Saltar para o conteúdo

Discussão:Partido dos Trabalhadores: diferenças entre revisões

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Último comentário: 10 de fevereiro de 2013 de Jml3 no tópico Categoria Nascidos em 1980
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Linha 1: Linha 1:
'''Pessoal, não é partido, é quadrilha...'''

'''Que zona o artigo todo com tags "carece de fontes", "alguns?", "outros". E também colocar opinião do Olavo de Carvalho para afirmar a absurda colocação de que a ideologia oficial é gramsciana é sacanagem. O partido claramente não é socialista, apesar de uma ou outra dissidência a linha oficial ou uma ou outra declaração panfletária do próprio partido. Thiago FT.
'''Que zona o artigo todo com tags "carece de fontes", "alguns?", "outros". E também colocar opinião do Olavo de Carvalho para afirmar a absurda colocação de que a ideologia oficial é gramsciana é sacanagem. O partido claramente não é socialista, apesar de uma ou outra dissidência a linha oficial ou uma ou outra declaração panfletária do próprio partido. Thiago FT.
'''
'''

Revisão das 17h46min de 25 de abril de 2014

Pessoal, não é partido, é quadrilha...

Que zona o artigo todo com tags "carece de fontes", "alguns?", "outros". E também colocar opinião do Olavo de Carvalho para afirmar a absurda colocação de que a ideologia oficial é gramsciana é sacanagem. O partido claramente não é socialista, apesar de uma ou outra dissidência a linha oficial ou uma ou outra declaração panfletária do próprio partido. Thiago FT.

Quem são os "alguns?" e os "outros?" contidos no artigo ?

Essas terminologias fazem com que o texto não tenha confiabilidade e perca a credibilidade. Outra citação que tendencia o leitor é: "um quarto da população prefere o PT desde 2009". Essa informação não é enciclopédica e fere os principios da imparcialidade. Minha contribuição é essa. Lembrando que não sou membro e portanto não conheço as regras da Wikipédia. Mas sei da sua importância e de quanto é necessário zelar pela sua neutralidade.

PT não é socialista e não existe Socialismo Democrático

Primeiramente, não existe socialismo democrático e sim, Social-democracia, tanto que quando se escreve "socialismo democrático" se é remetido àquela ideologia. Segundo, o PT não é mais socialista, talvez só tenha sido no início... Portanto, as ideologias mais aplicadas ao partido hoje seriam: social-democracia e Democracia Socialista e, também, poderia se acrescentar o Populismo. Abraço a todos!

Matheus (discussão) 00h10min de 19 de julho de 2009 (UTC)Responder

Caro editor, como disse em sua discussão, citar fontes é necessário. A Wikipédia é uma enciclopédia e como tal não deve tomar conclusões, mas documentar as conclusões que outras a pessoas chegaram.
Veja Wikipedia:Verificabilidade.
Por favor, não volte a alterar as ideologias dos partidos baseado apenas em suas próprias conclusões. Entenda que não é uma questão de convencer a mim ou a outros editores, mas de prover fontes fiáveis que corroborem as afirmações.
Saudações.
Porantim msg 01h54min de 19 de julho de 2009 (UTC)Responder

Colegas, por favor, resolvam esta questão da ideologia do PT, porque isto está se tornando uma questão delicada. Estou vigiando este artigo há muito tempo, para evitar vandalismos, que são frequentes, e verifiquei que há uma polémica sobre esta questão. Ontem reverti nova alteração do Usuário:Mateus-sma e ele reverteu de novo; então deixei-lhe uma mensagem – que coloquei dentro de outra que á existia e onde lhe era explicada a razão de não fazer aquela edição – e o usuário foi fazer queixinhas a outro usuário que, por sinal, está procurando razões para propor a minha desnomeação de sysop (o que não me preocupa muito, mas é mais um fator de desestabilização da WP). Reitero que o tom “agressivo” da minha mensagem era necessário pela reincidência; por outro lado, reitero que o usuário não sabe o que é ideologia, uma vez que substitui uma expressão que remete a outra que é clara, por duas expressões, uma equivalente à que lá estava e outra que remete a uma organização política e não a uma ideologia. Por estas razões, e como o assunto parece recorrente, solicito que se coloque um aviso mais claro para evitar estas alterações espúrias. Obrigado. --Rui Silva (discussão) 06h58min de 12 de agosto de 2009 (UTC)Responder

Rui, mais uma vez você está me faltando com respeito. Está insinuando que sou ignorante; não tenho culpa se o artigo Democracia Socialista está tão mal escrito, mas está claro lá que é uma tendência do PT. Talvez devesse olhar bem todos os artigos de partidos (e não só na wikipédia lusófona): na ideologia, muitas vezes, adiciona-se também tendências dos partidos, até porque, identificar ideologia na política brasileira atual é uma das coisas mais complicadas... Não estou fazendo "queixinhas", tampouco sabia que o Rafa queria sua desnomeação, só o procurei pq ele reverteu para minhas edições...Peço que pare de me provocar porque isso eu não vou aceitar de jeito nenhum. Matheus (discussão) 22h02min de 12 de agosto de 2009 (UTC)Responder

Ainda outro apelo aos colegas que cuidam desta página: a seção sobre ideologia está uma grande "salada russa", cheia de opiniões pessoais e de uma polémica muito mal argumentada - e sem fontes! Creio que era mais seguro limpar aquilo tudo e explicar (ou transcrever) a ideologia OFICIAL do PT, tal como vem nos Estatutos. Bom trabalho. --Rui Silva (discussão) 07h33min de 13 de agosto de 2009 (UTC)Responder

Ideologia

Ao editor que inseriu o site Mídia Sem Máscara para afirmar que o PT é socialista. Por favor, esse site afirma que o Fernando Henrique Cardoso é comunista. Não é uma fonte fiável nem de longe.

O site defende abertamente o fascismo e não baseia as informações que publica em nenhuma fonte primária ou secundária. É um site de opinião, pura e simples. Caberia como fonte de opinião, claro, mas não é esse o caso.

Porantim msg 19h28min de 20 de janeiro de 2010 (UTC)Responder


Senhor Porantim,

A citação colocada por mim de modo algum remete a uma página opinativa, e sim a um vídeo do próprio PT, constituindo assim a mais elementar fonte primária que poderia ser colocada no presente debate. Mas na ânsia de desmerecer a fonte por causa de sua discordância política com a mesma, o senhor não percebeu (ou ao menos não expressou) o único erro cometido: o vídeo foi removido.

Tal vídeo pode ser encontrado facilmente no youtube: watch?v=RnCU7dbFL_8 (coloque isto depois de digitar o endereço do site de vídeos)

Só que infelizmente a wikipedia não aceita que se coloque um link para tal site. Mas que fique aqui registrado na discussão tal endereço e que o senhor veja o vídeo de apresentação do terceiro congresso petista onde o partido se define claramente como socialista. Veja e pare de vez com essa birra de negar o óbvio.

--Augustoandre (discussão) 00h33min de 28 de janeiro de 2010 (UTC)Responder


Já que o youtube não aceita vídeos como fonte, colocarei um documento escrito do terceiro congresso petista, onde o partido declara sua ideologia como o socialismo e explica claramente o que o próprio partido entende como sendo este socialismo petista:

http://www.pt.org.br/portalpt/download.php?file=dados/bancoimg/c091207134809Resolucoesdo3oCongressodoPT.pdf

--Augustoandre (discussão) 01h02min de 28 de janeiro de 2010 (UTC)Responder

Augutoandre, sugiro que leia a fonte que inseriu. A resolução define a linha política do PT como "socialismo democrático". Cito: "0 3º. Congresso do PT reafirma os conceitos e posições sobre o socialismo petista definidos pelo 1º. Congresso do PT e pelo VII Encontro Nacional, agregando aos mesmos o conceito de sustentabilidade sócio-ambiental, redefinindo o socialismo petista como socialismo democrático e sustentável.". Ora, o PT é membro ouvinte da Internacional Socialista, que reúne os partidos social-democratas ("socialistas democráticos", trabalhistas e amarelos) do mundo (o membro oficial, no Brasil, é o PDT).
Diga-se de passagem, a linha da direção do PT é absolutamente compatível com isso.
Porantim msg 20h54min de 28 de janeiro de 2010 (UTC)Responder
o PT é partido de Esquerda (pelo menos ideológica) não de centro (tem alguns partidos de direita como aliados) e socialista!!!!!! o pt tanto critica o PSDB mas se define como o mesmo que seria um partido social-democrata!!!! a wikipedia usa formalismos (o que tá escrito no papel - e que não é incorreto) mas podem ser postados informações que talvez contradizam tais dizeres com fontes claro!!!189.30.113.35 (discussão) 04h20min de 7 de abril de 2011 (UTC)Responder

Simbolos.

Pela terceira vez, vou incluir a Bandeira do PT como um SIMBOLO. Mudei de "seu símbolo" (a estrela) para "seus símbolos", pois a Bandeira do PT eh um simbolo. A bandeira foi o PRIMEIRO símbolo. Antes da Estrela, a Bandeira ja era um simbolo e nas Diretas Ja, quando se tornou popular.

Antes de vc desfazer, da pra colocar em votacao? Obrigado Dr Loo 15h57min de 15 de agosto de 2011 (UTC)

Bancada na Câmara dos Deputados

A seção "Bancada na Câmara dos Deputados" possui duas subseções ("Composição atual" e "Bancada eleita para a legislatura") que possuem informações conflitantes, no meu entendimento. Para mim, as informações da única linha da tabela "Composição atual" deveriam corresponder às constantes da primeira linha da tabela "Bancada eleita para a legislatura".

Sugiro:

  • mantermos somente a tabela e subseção "Bancada eleita para a legislatura";
  • renomearmos a tabela para algo que transmita a informação "Histórico de composições";
  • mantendo somente uma subseção, eliminar a noção de subseção aqui, ou seja, deixar somente a seção caput ("Bancada na Câmara dos Deputados");
  • conferirmos a referência que está no fim da seção, objetivando a verificação das informações da primeira linha mantida.

Jonex (discussão) 12h18min de 22 de março de 2012 (UTC)Responder


Afiliação Internacional

Oi, gostaria de sugerir a inserção da afiliação internacional no quadro principal com as informações do partido. Consta no texto o Foro de São Paulo, mas não no quadro, o que acho que melhora a qualidade da informação, a exemplo do que ocorre nas outras versões da Wikipedia (e na lusófona como no caso do Partido Democrata dos EUA). Acredito que a grande parte de nossos partidos não possui essa informação no quadro. Posso inserir? Paulo (não logado).

Celso Daniel e Luiza Erundina

A eleição de Celso Daniel não é mencionada entre as vitórias do partido nas eleições municipais de 1988. Da mesma forma, o nome dele não consta entre os petistas ilustres.

A eleição de Erundina é mencionada, mas ela não aparece entre os ex-petistas ilustres.

Correções necessárias

- Na seção Principais cargos conquistados, consta: O atual presidente do PT desde 11 de outubro de 2005 é Ricardo Berzoini. - Mauricio Rands saiu do PT - Serys Slhessarenko também.

- Na seção Tendências, corrigir link da Articulação de Esquerda - AE para: http://pagina13.org.br/ que é o portal daquela tendência.

Correção do nome da Tendência MAIS

O nome correto da tendência MAIS é "Movimento Ação e Identidade Socialista". Por mais que existam diversos documentos que façam referencia à outra forma, a correta e utilizada pelo agrupamento é esta. Isso pode ser verificado no site atual http://letraselutas.maispt.org DeckoPT (discussão) 20h20min de 17 de janeiro de 2013 (UTC)Responder

Categoria Nascidos em 1980

Categoria Nascidos em 1980 é para pessoas, não para partidos. JAMALmsg 05h56min de 10 de fevereiro de 2013 (UTC)Responder

Opiniões pessoais

"Neste governo também ocorreu o maior escandâlo da República, conhecido como o mensalão, através de artificios com empresários o governo federal levantou fundos junto a orgãos federais(banco do Brasil) para comprar apoio de deputados/senadores com dinheiro público, com o julgamento do STF em 2012, várias figuras do petismo foram condenadas." Maior escândalo de acordo com quem? Maior em que sentido? Tá muito parcial isso.

Parcial

Seção com informações sem fontes e afirmações factuais sem qualquer atribuição. Todas recaem na parcialidade. Trecho marcado.

Lula nunca se disse "distante da esquerda", disse que não é "esquerdista".

A frase está no fim do sexto parágrafo da sessão "Ideologia Partidária Oficial":

"Em julho de 2006, o próprio presidente Lula se declarou distante da esquerda, admitindo que em um eventual segundo mandato prosseguiria com políticas conservadoras."

Ocorre que, na entrevista ( http://noticias.terra.com.br/eleicoes2006/interna/0,,OI1070437-EI6652,00.html ), Lula disse que não era "esquerdista", e não que não era "de esquerda":

"Eu nunca fui esquerdista. Quando alguns companheiros meus americanos, europeus, me chamavam de esquerdista, aqui no Brasil eu era chamado de agente da CIA pelo Partido Comunista Brasileiro e de a muleta da ditadura pelos trotskistas"

Ver artigo da Wikipédia sobre esquerdismo. A introdução diz o seguinte:

"Esquerdismo, dentro do conceito da existência de uma Esquerda e Direita (política), genericamente, refere-se a atitudes ou posições políticas consideradas típicas da esquerda do espectro político. No entanto, no vocabulário dos movimentos comunistas, é usado no sentido de excessivo radicalismo."

Claramente, Lula falou em esquerdismo na segunda acepção. Os companheiros da Europa e dos EUA diziam que ele era radical demais; os radicais daqui diziam que ele era agente da CIA.

Trata-se de uma ambiguidade que não foi esclarecida na entrevista, e que, neste artigo, foi obviamente utilizada para desqualificar a atuação de Lula e do PT. O PT é uma organização diferente dos partidos socialistas "clássicos", de quadros, mas nunca deixou de reivindicar o socialismo e a esquerda.

Lula nunca se disse "distante da esquerda", disse que não é "esquerdista".

A frase está no fim do sexto parágrafo da sessão "Ideologia Partidária Oficial":

"Em julho de 2006, o próprio presidente Lula se declarou distante da esquerda, admitindo que em um eventual segundo mandato prosseguiria com políticas conservadoras."

Ocorre que, na entrevista ( http://noticias.terra.com.br/eleicoes2006/interna/0,,OI1070437-EI6652,00.html ), Lula disse que não era "esquerdista", e não que não era "de esquerda":

"Eu nunca fui esquerdista. Quando alguns companheiros meus americanos, europeus, me chamavam de esquerdista, aqui no Brasil eu era chamado de agente da CIA pelo Partido Comunista Brasileiro e de a muleta da ditadura pelos trotskistas"

Ver artigo da Wikipédia sobre esquerdismo. A introdução diz o seguinte:

"Esquerdismo, dentro do conceito da existência de uma Esquerda e Direita (política), genericamente, refere-se a atitudes ou posições políticas consideradas típicas da esquerda do espectro político. No entanto, no vocabulário dos movimentos comunistas, é usado no sentido de excessivo radicalismo."

Claramente, Lula falou em esquerdismo na segunda acepção. Os companheiros da Europa e dos EUA diziam que ele era radical demais; os radicais daqui diziam que ele era agente da CIA.

Trata-se de uma ambiguidade que não foi esclarecida na entrevista, e que, neste artigo, foi obviamente utilizada para desqualificar a atuação de Lula e do PT. O PT é uma organização diferente dos partidos socialistas "clássicos", de quadros, mas nunca deixou de reivindicar o socialismo e a esquerda.