Edward Russell Ayrton

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Edward Russell Ayrton (17 de dezembro de 188218 de maio de 1914) foi um egiptologista e arqueologista inglês que ficou conhecido pelo grande trabalho realizado na descoberta e estudo de tumbas no Vale dos Reis.

Ele era o filho de William Scrope Arton (um cônsul britânico na China) e Ellen Louisa McClatchie, e nasceu em Wuhu, China, coincidentemente no mesmo ano da formação do Egypt Exploration Society. Ele foi educado no prestigioso St Paul's School em Londres.

Edward R. Ayrton começou sua carreina na egiptologia aos 20 anos auxiliando o pioneiro da metodologia sistemática na arqueologia William Matthew Flinders Petrie. Ele se juntou ao William Petrie na escavação da Egypt Exploration Society em Abidos (que começou em 1899) desde 1902 a 1904.

O primeiro trabalho independente de Ayrton foi a escavaçao de um sítio arqueológico de Shunet ez Zebib (em Abidos) da segunda dinastia. Depois ele trabalhou perto de Abu Gurab com o William L. S. Loat.

Em 1905 e 1905 ele escavou e registrou sepulturas de várias princesas antigas encontradas no complexo funerário do faraó Mentuhotep II em Deir al-Bahari, como parte da expedição dirigida por Édouard Naville e Henry Hall.

Trabalhando para o conhecido Theodore M. Davis no Vale dos Reis de 1905 a 1908, ele descobriu as seguintes tumba:

Ele também dirigiu ou participou de escavações nas seguintes tumbas:

Novamente trabalhando com William L. S. Loat, em 1908 e 1909, ele escavou tumbas da sexta dinastia em Abidos e também tumbas do período pré-dinastico em um cemitério em El Mahasna.

Em 1911 ele aceitou uma posição com o Levantamento Arqueológico do Sri Lanka. Em 18 de maio de 1914 ele se afogou num acidente enquanto estava em uma expedição no lago Tissa Tank, no sul do Sri Lanka.

Publicações[editar | editar código-fonte]

  • "Discovery of the tomb of Si-ptah in the Bibân el Molûk, Thebes", PSBA, 28, 1906.
  • "Pre-dynastic cemetery at El Mahasna", Edward R. Ayrton and W. L. S. Loat, 1911, London.
  • "The Date of Buddhadasa of Ceylon from a Chinese Source". Journal of the Royal Asiatic Society of Great Britain and Ireland, 1911.
  • "The Excavation of the Tomb of Queen Tîyi", The Tomb of Queen Tîyi, ed. Nicholas Reeves, San Francisco, KMT Communications, 1990.


Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.