato brasileiro sem estar cadastrado na sua federação estadual, desde que esteja inscrito na CBF (na prática isso nunca acontece, mas não é relevante). Por exemplo, se um clube da Série A entra em conflito com sua federação estadual e se desvincula dela, ele ainda pode continuar a disputar o campeonato brasileiro (situação muito próxima disso já ocorreu). Nesse sentido, como justificar que o clube representa sua federação?--Xango2 (discussão) 20h53min de 25 de abril de 2011 (UTC)Responder
Xango2, a questão não é concordar ou discordar (que, aliás, é minha posição também). Não é possível incluir os escudo aqui (ou qualquer outro artigo que não seja do próprio clube) pelas regras vigentes sobre uso de imagens com copyright (que é o caso dos escudos). Se representa ou não o estado, federação, pode ou não participar do Brasileiro, etc é irrelevante, pois a conclusão é a mesma: não se pode usar o escudo aqui. Abraços Mwaldeck msg 22h20min de 26 de abril de 2011 (UTC)Responder
resumindo: na Wikipédia, é proibido usar o escudo do time fora do artigo do time. Prowiki (discussão) 22h22min de 26 de abril de 2011 (UTC)Responder

Uma SUGESTÃO e OBSERVAÇÃO: Gostaria que no tópico curiosidades do Brasileirão, colocassem o récorde entre os 4 primeiros colocados do Brasileirão que era do Cruzeiro, agora pertense ao Vasco. Ou seja: A partir da éra dos pontos corridos, o Vasco tem o récord de 54 rodadas entre os 4 primeiros colocados do Campeoanto Brasileiro, entre as temporadas de 2011 e 2012. No mais, parabenizo por todos os artigos do Wikpédia, são todos coerentes, respeitando a história e os verdadeiros fatos.

Formato da competição?

Cadê o formato da competição? É informação essencial, aqui é uma enciclopédia e não trivia de futebol. A página de qualquer outro campeonato tem essa info em destaque.


Títulos por clube

Se respectivamente Palmeiras, Flamengo, Vasco e Bahia conquistaram 8, 6, 4 e 2 títulos primeiro que Santos, São Paulo, Corinthians e Cruzeiro, então porque neste tópico os quatro primeiros clubes citados aparecem respectivamente abaixo dos quatro ultimos citados!?

Se eles conquistaram primeiro tal nº de títulos, é justo que apareçam acima do outro clube que tem o mesmo nº de títulos, mas conquistou isto depois deles.

E acredito que isto deva ser parametro neste tópico, inclusive para definir clubes com apenas um título, vice-campeões, 3º e 4º colocados. Por isso alterei o artigo.

Se alguem tiver uma opinião divergente, favor expor a justificativa, porque da maneira que estava, parece que o único parametro é ter a bandeira de SP nas três primeiras posições do tópico.

--Riquepqd (discussão) 02h00min de 11 de maio de 2011 (UTC)Responder

Riquepqd, o critério é obvio para quem está acostumado com artigos de campeonatos de futebol e não tem essa visão regionalista. A ordem é quem tem mais campeonatos, se houver empate, o que tem mais vice, e assim com o 3º e 4º lugares. Por isso a tabela tem 4 colunas. Por favor, assuma a boa-fé dos demais editores que estiveram aqui antes de vocês, como assumo a sua boa-fé por não ter percebido o que para muitos é óbvio, mas para não todos, como se percebe. Abraços Mwaldeck msg 02h18min de 11 de maio de 2011 (UTC)Responder
Exatamente. A ordem vem pelo número de títulos, e em caso de "empate" são ordenados pelo número de vices, e assim por diante. E aqui não tem "tópico". Isto é um "artigo" ou "verbete". Mateus RM msg 11h56min de 11 de maio de 2011 (UTC)Responder

Concordo com o argumento, não tinha percebido o parâmetro, realmente não sou acostumado com artigos sobre campeonatos, desculpem minha ignorância.

Somente observo que ofender proprositalmente usando palavras amenas, é uma falta de educação muito maior que errar pensando estar fazendo o correto.--Riquepqd (discussão) 01h29min de 12 de maio de 2011 (UTC)Responder

O artigo tá meio "remendado"

Olha, vamos por algumas cartas na mesa. Eu não sei se esse formato "divisão por campeonato" da lista de Campeões é autoria de um membro só, mas pra mim parece algo criado inicialmente por alguém que não gostou da unificação e logo tratou de diferenciar "Roberto Gomes Pedrosa e Taça Brasil" de "Campeonato Brasileiro". Mais tarde ele foi editado por alguém com bom senso e colocou "Sistema de Mata-Mata" e "Sistema de Pontos Corridos" no "Campeonato Brasileiro" pra parcialidade do criador do artigo não ficar evidente.

Mas amigos, se vocês querem ficar diferenciando cada torneio que ocorreu, eu garanto como pesquisador da história da nossa Liga Nacional: Vocês vão ter no mínimo 8 subdivisões nessa lista. Escolham o critério que quiser: Classificação, Forma de Disputa, Nomenclatura... A nossa Liga mudou muito com o tempo, um exemplo mais recente é o "moderno"...

O nome "Campeonato Brasileiro" surgiu nos anos 90 mas nos 2000 a Forma de Disputa mudou. Enfim, só nesse meio tempo, houveram DOIS "torneios diferentes". Imagine na época da Ditadura, que o regulamento era mudado a cada ano pra agradar a população, então...

Minha sugestão: Deixem tudo liso. De 1959 a 2010. Muitas divisões deixa o artigo feio visualmente e confuso.

Caso contrário, vocês vão ter que olhar os próprios artigos dos campeonatos, ano por ano e discutir que critérios vão usar. O que não pode é continuar desse jeito. O "Campeonato Brasileiro" não surgiu em 1971. o comentário precedente deveria ter sido assinado por 201.42.123.235 (discussão • contrib)

Prezado IP. Posso te chamar de João? E José? E Pedro? Seu nome é seu nome. Antes de 1971 o nome era outro, logo não tem sentido chamar "Roberto Gomes Pedrosa" de "Campeonato Brasileiro". Minha opinião: discussão. Por mim, deve ficar como está. Abraços Mwaldeck msg 00h57min de 27 de maio de 2011 (UTC)Responder

Engano seu. Após 1971, o Campeonato também teve diversos nomes e formatos de disputa. Começou com "Campeonato Nacional" em 1971, depois mudou para "Copa Brasil" em 1975, nos anos 80 se chamava "Taça de Ouro" e depois "Copa União". Campeonato Brasileiro surgiu apenas em 1989, quando a CBF resolveu organizar melhor as competições internas criando a Copa do Brasil e renomeando a ex-Copa União de "Campeonato Brasileiro". Enfim, tivemos um caso como a Copa João Havelange, que por sua natureza, tem mais diferenças com o Brasileirão do que um Robertão ou uma Taça Brasil, uma vez que em 2000 o campeonato nacional NÃO foi organizado pela CBF/CBD assim como os Brasileirões de 1959 a 2011. Então por que não teve diferenciação para a Copa João Havelange também? Não que eu queira que haja diferenciação, mas isso só prova a falta de critério de alguns moderadores. Concordo que esse monte de subdivisão fica esteticamente feio e confuso.--Rr lithium (discussão) 13h15min de 31 de julho de 2012 (UTC)Responder

Cara, eu acho que a forma mais correta de corrigir este problema seria seguindo o exemplo do que ocorre no futebol inglês e se vê refletido na Wikipedia de lá. Existe um artigo só para a Premier League, divisão mais alta do futebol inglês desde 1992. Existe outro artigo para a First Division, que foi disputada entre 1888 e 1991. E existe ainda uma pagina chamada "List of English football champions" que lista todos os campeões ingleses desde 1888 contando a First Division e a Premier League.
Sem querer entrar no mérito da questão da unificação dos títulos ser correta ou não, eu acho que em primeiro lugar a Wikipedia é uma fonte de informação aberta para todos e deve ser correta e refletir fatos, não opiniões. O Campeonato Brasileiro, independentemente da fórmula de disputa adotada ou do nome atribuído a cada edição, é entendido como o torneio nacional de maior importância no país desde 1971, o Roberto Gomes Pedrosa, de 1967 a 1970, convivendo ainda com a Taça Brasil em 1967 e 1968, que foi a mais importante de 1959 a 1968. Como a minha, a sua, a nossa opinião não vem ao caso, devemos reconhecer como campeões brasileiros os vencedores destes três torneios, pois assim são reconhecidos de forma oficial pela CBF.
Porém como a pagina é sobre o Campeonato Brasileiro, ou seja, a competição disputada desde 1971, acredito que o mais certo seria que apresentasse somente as informações referentes as competições disputadas de 1971 até hoje. As informações referentes à Taça Brasil e ao Torneio Roberto Gomes Pedrosa deveriam estar contidas em suas respectivas páginas. Dentro de cada uma das três paginas, acredito que poderia ser explicada a questão da unificação dos títulos de forma isenta de opinião e criar um link direcionado para uma página a ser criada eventualmente chamada de "Lista dos campeões brasileiros".

Discordo completamente. A CBF, que é a entidade que organiza e chancela a competição, unificou, ou seja, ela equiparou o Robertão e a Taça Brasil ao Campeonato Brasileiro, transformando todos em algo único, que hoje chamamos de Campeonato Brasileiro Série A. Essa definição de "Campeonato Brasileiro" não é exata, uma vez que é provado que o certame nacional só passou a ter esse nome em 1989. Por isso e por uma decisão oficial da CBF, a partir de 2010, o Campeonato Brasileiro de Futebol deve ser entendido como um certame iniciado em 1959. Essa é a nova posição da CBF e por isso devemos acatá-la.--Rr lithium (discussão) 16h45min de 6 de junho de 2012 (UTC)Responder

Se o Campeonato Brasileiro, a Taça Brasil e o Torneio Roberto Gomes Pedrosa realmente são uma coisa só, então acredito não haver motivos para que existam paginas específicas para cada um deles.
MrGuedes 23h42min de 29 de setembro de 2011 (UTC)Responder

O fato que a enciclopédia não deve omitir é que em 1987 houve um campeonato disputado pelo Flamengo, os demais integrantes do Clube dos 13 e mais o Bahia, transmitido pela Rede Globo para todo o país. Milhões de pessoas viram isso. Nesse campeonato, o Flamengo sagrou-se campeão e o Internacional, vice (como curiosamente está apontado na página). O que cabe a uma enciclopédia senão registrar os fatos? Chamem-no de campeão do módulo verde, mas não se pode omitir o que todos viram. Se mais tarde houve um desacordo e a CBF voltou atrás, é outra questão. Isso não fará com que, magicamente, o Sport tenha disputado e vencido os clubes do módulo verde. Nem a justiça desportiva, nem a comum têm o poder de alterar o que todos viram. Portanto, no quadro de campeonatos nacionais, deve sim constar o ano de 1987 para o Flamengo com asterisco para as observações necessárias.


O fato que a enciclopédia não deve omitir é que em 1987 houve um campeonato disputado pelo Flamengo, os demais integrantes do Clube dos 13 e mais o Bahia, transmitido pela Rede Globo para todo o país. Milhões de pessoas viram isso. Nesse campeonato, o Flamengo sagrou-se campeão e o Internacional, vice (como curiosamente está apontado na página). O que cabe a uma enciclopédia senão registrar os fatos? Chamem-no de campeão do módulo verde, mas não se pode omitir o que todos viram. Se mais tarde houve um desacordo e a CBF voltou atrás, é outra questão. Isso não fará com que, magicamente, o Sport tenha disputado e vencido os clubes do módulo verde. Nem a justiça desportiva, nem a comum têm o poder de alterar o que todos viram. Portanto, no quadro de campeonatos nacionais, deve sim constar o ano de 1987 para o Flamengo com asterisco para as observações necessárias.

Na lista de campeões devem constar os campeões dos campeonatos brasileiros. Se a CBF reconheceu apenas o Sport, então, apenas o Sport aparece. Rmv1 (discussão) 13h39min de 21 de agosto de 2011 (UTC)Responder

E o campeonato visto e tido como oficial por milhões à época? Não existiu? É isso que uma enciclopédia deve fazer? Se uma greve for considerada ilegal ela deixa de ter existido? Se um criminoso é inocentado porque as provas contra ele foram colhidas de maneira ilegal uma enciclopédia deve dizer apenas que ele é inocente, ou contar toda a história? comentário não assinado de WalSchwartz (discussão • contrib) (data/hora não informada) 01/10/2011 03h24

Isso que o WalSchwartz escreveu acima é apenas lógica e bom senso, valores que há muito tempo deixaram de ser considerados nessa discussão. Abraços a todos. Gjpab (discussão) 17h59min de 1 de outubro de 2011 (UTC)Responder

Concordo que estão passando por cima de decisões oficiais por algum tipo de clubismo ou rechaço. Eu não fui a favor de unificar a Taça Brasil, achava que apenas o Robertão deveria ser, mas a CBF unificou tudo e por isso, na página oficial do Campeonato Brasileiro, não vejo necessidade de tanta ênfase em diferenciar algo que está unificado por direito. Acho correto diferenciar por nome, mas na hora de citar ou montar quadros com alguma informação referente à Campeonato Brasileiro, acho desnecessário separar, só dificulta, aumenta e complica o visual da página do Wikipédia. Oficialmente, a CBF considera Campeonato Brasileiro desde 1959. Isso é uma informação oficial e não precisa ser disfarçada ou readaptada por nós. Devemos respeitar a oficialidade sempre.--Rr lithium (discussão) 16h36min de 6 de junho de 2012 (UTC)Responder

Gostaria de dizer que a introdução da página do Campeonato Brasileiro anda sendo muito poluída por informações que atualmente são completamente irrelevantes para um texto introdutório, que precisa ser resumido e coeso, sem muitas delongas. E pior, me parece um ato motivado pelo clubismo. Em todo o artigo do Campeonato Brasileiro, há falhas e excessos, de variados temas, mas acho que pelo menos a introdução deveria ser preservada dessas disputas clubistas. Por duas vezes removi um trecho desnecessário que deixava o parágrafo inicial repetitivo e incoeso, com excesso de conjunções adversativas "mas, mas, mas". O trecho falava "O primeiro campeão brasileiro foi o Esporte Clube Bahia, mas antes da unificação era o Clube Atlético Mineiro". Não há nenhuma necessidade de falar que antes da unificação era o Atlético Mineiro pois no paragrafo anterior já está explícito que houve uma unificação em 2010, e que o Campeonato Brasileiro propriamente dito começou em 1971. Sem querer entrar no teor da unificação (não concordei totalmente com ela, opinião pessoal), mas oficialmente o primeiro título é do Bahia. Ponto, não precisa ficar todo parágrafo usando mas, porém etc, com a mesmo motivo (unificação da CBF), pois isso torna a leitura horrível, repetitiva e cansativa. Se em todo parágrafo tiver de colocar "mas antes da unificação", o texto fica horroroso, descaracteriza um artigo imparcial e passa a deixar uma impressão clubista, de vários remendos de texto. Esses excessos, em um artigo técnico de uma revista, seriam impiedosamente barrados por algum parecerista. Falo isso por experiência própria, pois já produzi textos e matérias para serem publicados em revistas científicas e sites de notícias, e eles odeiam o excesso de conjunções adversativas para o mesmo assunto. É preciso ter bom senso para não deixar o texto carregado de informações desnecessárias, sobretudo na introdução inicial.--Rr lithium (discussão) 03h42min de 10 de agosto de 2013 (UTC)Responder

Rr lithium, isso fatalmente acontece, ou deve se repetir um pouco mais do que o necessário, porque de fato a unificação aconteceu recentemente, então havia todo um trabalho estatístico e histórico que partia de 1971 e precisou ser refeito. Isso não justifica o fato do artigo estar realmente longe de ser considerado bom, mas fica essa consideração. Quanto ao fato de citar ou não o Atlético Mineiro na introdução, me parece satisfatório o seu argumento. Reverti uma vez porque tive justamente a impressão de ter sido retirado por questões "clubísticas", por isso convém sempre usar o sumário de edições, assim evitamos reversões desnecessárias. E já que possui experiência editorial, bem que poderia dar um tapa nesse artigo, eu apoio :) Abraços, Jonas kam disc | cont ) 04h09min de 10 de agosto de 2013 (UTC)Responder
Jonas kam, eu retirei e desta vez usei o sumário, porque é estranho, ainda mais numa introdução, esse excesso de conjunção. Imagina, na introdução do artigo "Brasil", se o paragrafo inicial fosse escrito da seguinte forma: "A atual presidente do Brasil é a Dilma, mas antes de 2010 era o Lula. O Brasil é uma república federativa, mas antes de 1889 era um império." Para quem vai ler, é carregado, desnecessário. É importante evitar esses exageros, a informação introdutória deve ser otimizada e atual. O que aconteceu ao longo dos tempos, deve vir depois, explicado na respectiva seção. Caso contrário, fica parecendo texto clubista, de vários autores, remendado. Sobre o artigo inteiro, eu poderia sim fazer uma revisão geral, rever a pontuação, uso desnecessário de apostos, vírgulas incorretas, concordância verbal e nominal. Tem algumas falhas ao longo de todo artigo. Uma vez eu já tentei arrumar isso, sem adicionar informações, só mudando a forma de escrever algumas frases mal elaboradas, mas foi revertido por alguém. Então eu larguei, porque perdi uma tarde inteira para melhorar a formulação dos textos, mas algumas pessoas são tão clubistas que querem que o trecho fique exatamente como deixou, sem se preocupar com os excessos semânticos, repetitividade, etc. Posso corrigir novamente, ainda que não fique um artigo 100% perfeito, mas acredito que o texto possa ficar mais agradável a leitura. Mas é complicado, porque qualquer coisinha que mexer, retirar por ser desnecessário ou repetitivo, o pessoal mais clubista reverte tudo, sem preocupação alguma com os erros de semântica, gramática, concordância ou redação. Obrigado pelo apoio, um abraço.--Rr lithium (discussão) 18h18min de 11 de agosto de 2013 (UTC)Responder

È importante mostrar que havia outra realidade ANTES da unificação de 2010 , afinal o texto pode ser lido por quem não sabe .--JCCF (discussão) 03h04min de 12 de agosto de 2013 (UTC)Responder

JCCF, pelo visto, você é novo aqui e ainda não entendeu como é que funciona. Uma introdução precisa ser concisa, com frases curtas, sem muitas explicações. Pode explicar o passo a passo como era antes da unificação na "história do Campeonato Brasileiro", informação de mais sempre é bom, desde que acompanhada de fonte fiável. Nunca se esqueça de acrescentar fontes após suas edições. O primeiro clube que a CBF reconhece como campeão brasileiro é o Bahia. Ponto. Não precisa de mais delongas ou qualquer complemento na introdução, não é recomendado exagerar nas conjunções logo no primeiro parágrafo do artigo. Temos exemplos citados acima que esse uso é desnecessário para um artigo que tem como objetivo expor o que há de mais atual e relevante condizente com o assunto. Isso não é uma disputa de clubes, é um artigo que precisa ser editado com bom senso, para não prejudicar o conteúdo e deixá-lo o mais claro e atualizado possível. Espero que entenda e contribua positivamente. --Rr lithium (discussão) 04h10min de 12 de agosto de 2013 (UTC)Responder

Estou a mais tempo que voce e voce esta enganado , este não é um artigo penas pra mostrar o que há de mais atual , mas a história da competição . E antes de me chamar de clubista , não torço pelo Atlético , portanto não estou sendo clubista .Uma frase não vai deixar muito mais longa a introdução , mas vai trazer uma explicação importante . tambem espero que entenda e contribua positivamente .--JCCF (discussão) 04h28min de 12 de agosto de 2013 (UTC)Responder

Já que você insiste em poluir a introdução, este trecho vai ficar em aberto para outro mediador decidir após ler o conflito de argumentos expostos aqui. Você quis guerrear, agindo feito criança emburrada, alterando algo que ficou por muito tempo daquele jeito, seguindo um padrão da wikipedia inglesa para campeonatos de futebol. Sugeri que você colocasse sua ideia, com fonte, dentro da parte que explica detalhadamente a História do Campeonato Brasileiro, mas continua se achando o dono da razão e brincando com o botão "desfazer". Você já leu as introduções de um artigo, seja qual for o assunto? Pois bem, usei até um exemplo da página do "Brasil", imaginando que alguém colocasse logo na introdução "A atual presidente da República é a Dilma Rousseff, mas antes de 2010 era o Luís Inácio Lula da Silva" ou "O Brasil é uma república federativa, mas antes de 1989 era um império". Não é relevante colocar na introdução uma informação passada, desatualizada. Isso é para ser exposto em uma seção específica, no caso do Brasileirão, dentro da parte da História do Campeonato Brasileiro, junto com todas as informações referentes à Unificação. Gostaria que o amigo :Jonas kam e demais mediadores dessem seu parecer. O ponto de vista técnico não será prejudicado se a informação que JCCFtanto quer incluir for adicionada no local correto. O JCCF sem o mínimo de bom senso, não está interessado em contribuir para elaboração de um artigo bem escrito. Está querendo tumultuar, fazendo com que sua vontade prevaleça na marra, descontextualizada, e uma opinião alheia aos nossos contrapontos torna-se necessária neste momento para definir o parágrafo introdutório.--Rr lithium (discussão) 04h58min de 12 de agosto de 2013 (UTC)Responder

Eu querendo tumultuar?? Muito pelo contrario . Voce parece esquecer que foi voce e não eu , que começou a mudar o artigo . Comparar com os presidentes do Brasil não tem lógica nenhuma . Houve no caso do campeonato brasileiro uma mudança profunda a partir de 2010, e isso é importante estar bem demonstrado para se entender a história da competição e como os torcedores ea propria CBF pensavam antes de 2010 . Quanto ao modelo Ingles ,nunca houve mudanças no campeonato Ingles como a unificação de 2010 . O campeonato inicial sempre foi considerado o mesmo . Voce parece querer esconder que houve uma unificação , querendo um texto que pareça que o campeonato sempre teve como inicio 1959. Não há por que não aparecer a informação que o Atlético era considerado o 1° campeão até 2010 .Torço para o Internacional e sou de Porto alegre , portanto não existe a minima possibilidade de estar sendo clubista ao colocar a informação sobre o time mineiro,apenas tenho a convicção de ser o melhor para o artigo .--JCCF (discussão) 05h25min de 12 de agosto de 2013 (UTC)Responder

Só para deixar bem claro , o Sr Rr lithium deu a intender que nossa discussão começou por que eu quero incluir uma informação . Para o bem da verdade é o Sr Rr lithium que quer retirar a todo custo uma informação, e começou este intento no dia 7 de agosto as 19h22min como pode ser conferido no histórico de edições do campeonato brasileiro .--JCCF (discussão) 05h47min de 12 de agosto de 2013 (UTC)Responder

JCCF, o Sr., além de clubista é mentiroso pois foi você que fez alterações na revisão do usuário Jonas kam em 00h50min de 25 de julho de 2013. E anteriormente, já havia mudado radicalmente o primeiro parágrafo em 02h59min de 12 de junho de 2013‎ adicionando um trecho horroroso, cheio de erros de português e pontuação, ignorando a fonte, e ainda não inserindo uma fonte naquela oportunidade. Mexeu completamente em uma informação que já estava apresentada na introdução do artigo há muito tempo, ainda que eu discorde dos excessos contidos na mesma já naquela oportunidade, como aquele monte de nomes do Campeonato Nacional, igualmente desnecessários na introdução. Você praticou vandalismo e ignorou a informação com fonte, que diz sim, que já dizia sim dentro do link, que aqueles eram os nomes do campeonato nacional. Tenha decência, por favor, de assumir que você começou com as alterações para satisfazer seu ego e seu clubismo, o que é repugnante da minha parte. O que você fez nada tem a ver com imparcialidade ou contribuição.--Rr lithium (discussão) 14h54min de 12 de agosto de 2013 (UTC)Responder

Sport anuncia decisão da Justiça que força CBF a tirar título brasileiro do Fla

Máteria retirada do site UOL :

O fato que a enciclopédia não deve omitir é que em 1987 houve um campeonato disputado pelo Flamengo, os demais integrantes do Clube dos 13 e mais o Bahia, transmitido pela Rede Globo para todo o país. Milhões de pessoas viram isso. Nesse campeonato, o Flamengo sagrou-se campeão e o Internacional, vice (como curiosamente está apontado na página). O que cabe a uma enciclopédia senão registrar os fatos? Chamem-no de campeão do módulo verde, mas não se pode omitir o que todos viram. Se mais tarde houve um desacordo e a CBF voltou atrás, é outra questão. Isso não fará com que, magicamente, o Sport tenha disputado e vencido os clubes do módulo verde. Nem a justiça desportiva, nem a comum têm o poder de alterar o que todos viram. Portanto, no quadro de campeonatos nacionais, deve sim constar o ano de 1987 para o Flamengo com asterisco para as observações necessárias.


CASO A CBF PRONUNCIE O SPORT COMO UNICO CAMPEAO DE 1987, VENHO NO ARTIGO PARA EDITA-LO E ESPERO QUE SEJAM RAPIDOS E SEM PRECONCEITOS,ASSIM COMO FORAM QUANDO A MESMA RECONHECEU O FLAMENGO COMO TAMBEM CAMPEAO DE 1987! SE A DECISÃO NAO FOR CUMPRIDA,FAÇO QUESTAO DE MANTER O ARQUIVO DO JEITO EM QUE ESTA!ESPERO QUE AJAM SEM CLUBISMO. Tilico (discussão) 02h08min de 28 de maio de 2011 (UTC)Responder

Tilico, em primeiro lugar, não precisa gritar. Em segundo lugar, não é a primeira vez esse ano que o clube entra na justiça, então é melhor não se precipitar. Eu não vou me estender com esse assunto (que sempre fazem questão de desenterrar), mas o que importa são as fontes fiáveis, simples assim. Abraços, Jonas kam diga? 04h03min de 28 de maio de 2011 (UTC)Responder
Jonas, o CAPS LOCK teve objetivo de dar ênfase ao texto, assim como o fiz pondo em NEGRITO, eu não costumo gritar com as pessoas e ate acho esse papo de CAPL = GRITO idiotice e meio nerd ,principalmente pra mim que pouco uso faço da internet ,tanto que nem lembrava dessa definição pro CapL,mas obrigado por lembrar-me que pode incomodar alguém, com relação ao texto, se voce presta mais atenção verás que de precipitação não há absolutamente nada,há,sim, precaução, o texto esta bem claro,mas acho que vc fez questão de prestar mais atenção em outros detalhes sem importância.Abç!Tilico (discussão) 20h56min de 28 de maio de 2011 (UTC)Responder


Realmente pessoal, CONCORDO PLENAMENTE, O SPORT foi o campeão ÚNICO de 1987. Decisão já compartilhada por todos e RATIFICADA pela justiça federal! INCRÍVEl que tenha que ter ido para a justiça algo tão claro assim. Não importa se o Flamengo tinha time para ganhar! O que importa é que por MAIORIA do clube dos 13 ele deveria ter jogado e NÃO jogou! Acabou! Não seria bom para o Flamengo carregar um título que não foi disputado. Acho que agora a página do Wikipedia deveria ser editada da maneira correta. sem mais, O fato que a enciclopédia não deve omitir é que em 1987 houve um campeonato disputado pelo Flamengo, os demais integrantes do Clube dos 13 e mais o Bahia, transmitido pela Rede Globo para todo o país. Milhões de pessoas viram isso. Nesse campeonato, o Flamengo sagrou-se campeão e o Internacional, vice (como curiosamente está apontado na página). O que cabe a uma enciclopédia senão registrar os fatos? Chamem-no de campeão do módulo verde, mas não se pode omitir o que todos viram. Se mais tarde houve um desacordo e a CBF voltou atrás, é outra questão. Isso não fará com que, magicamente, o Sport tenha disputado e vencido os clubes do módulo verde. Nem a justiça desportiva, nem a comum têm o poder de alterar o que todos viram. Portanto, no quadro de campeonatos nacionais, deve sim constar o ano de 1987 para o Flamengo com asterisco para as observações necessárias.




Ao meu ver, não importa o que nós usuários do Wikipédia achamos. Não devemos colocar meros "achismos" nos artigos. Se a CBF reconheceu o título de 1987 como do Sport e do Flamengo, então o título é dos dois clubes. E Sr. Tilico, regras são regras. Não importa se você acha idiotice, ou meio nerd, ou sei lá o que. O Wikipédia tem regras, e estas, como quaisquer outras, devem ser seguidas. Rmv1 (discussão) 13h12min de 31 de maio de 2011 (UTC)Responder
Não há mais o que fazer somente editar o Sport como único campeão de 1987. A CBF nos próximos dias vai editar uma resolução afirmando que o Sport é o único campeão. Foi por força moral de ter disputado e cumprido toda a regra do campeonato brasileiro de 1987 e também por força da justiça que fez se cumprir o que de fato ocorreu. O pior que agora nem mais o asterísco vai ter por teimosia do Flamengo. HelenoFreitas (discussão) 15h09min de 31 de maio de 2011 (UTC)Responder
Sr. Rmv1 , continuo achando nerd e idiota, estamos numa pagina de discussao e nao do artigo propriamente dito,é so ter o minimo de bom senso. Abç! Tilico (discussão) 10h58min de 1 de junho de 2011 (UTC)Responder


Parece que vocês não entendem! SEMPRE a CBF reconheceu apenas um campeão em 1987 e este era o SPORT Recife. Tudo mudou após uma manobra POLÍTICA entre a presidente do Flamengo e o Presidente da CBF. O fato é que a CBF em poucos meses voltará atrás e poderemos colocar a VERDADE no Item CAMPEONATO BRASILEIRO no Wikipédia. Até,o comentário precedente deveria ter sido assinado por 187.24.159.52 (discussão • contrib)

Tem fonte? Mwaldeck msg 01h06min de 2 de junho de 2011 (UTC)Responder

CBF reconhece Sport como único campeão de 1987

O presidente da Confederação Brasileira de Futebol, em cumprimento à decisão proferida pela 10ª Vara da Justiça Federal de Primeira Instância da Seção Judiciária de Pernambuco, RESOLVE revogar a Resolução da Presidência nº 02/2011 e, em estrita obediência à sentença proferida às fls. 365/376 dos autos do processo nº 000.4055-52.1990.4.05.8300, reconhecer como único campeão brasileiro de futebol profissional de 1987 o Sport Club do Recife.
Esta Resolução entra em vigor nesta data, revogando-se as disposições em contrário, não obstante o referido ato judicial ser passível de recurso e apesar de esta entidade entender que o reconhecimento do título de campeão nacional de 1987 também ao Clube de Regatas do Flamengo não contraria os limites da coisa julgada.

Fonte: [1]

--Mrzero (discussão) 20h25min de 15 de junho de 2011 (UTC)Responder

O que é afinal a Série E?

Gostaria de um esclarecimento a respeito da Série E. Quando foi criada, quando se inicia, qual a forma de disputa e seu regulamento, quais os participantes e assim por diante.

Série E? Até onde sei, só existe campeonato até a série D. Assim está no próprio site da CBF


--Marcos Cvo (discussão) 16h24min de 22 de julho de 2011 (UTC)Responder

Um tempo atrás surgiram notícias de que a CBF iria iniciar a Série E em 2012. Mas nada foi confirmado pela federação. Eles estavam apenas estudando iniciar a 5ª divisão próximo ano. Repito, nada confirmado. Rmv1 (discussão) 16h35min de 22 de julho de 2011 (UTC)Responder

Campeonato de 1999

O usuário Nandovieira81 (DctribAElogsBMF) trocou as posições de Vitória e São Paulo na classificação relativa a 1999, alegando que "em 1999 o São Paulo foi o terceiro colocado, conforme mostra a tabela do rsssf (tabela retirada da revista placar". Na verdade, a página da RSSSF relativa ao Campeonato de 1999 não apresenta uma tabela de classificação final, mas tem todos os dados corretos necessários para calculá-la - dados estes, aliás, também presentes na página respectiva da Wikipédia.

São Paulo e Vitória foram ambos eliminados na fase semifinal - logo, de acordo com o critério universalmente utilizado (pela Wikipédia, pela CBF, pela RSSSF, pela Placar, etc.), a não ser que o regulamento do campeonato em questão diga algo em contrário (o que nao é o caso), fica em terceiro lugar aquele que tiver mais pontos na soma de todas as fases disputadas.

São Paulo e Vitória terminaram a primeira fase de classificação com 34 pontos cada. Mas o Vitória fez 8 pontos nas fases finais (uma vitória e dois empates contra o Vasco, uma vitória e duas derrotas contra o Atlético), somando 42. Já o São Paulo fez apenas mais 6 pontos (duas vitórias e uma derrota contra a Ponte Preta, duas derrotas contra o Corinthians), somando 40. Logo, Vitória em terceiro e São Paulo em quarto.

É este o entendimento claramente justificado do Bola na área. Se a Placar tem outro entendimento, ou ela errou (o que não é impossível), ou ela utilizou algum critério que eu não consigo identificar. Por isso, não ser que este critério seja esclarecido, me parece evidente que deve permanecer a classificação - justificada e confirmada - anterior. Vou reverter. Abraços. Gjpab (discussão) 22h35min de 28 de julho de 2011 (UTC)Responder

Inter é apontado pela página como vice campeão de 1987

Amigos, o Internacional é reconhecido como vice campeão pelos outros clubes que disputaram o módulo verde da Copa União de 1987 e assim é apontado na página. Ocorre que a página omite a informação de Flamengo como campeão do mesmo módulo, do mesmo campeonato. Isso pode induzir ao erro quem consulta por parecer que Inter é vice do Sport Recife (módulo amarelo). Minha sugestão é que se mantenha o título de 1987 para o Flamengo com asterico/referência explicando o embrólio.o comentário precedente deveria ter sido assinado por WalSchwartz (discussão • contrib)

Isso acontece por que alguns editores infelizmente não dão a mínima para o conteúdo do artigo. Rapidamente removeram o título do Flamengo assim que a CBF se viu obrigada a desconsiderar o título, mas não fizeram o mesmo para remover da contagem Internacional, Cruzeiro e Atlético Mineiro. Há algum tempo eu lavei minhas mãos sobre esse tema, mas é válida sua observação. Abraços, Jonas kam diga? 17h42min de 21 de agosto de 2011 (UTC)Responder

Jamais rebaixados?

Desconheço outros casos dos clubes que nunca jogaram a Série B. Mas dizer que o Inter não foi rebaixado é incorreto, já que o Inter foi rebaixado administrativamente em decisão arbitral da FIFA. Mais correto seria dizer que nunca disputou as divisões inferiores. É uma diferença sutil, mas existe. Afinal, rebaixamentos administrativos são parte integrante das competições esportivas. Apenas para ilustrar, com a atual crise na Itália, acontecem várias mudanças administrativas antes dos campeonatos iniciarem e o 'movimento divisional' não acaba dentro de campo, ao final da temporada. O rebaixamento ocorreu, porém o Inter conseguiu reverter a decisão antes de começar o campeonato. Para os que duvidam, basta pesquisar em jornais da época, especialmente em meados de maio de 95. A FIFA determinou o rebaixamento do clube em 12 de maio, tendo o Inter conseguido a sua "virada de mesa" em poucos dias. Acredito que as matérias dos dias 18 e 19 de maio da contracapa do Correio do Povo elucidam bem como o fato foi tratado na época. Com a repercussão atingida na época, que fez o clube mobilizar o presidente da CBF a viajar para a Suíça na tentativa bem-sucedida de revogar a decisão da FIFA. Além disso, tratou-se de uma decisão arbitral pois tanto Inter quanto Central Español acordaram que a decisão da FIFA seria acatada por ambos em caso de discórdia em razão do empréstimo do jogador Silas. Conforme palavras do contrato entre os clubes, reproduzidas na edição de 18 de maio, eles reconheciam antecipadamente qualquer medida da entidade como "inapelável, irrecorrível e definitiva". Vitorvec (discussão) 13h37min de 9 de setembro de 2011 (UTC)Responder

Vitor, isso é pura retórica. Você diz que a diferença entre "ser rebaixado para a série B" e "disputar a série B" é sutil. Pode ser. Mas existe uma diferença brutal entre o anúncio de um fato e o fato propriamente dito. Este rebaixamento do qual você tanto fala foi anunciado, é verdade, mas não aconteceu. A morte de Paul McCartney foi noticiada por uma rádio inglesa em 1966, e ele segue compondo, gravando e fazendo shows, 45 anos depois disso. No início deste ano, a imprensa chegou a noticiar que Ronaldinho Gaúcho teria sido contratado pelo Grêmio, mas ele assinou contrato com o Flamengo. Uma enciclopédia não deve se preocupar com coisas que nunca aconteceram. Um abraço. Gjpab (discussão) 15h37min de 9 de setembro de 2011 (UTC)Responder

Aí que está; é justamente na diferenciação do fato e da notícia dele que surge o problema. O rebaixamento do Inter não ficou apenas na sua veiculação, foi algo que ocorreu. Resgato a contracapa do Correio do Povo (diário de Porto Alegre) de 18 de maio de 1995, a seguir: '... a FIFA determinou o rebaixamento do Inter para a segunda divisão.... O clube recebeu a notificação via fax assinado pelo secretário-geral da entidade, Joseph Blatter....'. Ora, não foi o Correio que recebeu tal fax, foi o próprio clube e a preocupação foi tamanha que a reação foi imediata, apelando-se ao presidente da CBF, Ricardo Teixeira. Pessoalmente eu diria que tal rebaixamento não foi 'consumado', porque o Inter não jogou partida alguma na Série B. E isso é diferente do fato de que o clube tenha sido rebaixado. Recuperando, o fato de ter sido rebaixado não é o mesmo que tenha jogado o campeonato menor. Com respeito aos exemplos mencionados, creio ser melhor silenciar, já que nenhum deles passa perto do que se trata neste tópico. Prefiro resgatar mais uma vez 1995, desta vez na Espanha. Por falhas administrativas, Celta de Vigo e Sevilla foram rebaixados pela federação. Após alguns dias de protestos e reuniões entre os envolvidos, decidiu-se por aumentar o números de clubes participantes na primeira divisão. Nenhum deles efetivamente jogou a temporada 95/96 na terceira divisão, conforme previsto, mas estiveram nela antes de começar a temporada. Entre 1º e 16 de agosto, Celta e Sevilla estiveram na Segunda B, ainda que sem jogar. Da mesma forma que o Inter esteve durante alguns dias, meses antes. Talvez tenha sido crucial a diferença entre os envolvidos no Brasil, já que o beneficiado por um possível rebaixamento seria a Desportiva Ferroviária, clube sem tradição nacional. Ou ainda a celeridade com que tudo ocorreu na Espanha, já que no dia seguinte ao anúncio dos rebaixados, dois novos clubes eram aclamados como os novos integrantes da categoria máxima. Tudo isso aconteceu e, a diferença do que ocorre aqui, os fatos ocorridos no verão europeu de 1995 são lembrados até hoje. Se cumplen quince años del descenso administrativo del Sevilla, Edición del jueves 17 de agosto de 1995. Vitorvec (discussão) 17h26min de 9 de setembro de 2011 (UTC)Responder

Bandeiras

Os times Flamengo, Fluminense e Botafogo estão com a bandeira do estado do Rio de Janeiro. Mas o Vasco da Gama não, no artigo. Por quê? O Editor Luciano X-man (discussão) 16h32min de 18 de setembro de 2011 (UTC)Responder

TA TUDO ERRADO O NUMERO DE PARTICIPAÇÕES NA SERIE A - O grêmio foi rebaixado nos anos de 1992 e 2005, logo não poderia ter 53 participações no campeonato brasileiro, visto que os únicos times que nunca caíram pra serie B foram São Paulo, Cruzeiro e Internacional!

Pelo menos em relação ao Grêmio, seu número de participações está correto. A saber:
9 Taças Brasil (1959-1968), exceção feita a 1962 quando o representante do RS foi o Internacional.
4 Roberto Gomes Pedrosa (1967-1970)
40 Brasileiros (1971-2012), exceção feita a 1992 e 2005 quando disputou a 2a. divisão.
Total: 52 campeonatos disputados mais o de 2012, já que a página o considera nesta somatória. Vitorvec (discussão) 05h35min de 15 de dezembro de 2011 (UTC)Responder

3º e 4º Lugar da Copa Brasil 1987(Módulo Verde+Módulo Amarelo)

Não definido [Flamengo e Internacional não disputaram o quadrangular final]
ou melhor
3º Lugar: Flamengo(0-1 W.O.), 4º Lugar: Internacional(0-1 W.O.) 1º e 2º Módulo Verde, respectivamente

Porque segundo o regulamento da CBF, seria definido o 1º e 2º lugar no quadrangular final de 1988, portando, sucessivamente o 3º e 4º lugar. Por que Atlético Paranaense e Bangu?

Fonte: http://www.rsssfbrasil.com/tablesae/br1987.htm


Considerando o abandono dos clubes, ambos deveriam ser excluídos da competição. Mas a própria CBF resgatou o America em 1988 após este ter se negado a jogar o Módulo Amarelo em 1987, organizado pela própria CBF, alegando ter sido preterido pelo Clube dos Treze para a Copa União. Vitorvec (discussão) 08h05min de 3 de novembro de 2011 (UTC)Responder

Edições recentes no artigo

Olá a todos, o usuário Abdm1 D​ C​ E​ F tem realizado uma série de edições no artigo recentemente, especialmente no que diz respeito à malfadada Copa União de 1987. Até aí nenhum problema, muito pelo contrário, é elogiável a iniciativa de expandir o artigo, ainda mais citando as referências. Acontece que pela primeira vez notei certa parcialidade nessa edição, além da inclusão de algumas notas questionáveis. Meu tempo disponível está dedicado a outra tarefa, então se algum editor puder verificar essas novas adições ao conteúdo, todos agradeceriam. Abraços, Jonas kam diga? 05h12min de 7 de novembro de 2011 (UTC)Responder

Retirando informação. Não acrescenta nada mesmo. OBS: as outras fontes são FATOS de JORNAIS e REVISTAS da ÉPOCA Abdm1 D​ C​ E​ F

Jonas tem toda razão. É só contar: nos últimos 30 dias, o usuário Abdm1 D​ C​ E​ F realizou 164 edições, TODAS nos mesmos artigos e defendendo o mesmo ponto de vista com os mesmos argumentos, emendando uma frase na outra e tornando o texto cada vez mais confuso e repetitivo, além de evidentemente parcial. Na minha opinião, ele é apenas a consequência do viés burocrático que, nos últimos tempos, se tornou dominante na parte de futebol da Wikipédia lusófona. Abraços a todos, que eu também tenho mais o que fazer. Gjpab (discussão) 12h28min de 8 de novembro de 2011 (UTC)Responder

Justiça nega pedido do Flamengo e Sport Recife segue como único campeão em 1987

Fonte: [2] --Mrzero (discussão) 16h17min de 29 de novembro de 2011 (UTC)Responder


Terceiros e quartos colocados da Taça Brasil

Recentemente foi lançado o livro "Almanaque dos Velhos Brasileirões", de Alexandre Mesquita e Jefferson Almeida (Rio de Janeiro: iVentura, 2011 ISBN:978-85-89335-25-6), com a classificação final de todas as Taças Brasil. A classificação final era definida apenas pelos pontos feitos na fase em que o clube fora eliminado. No entanto, na Wikipédia, muitos "chutaram" que ela deveria somar todos os pontos conquistados pelo clube em outras fases, mas não era assim, conforme o livro citado explicita. Logo os posicionados em 3º e 4º, de acordo com a pontuação conquistada nos jogos semifinais:

  • 1959: 3º Vasco (2pts), 4º Grêmio (1pt)
  • 1960: 3º Santa Cruz (1pt, 4gp-4gc) 4º Fluminense (1pt, 0gp-1gc)
  • 1961: 3º América-RJ (2pts), 4º Náutico (1pt)
  • 1962: 3º Internacional (2pts), 4º Sport (1pt)
  • 1963: 3º Botafogo (1pt), 4º Grêmio (0pt)
  • 1964: 3º Ceará (0pt, 2gp-5gc), 4º Palmeiras (0pt, 2gp-7gc)
  • 1965: 3º Náutico (1pt, 2gp-3gc), 4º Palmeiras (1pt, 3gp-5gc)
  • 1966: 3º Náutico (2pts), 4º Fluminense (0pt)
  • 1967: 3º Cruzeiro (3pts), 4º Grêmio (2pts)
  • 1968: 4º Náutico (2pts), 4º Cruzeiro (1pt)

200.159.252.22 (discussão) 13h47min de 6 de dezembro de 2011 (UTC)Responder

NÃO SE RETIRA INFORMAÇÕES COM FONTES

O senhor adm1 insisti em retirar informações com fontes, e insisti em colocar no artigo apenas o que ele quer ler. Ou seja, somente informações parciais em favor do sport, qualquer outra coisa não pode ser escrita aqui. Como ele mesmo disse blog trivela não vale. Onde está a proibição de colocar informações do blog trivela como fonte aqui na wikipédia? O senhor é dono da wikipédia? Ter que estar no artigo apenas o que o senhor quer ler? No artigo da copa união o senhor coloca informações e ninguém retira. Insisti em afirmar uma informação errada. "já ter sido julgado em última instância pelo STF." E não pelo TRF Pernanbuco. CAVEIRAPE (discussão) 18h51min de 2 de maio de 2012 (UTC)Responder

Mais uma reversão e estará violando a WP:R3R, o que pode levar a bloqueio imediato. Pcmsg 23h45min de 2 de maio de 2012 (UTC)Responder
Blog não é fonte fiável, porque blogueiro não tem compromisso de escrever a verdade, pode inventar o que quiser. Logo, blog não é aceito como fonte na Wikipédia. 186.205.4.93 (discussão) 00h10min de 4 de maio de 2012 (UTC)Responder

O senhor Heleno Freitas, também está retirando informações com fontes. Depois, ainda tem a cara de pau de pedir proteção em páginas e dizer que outros estão provocando uma guerra de edições. Faz as mesmas coisas e de formas ainda piores. CAVEIRAPE (discussão) 12h33min de 19 de maio de 2012 (UTC)Responder

Não há fatos novos. A Justiça julgou em cima das regras aceita por todos e que o CND tentou passar por cima das próprias resoluções sobre conselho arbitral. O Transitado em julgado é o mesmo que "crime prescrito" passou o tempo de agir, já era! HelenoFreitas (discussão) 13h04min de 19 de maio de 2012 (UTC)Responder


"Transitado em julgado é o mesmo que "crime prescrito" passou o tempo de agir, já era" kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk Jesus!!!!! transitado em julgado Ou seja, a senteça se tornou permanente para os fatos alegados e provados em juízo durante o processo. Porém, como é é uma figura de segurança jurídica e diante de novos fatos a parte contrária pode questionar o transitado em julgado. Como pode ver, não foi um ponto final. Só estou explicando o que é transitado em julgado e não dizendo que existe novos fatos. E desmistificando o argumento pífio e falácia que alguns adoram utilizar de que isso é o ponto final. Realmente, não existe AINDA novos fatos. E com está no texto diante de novos fatos, ou seja, algo que possa acontecer no futuro. Agora, me explique por que não posso escrever isso no texto? Só tem que ter no artigo alogo que o senhor queira ler? Só pode ter algo em favor do sport? Quando é algo que não agrada ao senhor, você retira e acabou? O senhor pode provocar guerra de edições e apagar o que os outros escrevem? CAVEIRAPE (discussão) 13h48min de 19 de maio de 2012 (UTC)Responder


Caramba!

Só rindo mesmo. "Transitado em julgado é o mesmo que "crime prescrito" passou o tempo de agir, já era"

Eu não acredito que eu li essa pérola.

Também não vejo nada demais em explicar o que é transitado em julgado. E também não sei o por quê dos usuários heleno e adbm1 fazeram tanta questão de retirar essa informação do artigo. Será medo da verdade? De outras pessoas descobrirem que isso não é o fim? Ou de acabarem com a ladainha clichê e único argumento dos torcedores demagogos que adoram falar o que não sabem? Tipo: transitou em julgado acabou.

187.105.34.172 (discussão) 19h54min de 22 de maio de 2012 (UTC)Responder

Já teve aqui pessoas que debatiam melhor na discussão para chegar a um ponto comum. Vai ai http://pt.wikipedia.org/wiki/Coisa_julgada_formal#Coisa_julgada_formal HelenoFreitas (discussão) 01h34min de 23 de maio de 2012 (UTC)Responder


"Já teve aqui pessoas que debatiam melhor na discussão para chegar a um ponto comum" Sim, tem. O que não é o caso do senhor. Pois, o senhor simplismente por não concordar com colocações, as retira do artigo. E em poucas palavras conseguiu expor que não sabe contra-argumentar, respeitar outras opiniões(simplismente as retira do artigo).


"Transitado em julgado é o mesmo que "crime prescrito" passou o tempo de agir, já era" Prescrição e trânsito em julgado são institutos completamente diferentes. A Prescrição se caracteriza pela a perda do direito de punir do Estado pelo transcurso do tempo. Transitado em julgado é uma figura de segurança jurídica, ou seja, uma vez proferida sentença e atingida sua maior certeza - ou quando a parte contrária deixa passar o prazo para resposta - transita-se em julgado, ou seja, a senteça se torna permanente para os fatos alegados e provados em juízo durante o processo. Como é uma figura de segurança jurídica, seria paradoxal que a sentença transitada em julgado possa prejudicar a verdade, portanto, diante de novos fatos a parte contrária pode questionar o transitado em julgado.

E como está em um artigo da própria wikipédia: http://pt.wikipedia.org/wiki/Tr%C3%A2nsito_em_julgado

Excepciona-se, porém, a imutabilidade da sentença, em alguns casos:

Limites subjetivos e objetivos da coisa julgada. Inconstitucionalidade da sentença. Nulidade da citação obstaculizando a execução. Ação rescisória de sentença ou ação anulatória de homologação.

É possível ajuizar uma ação rescisória mesmo após a sentença transitar em julgado. Conforme o art. 485 do C.P.C, só se pode rescindir uma sentença de mérito transitada em julgado quando:

I – se verificar que foi dada por prevaricação, concussão ou corrupção do juiz; II – proferida por juiz impedido ou absolutamente incompetente; III – resultar de dolo da parte vencedora em detrimento da parte vencida, ou de colusão entre as partes, a fim de fraudar a lei; IV – ofender a coisa julgada; V – violar literal disposição de lei; VI – se fundar em prova, cuja falsidade tenha sido apurada em processo criminal ou seja provada na própria ação rescisória; VII – depois da sentença, o autor obtiver documento novo, cuja exigência ignorava, ou de que não pôde fazer uso, capaz, por si só, de lhe assegurar pronunciamento favorável; VIII – houver fundamento para invalidar confissão, desistência ou transação, em que se baseou a sentença; IX – fundada em erro de fato, resultante de atos ou de documentos da causa.

O senhor erra em dizer que é irrecorrível e que é igual a crime prescrito. E faço as palvras de outro, por que não pode se explicar no artigo o que é transitado em julgado?

187.105.46.225 (discussão) 19h37min de 26 de junho de 2012 (UTC)Responder

Exceções à coisa julgada: A mais importante exceção à coisa julgada no processo civil é a ação rescisória, que permite a modificação da sentença no prazo de dois anos após o trânsito em julgado, na hipótese de ocorrência de problemas graves que possam ter impedido uma decisão adequada, como a corrupção do juiz ou a ofensa à lei.[3]--Abdm1 (discussão) 21h27min de 27 de junho de 2012 (UTC)Responder


Ai, ai. [bocejo]

Vamos lá Exceções à coisa julgada: A mais importante exceção à coisa julgada no processo civil é a ação rescisória, que permite a modificação da sentença no prazo de dois anos após o trânsito em julgado, na hipótese de ocorrência de problemas graves que possam ter impedido uma decisão adequada, como a corrupção do juiz ou a ofensa à lei.

Faltou o senhor falar desses aqui:

revisão criminal

ofender a coisa julgada; depois da sentença, o autor obtiver documento novo, cuja exigência ignorava, ou de que não pôde fazer uso, capaz, por si só, de lhe assegurar pronunciamento favorável; houver fundamento para invalidar confissão, desistência ou transação, em que se baseou a sentença; fundada em erro de fato, resultante de atos ou de documentos da causa.

Tem certeza que desses são dois anos também?

187.105.46.225 (discussão) 21h50min de 28 de junho de 2012 (UTC)Responder

No caso da Copa União 1987 não tem sentença de natureza condenatória, razão pela qual não pode ser objeto de revisão criminal.--Abdm1 (discussão) 22h17min de 29 de junho de 2012 (UTC)Responder


Me refiro aos outros citados abaixo deste. E desses aqui o senhor não falou nada

Limites subjetivos e objetivos da coisa julgada. Inconstitucionalidade da sentença. Nulidade da citação obstaculizando a execução. 187.105.46.225 (discussão) 01h57min de 30 de junho de 2012 (UTC)Responder


A ação rescisória era a única alternativa.

16/04/2001

Fim do prazo para o Flamengo entrar com uma ação rescisória, que era a única hipótese para tentar modificar a decisão judicial definitiva, apresentando uma nova evidência no caso. Não conseguiu. Caso encerrado.[4]--Abdm1 (discussão) 02h30min de 30 de junho de 2012 (UTC)Responder



Fraquíssimo esse site. cheio de erros. Diz que o STJ, é a maior instância da justiça brasileira. Se o Supremo aprecia decisões do STJ. Outra falácia, de que só a ação rescisória pode midificar a decisão judicial. Mas, o código diz que existem outras hipóteses: Limites subjetivos e objetivos da coisa julgada. Inconstitucionalidade da sentença. Nulidade da citação obstaculizando a execução. E tanto a própria CBF quanto a FIFA condenam os clubes que recorrem a Justiça Comum. A FIFA não interfere julgando ou determinando os títulos de qualquer clube de qualquer país que seja, mas ela também não considera que a Justiça Comum seja um órgão competente em julgar causas esportivas. Com tantos erros, acredito que não se possa utilizar como fonte ou como argumento.

Entre uma afirmação de um site cheio de erros e de um código eu fico com o código.

187.105.46.225 (discussão) 15h36min de 30 de junho de 2012 (UTC)Responder

O STJ é a maior instância da justiça no Brasil em relação ao TRF nesse caso. Sendo assim o Supremo não tem nada a ver, fora isso o resto é só suposições suas em um caso já resolvido pela justiça. Coloquei essa fonte para não dizer que é uma opinião pessoal --Abdm1 (discussão) 20h00min de 30 de junho de 2012 (UTC)Responder


Suposições minhas não, estou utlizando dados objetivos e precisos do próprio código que o senhor insisti em refutar com falácias como o Argumentum ad verecundiam, Argumentum ad ignorantiam ,Argumentum ad nauseam e Argumentum ad baculum e sites esportivos dúbios. O senhor sabe que (ou fingi não saber) isso não é ponto final que pode ser questionado e que Transitado em julgado é uma figura de segurança jurídica. A discussão na Justiça Comum não teve seu mérito apreciado por conta de questões processuais, isto é, a ilegitimidade passiva do recorrente reconhecida pelo TRF de Pernambuco, o qual não admitiu a subida do recurso ao STJ por conta desse motivo. No STJ, igualmente, o recurso não teve seu mérito julgado novamente por questões processuais, como a admissibilidade do recurso e a falta de prequestionamento de alegações. Resumindo, a justiça comum deu ganho de causa ao Sport por conta da “inépcia” dos recorrentes e interessados. http://www.stj.gov.br/portal_stj/publicacao/engine.wsp?tmp.area=398&tmp.texto=101011

187.105.46.225 (discussão) 21h23min de 30 de junho de 2012 (UTC)Responder

STF?

STF SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL

STJ SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIÇA

TRF TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL

Alguns não sabem a diferença e colocam informações erradas no artigo.

" e sido mantida pelo STF em 1999" "ter sido julgado em última instância pelo STF" Acho que é melhor ser cego do que ler essas bobagens...

Por que os leigos gostam tanto de dar ênfase em algo que não sabem como se fosse a verdade absoluta e divulgam esses Fatos, que não são verdadeiros, com sensacionalismo? No propósito deliberado de gerar impacto diante da opinião pública e influenciá-la .

A discussão na Justiça Comum não teve seu mérito apreciado por conta de questões processuais, isto é, a ilegitimidade passiva do recorrente reconhecida pelo TRF de Pernambuco, o qual não admitiu a subida do recurso ao STJ por conta desse motivo. No STJ, igualmente, o recurso não teve seu mérito julgado novamente por questões processuais, como a admissibilidade do recurso e a falta de prequestionamento de alegações. Resumindo, a justiça comum deu ganho de causa ao Sport por conta da “inépcia” dos recorrentes e interessados.

187.105.34.172 (discussão) 17h39min de 4 de maio de 2012 (UTC)Responder

Reproduzindo texto do juiz em 1999: A União poderia ter tentado embargar a decisão, mas não o fez. Não apresentou qualquer recurso para questionar o que estaria ferindo o Código de Processo Civil no caso. Por isso, a ação não foi julgada no STJ, que manteve o texto original Toda a matéria foi julgada antes. Soberanamente, a decisão é essa que apreciei no STJ, com o Sport`[5]

" e sido mantida pelo STJ em 1999" é plausível.

Abdm1 (discussão)

" e sido mantida pelo STJ em 1999 é plausível."

Sim, é plausível. Diferente de "e sido mantida pelo STF em 1999" como está no artigo.

187.105.34.172 (discussão) 23h17min de 6 de maio de 2012 (UTC)Responder


STJ?

Outra fonte, a do site do próprio STJ diz:

"Mas, conforme explica a ministra Isabel Gallotti em sua decisão, o STJ não se manifestou sobre o mérito da questão, isto é, sobre quem efetivamente é o campeão brasileiro de 1987. O agravo de instrumento julgado em 1999 apenas confirmou a inviabilidade de ser apreciado pelo STJ o recurso especial da União (representando o Conselho Nacional de Desportos – CND) contra decisão favorável ao Sport.

Naquela ocasião, o STJ se limitou a reconhecer a ausência de requisitos processuais necessários para admitir o recurso, passo anterior ao exame pretendido, à época, pela União."

Acredito que a colocação: "já ter sido mantida essa decisão pelo STJ" deva ser descartada do artigo pois como se vê, sequer foi tangenciado o mérito da causa no exame do recurso especial http://www.stj.gov.br/portal_stj/publicacao/engine.wsp?tmp.area=398&tmp.texto=101011 187.105.46.225 (discussão) 22h10min de 30 de junho de 2012 (UTC)Responder


Comcordo plenamente em descartar isso, não tem como contra-argumentar ou refutar algo do próprio site do STJ.

CAVEIRAPE (discussão) 22h16min de 30 de junho de 2012 (UTC)Responder

A coisa se deu deste jeito. http://www.stj.gov.br/portal_stj/publicacao/engine.wsp?tmp.area=398&tmp.texto=101011 Mantida a sentença no STJ. HelenoFreitas (discussão) 22h59min de 30 de junho de 2012 (UTC)Responder


"Mas, conforme explica a ministra Isabel Gallotti em sua decisão, o STJ não se manifestou sobre o mérito da questão, isto é, sobre quem efetivamente é o campeão brasileiro de 1987. O agravo de instrumento julgado em 1999 apenas confirmou a inviabilidade de ser apreciado pelo STJ o recurso especial da União (representando o Conselho Nacional de Desportos – CND) contra decisão favorável ao Sport.

Naquela ocasião, o STJ se limitou a reconhecer a ausência de requisitos processuais necessários para admitir o recurso, passo anterior ao exame pretendido, à época, pela União."

Onde está escrito que o STJ manteve algo ou vai dizer que o próprio STJ está mentindo?

CAVEIRAPE (discussão) 23h03min de 30 de junho de 2012 (UTC)Responder

Onde está escrito que o STJ reformou a sentença? HelenoFreitas (discussão) 23h05min de 30 de junho de 2012 (UTC)Responder

Onde eu disse que o STJ reformou a sentença? O senhor está sob o efeito de alguma substância alucinógena? O que eu disse é que deve ser descartado no artigo a colocação "já ter sido mantida essa decisão pelo STJ" que o próprio site do STJ diz o contrário. Só falta o senhor dizer que o site super esportes tem mais credibilidade em informações do STJ do o próprio site do STJ.

CAVEIRAPE (discussão) 23h09min de 30 de junho de 2012 (UTC)Responder

Onde a sentença NÃO foi mantida? HelenoFreitas (discussão) 23h11min de 30 de junho de 2012 (UTC)Responder

Vou escrever de novo, não sei se não leu direito ou não entendeu.

Mas, conforme explica a ministra Isabel Gallotti em sua decisão, o STJ não se manifestou sobre o mérito da questão, isto é, sobre quem efetivamente é o campeão brasileiro de 1987. O agravo de instrumento julgado em 1999 apenas confirmou a inviabilidade de ser apreciado pelo STJ o recurso especial da União (representando o Conselho Nacional de Desportos – CND) contra decisão favorável ao Sport.

Naquela ocasião, o STJ se limitou a reconhecer a ausência de requisitos processuais necessários para admitir o recurso, passo anterior ao exame pretendido, à época, pela União."

Segundo o SPFC, O STJ já se manifestou a respeito de quem é o campeão do ano de 1987 e tal decisão já transitou em julgado há mais de 11 anos, não sendo possível nenhum órgão, seja ele do Poder Judiciário, ou a própria CBF, decidir de maneira diversa do disposto no título judicial", afirma o pedido do time paulista, que pretendia manter consigo a “Taça das Bolinhas".

Recurso inviável

Mas, conforme explica a ministra Isabel Gallotti em sua decisão, o STJ não se manifestou sobre o mérito da questão, isto é, sobre quem efetivamente é o campeão brasileiro de 1987. O agravo de instrumento julgado em 1999 apenas confirmou a inviabilidade de ser apreciado pelo STJ o recurso especial da União (representando o Conselho Nacional de Desportos – CND) contra decisão favorável ao Sport.

Naquela ocasião, o STJ se limitou a reconhecer a ausência de requisitos processuais necessários para admitir o recurso, passo anterior ao exame pretendido, à época, pela União. “Como se vê, sequer foi tangenciado o mérito da causa no exame do recurso especial, não se podendo afirmar, portanto, que tenha sido ofendida a autoridade de decisão do STJ”, afirmou a relatora.

Segundo a ministra, o SPFC não busca preservar a competência ou a autoridade da decisão do STJ de 1999, mas reformar a liminar na medida cautelar em trâmite no Rio de Janeiro, o que torna incabível a reclamação.

A próprio site do STJ diz que o STJ se limitou a reconhecer a ausência de requisitos processuais necessários para admitir o recurso. Como se vê, sequer foi tangenciado o mérito da causa no exame do recurso especial.

CAVEIRAPE (discussão) 23h19min de 30 de junho de 2012 (UTC)Responder

Ou seja, o CND (União e Flamengo) foram incomodar o STJ sem nada nas mãos. O STJ manteve a decisão por não ter nada que o levasse a julgar algum mérito ou coisa nova. HelenoFreitas (discussão) 23h22min de 30 de junho de 2012 (UTC)Responder


Onde está falando algo do flamengo? Você só pode ser maluco. Quem foi ao STJ foi o São Paulo pedir para que fosse suspensa uma decisão da 50ª vara cível do RJ e a ministra do próprio STJ explica que o STJ não se manifestou sobre o mérito da questão. Diferente de dizer "já ter sido mantida essa decisão pelo STJ" como vocês querem colocar com toda a pompa aqui no artigo.

São Paulo Futebol Clube não consegue suspender decisão sobre Taça das Bolinhas A medida cautelar determinada pelo juiz da 50ª Vara Cível do Rio de Janeiro em relação à destinação da “Taça das Bolinhas” segue válida. O São Paulo Futebol Clube (SPFC) não conseguiu suspender a decisão. A reclamação apresentada ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) teve seguimento negado pela ministra Isabel Gallotti nesta quinta-feira (3).

Para o clube, o juiz carioca contrariou decisão do STJ de 1999 que teria decretado o Sport Club do Recife vencedor do Campeonato Brasileiro de Futebol Profissional de 1987. Segundo alegou o SPFC, o Clube de Regatas do Flamengo pretende rediscutir o tema, já resolvido pelo STJ.

"O STJ já se manifestou a respeito de quem é o campeão do ano de 1987 e tal decisão já transitou em julgado há mais de 11 anos, não sendo possível nenhum órgão, seja ele do Poder Judiciário, ou a própria CBF, decidir de maneira diversa do disposto no título judicial", afirma o pedido do time paulista, que pretendia manter consigo a “Taça das Bolinhas”. A Justiça do Rio de Janeiro determinou sua devolução à Caixa Econômica Federal (CEF).

Recurso inviável

Mas, conforme explica a ministra Isabel Gallotti em sua decisão, o STJ não se manifestou sobre o mérito da questão, isto é, sobre quem efetivamente é o campeão brasileiro de 1987. O agravo de instrumento julgado em 1999 apenas confirmou a inviabilidade de ser apreciado pelo STJ o recurso especial da União (representando o Conselho Nacional de Desportos – CND) contra decisão favorável ao Sport.

Naquela ocasião, o STJ se limitou a reconhecer a ausência de requisitos processuais necessários para admitir o recurso, passo anterior ao exame pretendido, à época, pela União. “Como se vê, sequer foi tangenciado o mérito da causa no exame do recurso especial, não se podendo afirmar, portanto, que tenha sido ofendida a autoridade de decisão do STJ”, afirmou a relatora.

Segundo a ministra, o SPFC não busca preservar a competência ou a autoridade da decisão do STJ de 1999, mas reformar a liminar na medida cautelar em trâmite no Rio de Janeiro, o que torna incabível a reclamação.


http://www.stj.gov.br/portal_stj/publicacao/engine.wsp?tmp.area=398&tmp.texto=101011

Peço a opinião de outros usúarios sobre isso. Acredito que a wikipédia deva ser imparcial e sempre com informações corretas, para que no artigo não estejam informações erradas e factóides como outros usúarios de forma tendenciosa fazem questão de colocar no artigo para puxar a sardinha para o seu time.

CAVEIRAPE (discussão) 20h31min de 2 de julho de 2012 (UTC)Responder

Pedido de mediação

Informações relativas ao pedido


Pedido de mediação > Estado: fechado

Um usuário fez um pedido de mediação relacionado com uma disputa sobre este artigo ou relacionado com este artigo. A explicação do usuário encontra-se abaixo desta caixa.



Requerente: CAVEIRAPE (discussão) 20h54min de 2 de julho de 2012 (UTC)Responder
Partes: CAVEIRAPE D​ C​ E​ F e HelenoFreitas D​ C​ E​ F
Mediadores: PedRmsg
Solução: Essa alteração foi feita pelo mediador, em busca por uma tentativa de consenso, que aparentemente, deu certo.
Quem está envolvido no caso?
CAVEIRAPE D​ C​ A​ F e HelenoFreitas D​ C​ E​ F
O que é que se passa?
O que está acontecendo é que, o senhor Heleno Freitas insisti em desfazer quaisquer alterações minhas no artigo.
O que é que gostaria que fosse feito (apresente uma possível solução para o problema)?
Gostaria que alguém colocasse a informação correta sobre s decisão do STJ, como em seu próprio site explica.

Discussão sobre a mediação

Pergunta Qual a alteração que está pretendendo fazer? O que os outros estão alegando quando revertem as edições? PedRmsg 21h31min de 2 de julho de 2012 (UTC)Responder

Prentendo retirar do artigo a seguinte colocação: "já ter sido mantida essa decisão pelo STJ". Que o próprio site do STJ explica que não manteve nada. Os outros usuários não alegam nada, somente revertem minhas contribuições.

CAVEIRAPE (discussão) 01h10min de 4 de julho de 2012 (UTC)Responder

O STJ manteve sem precisar julgar a decisão do TRF de Pernambuco por não existir fato novo a ser apresentado pelo CND (Conselho Nacional de Desportos que representava a União diretamente e indiretamente o Flamengo). Ou seja, não julgou por não ter o que julgar e manteve sem nenhuma modificação a decisão do TRF. O resto e blá blá blá de flamenguista que até hoje não ganhou uma questão contra o Sport na justiça federal. HelenoFreitas (discussão) 21h55min de 4 de julho de 2012 (UTC)Responder

(removidos ataques pessoais)

Exemplificando essa Teoria da conspiração: O réu foi condenado pelo TRF, posteriomente no STF tentou modificar a sentença sem provas, por isso não houve julgamento, então o STF não manteve a sentença portanto o condenado está livre. comentário não assinado de 201.92.208.86 (discussão • contrib)

Quanto ao trecho, as duas fontes dizem que o STJ não julgou o caso, mantendo a decisão da 10ª vara (dando o título ao Sport). Acredito que deva colocar uma ressalva dizendo que o STJ não julgou o caso, pois do jeito que está ali dá a entender que o STJ julgou e manteve a decisão. Caveira, alguma fonte (o próprio site do STJ, por exemplo) que diga que o STJ não manteve a decisão? PedRmsg 17h56min de 6 de julho de 2012 (UTC)Responder

A questão esta ai, o STJ não modificou a decisão por não haver fato novo quando o CND (União diretamente e indiretamente Flamengo) recorreu. Não tinha porque mudar a decisão do TRF de Pernambuco. Teve tempo para recorrer e não fizeram mais nada. Transitado em julgado pelo tempo. Nada mais pode ser feito. HelenoFreitas (discussão) 18h14min de 6 de julho de 2012 (UTC)Responder

Fiz uma pequena alteração no trecho, dizendo que o caso não foi julgado pelo STJ. PedRmsg 23h08min de 6 de julho de 2012 (UTC)Responder

Ficou melhor assim como você editou. Agora veja o tópico abaixo aqui. Para mim é dar um peso muito grande há um só campeonato dentro de Campeonato Brasileiro de Futebol. Dois paragrafos curtos seriam suficientes, sem se aprofundar. Existem mais dois artigos tratando da mesma questão! E tem mais este está muito mal editado no todo. Fica a proposta. HelenoFreitas (discussão) 02h00min de 7 de julho de 2012 (UTC)Responder



"Quanto ao trecho, as duas fontes dizem que o STJ não julgou o caso, mantendo a decisão da 10ª vara (dando o título ao Sport). Caveira, alguma fonte (o próprio site do STJ, por exemplo) que diga que o STJ não manteve a decisão?"


Mas, conforme explica a ministra Isabel Gallotti em sua decisão, o STJ não se manifestou sobre o mérito da questão, isto é, sobre quem efetivamente é o campeão brasileiro de 1987.

Aqui está a minha resposta,

O Art. 105 diz que Compete ao Superior Tribunal de Justiça: processar e julgar. A ministra diz que o STJ não entrou no mérito da questão, ou seja não diz quem foi efetivamente foi campeão. O TRF de Pernanbuco diz que o Sport foi campeão de 87. Como podemos afirmar que o STJ manteve a decisão do TRF se ele mesmo, não diz quem é o campeão de 87? Se o STJ tivesse mantido a decisão do TRF, ele diria efetivamente quem é o campeão concorda comigo? E também acredito que julgaria. Como pode o STJ não julgar, não entrar no mérito da questão(não dizer quem é o campeão) e manter um decisão? Por isso, fico com a sua colocação "pois do jeito que está ali dá a entender que o STJ julgou e manteve a decisão". Diferente de dizer "já ter sido mantida essa decisão pelo STJ" como querem colocar com toda a pompa aqui no artigo.


CAVEIRAPE (discussão) 19h12min de 13 de julho de 2012 (UTC)Responder

Sim, não se manifestou, ou seja, não julgou. Essa alteração diz que o STJ não julgou o caso. Com a falta de julgamento, manteve a decisão do TRF. Não endossou, muito menos reprovou, só não julgou o caso e por consequência, manteve a decisão. PedRmsg 20h01min de 13 de julho de 2012 (UTC)Responder

"PROCESSUAL CIVIL - ATO DO CONSELHO NACIONAL DE DESPORTOS VINCULADO AO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO - LEGITIMIDADE PASSIVA "AD CAUSAM" DA UNIÃO FEDERAL. Tratando-se de ato emanado do Conselho Nacional de Desportos(CND), órgão vinculado ao Ministério da Educação, inclusive contrariando a Resolução nº 16/86-CND, é inegável a legitimidade passiva ad causam da União Federal. Apelação e remessa oficial improvidas." Inconformada, a UNIÃO FEDERAL, interpôs Recurso Especial, com fulcro no art. 105, III, a e c, da Constituição Federal, alegando que a decisão recorrida contrariou os arts. 2°, 5° e 7°, da Resolução CND/16/86, além dos arts. 3°, 23, 46 e 113, do CPC. Inadmitido na origem o apelo extremo, manifestou-se o agravo em exame que não autoriza provimento. Inicialmente, constata-se ser inadmissível o apelo extremo apresentado com o intuito de analisar contrariedade de normas contidas em resoluções administrativas, eis que estas não são abrangidas pela expressão lei federal contida no art. 105, inciso III, alínea "a", da Constituição Federal [6]

Tanto no TRF(com julgamento) e no STJ(sem julgamento) esse foi o fator determinante. A justiça julga em cima da legalidade, com isso, os tribunais reconheceram sim, o Sport como único campeão de 1987. Administrativamente com a CBF tentaram sem sucesso, reverter essa situação inviável pela justiça o que acabou também não dando resultado Abdm1 (discussão) 20h58min de 13 de julho de 2012 (UTC)Responder

Acredito que o caso está resolvido. Alguém discorda? PedRmsg 13h43min de 27 de julho de 2012 (UTC)Responder

Depois das palavras de Abdm1, por mim dou caso encerrado. HelenoFreitas (discussão) 19h37min de 28 de julho de 2012 (UTC)Responder

A fonte do diário de PE apenas cita o que escrevi antes, que o STJ se limitou a reconhecer a ausência de requisitos processuais necessários para admitir o recurso da união. E os outros debatedores paracem não entender, que do jeito que estava o artigo dava a entender que o STJ julgou.

A discussão na Justiça Comum não teve seu mérito apreciado por conta de questões processuais, isto é, a ilegitimidade passiva do recorrente reconhecida pelo TRF de Pernambuco, o qual não admitiu a subida do recurso ao STJ por conta desse motivo. No STJ, igualmente, o recurso não teve seu mérito julgado novamente por questões processuais, como a admissibilidade do recurso e a falta de prequestionamento de alegações. Resumindo, a justiça comum deu ganho de causa ao Sport por conta da “inépcia” dos recorrentes e interessados.

E uma pergunta para adbm1 onde diz "ÚNICO" campeão?

CAVEIRAPE (discussão) 20h38min de 21 de agosto de 2012 (UTC)Responder

Acórdão Desembargador(a) Federal Relator(a) [Publicado em 30/07/2012 00:00] [Guia: 2012.000989] (M1052) Ementa: processual civil. Princípio da unicidade recursal. Matéria já tratada na sentença, confirmada pela Corte.1. Matérias já examinadas na sentença confirmada por esta Turma do E.TRF5 em acórdão de seguinte Ementa e VOTO do Relator: PROCESSUAL CIVIL. CUMPRIMENTO DE SENTENÇA. COISA JULGADA.1. Em 10.02.1988 , a agremiação autora/apelada, ingressou em juízo pleiteando ser reconhecida como legitima campeã brasileira de 1987. (expressão singular, pois disputava com o apelante quem seria o CAMPEÃO BRASILEIRO DE 1987). ENTENDIA O FLAMENGO que ele seria o campeão.2. A sentença proferida em 02.05.1994, concluiu por julgar procedente in totum as pretensões formuladas na peça exordial para...determinar seja reconhecido o demandante como campeão brasileiro de futebol profissional do ano de 1987, pela Confederação Brasileira de Futebol -CBF (fls.375 dos autos). No julgamento da apelação, a sentença foi mantida.3. O E.STJ não conheceu do Recurso Especial interposto - Cf. fls 477 dos autos (agravo no.210691) tendo transitado em julgado o ato judicial que reconheceu o SPORT CLUBE DO RECIFE como O CAMPEÃO BRASILEIRO DE 1987, E NÃO COMO UM DOS CAMPEÕES BRASILEIROS!4. A Resolução engendrada pela CBF anteriormente e revogada posteriormente, em 2011, representava, sem dúvida, uma grosseira tentativa de burla a uma decisão judicial transitada em julgado.5. Recurso que se conhece e se nega provimento."2. Pretensão do Recorrente de, por via de agravo de instrumento pretender ato extintivo de processo, enquadrável no conceito de sentença. Impossibilidade.3. Decisão que se mantem, com extinção do agravo de instrumento.ACÓRDÃOVistos e relatados os presentes autos, DECIDE a Primeira Turma do Tribunal Regional Federal da 5ª Região, por unanimidade, negar provimento ao agravo interno, nos termos do relatório e voto anexos, que passam a integrar o presente julgamento.Recife, 19 de julho de 2012 (Data do julgamento). [7] TRF5 resumindo todo o caso. Abdm1 (discussão) 20h16min de 30 de agosto de 2012 (UTC)Responder


Sim SR. ctrl C/ ctrl V. Me refiro ao regulamento desse campeonato e http://www.sportrecife.com.br/noticias/decisao/TEXTO_1_SETENCA_10_VARA_DA_JUSTICA_FEDERAL.pdf


24/04/1997 Sentença do Tribunal Regional Federal (TRF) da 5ª Região/Recife http://www.trf5.jus.br/archive/1997/04/199405000372353_19970424.pdf

E quando me responder, por favor o faça com suas próprias palavras

CAVEIRAPE (discussão)

As fontes estão nos artigos e na discussão explicando praticamente tudo. Primeiramente, o CND estava errado nesse caso, o regulamento válido era esse aqui[8]. O caso já foi resolvido faz tempo. Abrçs Abdm1 (discussão) 15h49min de 4 de setembro de 2012 (UTC)Responder


Procurei e não achei, pode me mostrar uma única fonte ( regulamento de 87 ou a Sentença do Tribunal Regional Federal da 5ª Região/Recife) onde diz único campeão?

Mas, de novo peço, responda com as suas próprias palavras. Ctrl c/ ctrl v não vale.

CAVEIRAPE (discussão) 16h55min de 29 de outubro de 2012 (UTC)Responder

PROPOSTA PARA REDUZIR EM ATÉ DOIS PARÁGRAFOS BEM CURTOS O ASSUNTO "COPA UNIÃO"

Já existe o artigo Copa União (Nome correto Copa Brasil) e lá trata detalhadamente os fatos ocorridos como também existe o artigo Controvérsias do título de campeão brasileiro de futebol de 1987. Não tem sentido ocupar um espaço enorme por causa de um único título quando já tem dois artigos falando sobre o mesmo. HelenoFreitas (discussão) 13h22min de 19 de maio de 2012 (UTC)Responder

E pode dar uma previsão do que está querendo retirar? Irei sugerir colocar todo esse parágrafo em uma seção chamada "Controvérsias" e resumir o assunto. O que sobrar, vai para o artigo principal, que está carecendo de informações. PedRmsg 11h29min de 7 de julho de 2012 (UTC)Responder
O primeiro paragrafo falaria da novidade do clube dos 13 e da Copa União. O segundo paragrafo falaria da polêmica de maneira bem resumida indicando os outros dois artigos. HelenoFreitas (discussão) 15h04min de 7 de julho de 2012 (UTC)Responder
Por mim, pode fazer. Não houve nenhuma controvérsia, mas se for revertido, chame o usuário para discutir nessa seção. Boas edições. PedRmsg 23h38min de 8 de julho de 2012 (UTC)Responder

Informações incompletas

Pessoal, os subtópicos Total de temporadas entre os quatro primeiros colocados e Rodadas na liderança na era dos pontos corridos estão sem informações de período. Estas tabelas representam o período de 2003 até 2011 ou consideram o campeonato de 2012 também? Rumanovsk (discussão) 19h54min de 26 de junho de 2012 (UTC)Responder


Bom, marquei o quadro de Total de temporadas entre os quatro primeiros colocados com {{carece de fontes}} pois ele está extremamente desatualizado e não possui fontes alguma que possa confirmar seus números. Ainda não consegui encontrar nenhuma fonte que confirme os números atualizados. Se alguém encontrar algo, por favor atualizar. Rumanovsk (discussão) 01h23min de 3 de setembro de 2012 (UTC)Responder

Quadrúplice Coroa santista de 1962/1963/1968

Em 1962, o Santos Futebol Clube se consagrou como único clube até o momento a ganhar os títulos em 4 diferentes níveis de competição, campeão Paulista, campeão Brasileiro, campeão Sul-americano (Copa Libertadores da América) e mundial (Campeão Intercontinental de Clubes). Repetindo tal feito em 1963, conquistando regional (Torneio Rio-São Paulo), Campeonato Brasileiro, Sul-americano (Copa Libertadores da América) e Mundial (Copa Intercontinental de Clubes) e 1968 conquistando Campeonato Paulista, Campeonato Brasileiro, Recopa Sul-Americana e Recopa Intercontinental. Feito inalcançável até hoje por um clube campeão brasileiro, no mesmo ano.

Quadro de colocações

Tem algumas omissões. Esqueceram de colocar o Atlético Mineiro no quadro, com o terceiro lugar da Roberto Gomes de Pedrosa de 1970.

CBF RECONHECE TITULO BRASILEIRO DO FLAMENGO

Em Manual a CBF reconheceu o titulo Brasileiro de Fla de 87, assim como a Fifa reconhece em seu site oficial, e a própria CBF

Algum usuário que possa editar paginas semi-protegidas, por favor, editem

http://globoesporte.globo.com/futebol/times/flamengo/noticia/2012/06/em-manual-cbf-reconhece-copa-uniao-como-titulo-brasileiro-do-fla.html

Segundo a fonte que apontou, a CBF cometeu um erro. Está escrito:

"A briga entre Sport e Flamengo pelo reconhecimento oficial do título do Campeonato Brasileiro de 1987 ganhou novo e polêmico capítulo, escrito pela própria CBF. Apesar da decisão judicial que aponta o clube pernambucano como único vencedor do torneio, a entidade disse, no guia oficial do Brasileiro 2012, que o clube carioca também é campeão brasileiro de 1987. Na página da equipe rubro-negra, consta o título da Copa União de 1987 seguido de um asterisco, com a legenda afirmando que o torneio é equivalente ao título nacional. Na parte que cabe ao rubro-negro pernambucano há a menção como campeão brasileiro daquele ano. A CBF informou que houve um erro no material enviado à gráfica."

Bem, então não a nada o que mudar. Gabriel Yuji (discussão) 15h26min de 20 de dezembro de 2012 (UTC)Responder

Times de Pernambuco e os públicos

Acho que a maioria conhece o programa Todos com a Nota, do governo pernambucano. Resumidamente, os torcedores trocam notas fiscais por ingressos, ou seja, o torcedor não paga pra entrar, o governo que paga. Ao meu ver, deveria ser posto um asterisco ao lado dos públicos dos clubes pernambucanos, e dizer qual o público com o programa e o público sem o programa. Acho que é injusto com os outros clubes. Pra ter uma noção, a ocupação das pessoas que usam esse programa, que entram de graça, é cerca de 40%~45% do público pagante total. Rmv1 (discussão) 19h51min de 23 de janeiro de 2013 (UTC)Responder

Se houver fontes que mostrem qual o público que entra com a nota e pagando ingresso, acho válido colocar. RmSilva msg 22h38min de 23 de janeiro de 2013 (UTC)Responder
http://conteudo.cbf.com.br/sumulas/4100137b.pdf Esse é o borderô de um jogo do Santa Cruz pela Copa do Nordeste. Arquibancada 2 se refere ao TCN. Rmv1 (discussão) 23h13min de 23 de janeiro de 2013 (UTC)Responder

Mudança de regras após o inicio do campeonato.

Conforme podemos ler no Jornal do Brasil do dia 11 de setembro de 1987, página 20 (referência 9), o campeonato só começou no dia 13 de setembro. A mudança com o jogos do quadrangular final foi colocada no dia 03 de setembro, logo, antes do início do campeonato. Entendo que quem tentou mudar o regulamento após o início da competição foi o clube dos 13. O regulamento já estava fechado, com o quadrangular final, antes do início da competição. Proponho uma mudança nessa parte do texto, em que diz exatamente o contrário. Também proponho retirar a referência 8 daquele ponto, uma vez que ela não é pertinente ao assunto. Por último e talvez o mais polêmico, proponho retirar as referências providas pela Globo e suas coligadas, uma vez que elas são parte interessada de um resultado específico, publicando matérias tendenciosas e com falsas verdades sobre o assunto.