Eleia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Escavação na área de Vélia (Eleia), perto de Ascea, Campânia, Itália

Eleia, Elea ou Élea[1] (em grego clássico: Ελαία), denominada Vélia na época romana, é uma antiga cidade da Magna Grécia. O sítio arqueológico encontra-se na área da comuna de Ascea, dentro do Parque Nacional do Cilento e do Vale de Diano, província de Salerno, no sul da Itália. As ruínas compreendem muralhas, um teatro, partes de torres e portões e restos de habitações. Foi declarada Patrimônio Mundial pela UNESCO em 1998. Nas proximidades existe uma pequena vila ainda habitada.

História[editar | editar código-fonte]

Quando a Fócida foi conquistada por Harpago, general de Ciro, o Grande, alguns fócios, sob a liderança de Creôntides, embarcaram com suas famílias e foram até Cirno e Messália, mas sendo derrotados nestes lugares fundaram Eleia[2].

A cidade foi fundada em torno de 538 a.C.[carece de fontes?], e lá nasceram Parmênides e Zenão[3], expoentes da chamada Escola eleata.

Política[editar | editar código-fonte]

Segundo Estrabão, a cidade sempre foi bem governada, inclusive com a influência dos filósofos Eleáticos Parmênides e Zenão, e por isso resistiu e triunfou sobre seus vizinhos Leucanos e Posidoníatas, mesmo tendo território e população menores.[3]

Economia[editar | editar código-fonte]

Por ter um solo muito pobre, a economia de Eleia era baseada no mar, com fábricas para o salgamento de peixes e outras indústrias[3].

Referências

  1. «Elea». www.infopedia.pt. Consultado em 29 de março de 2014 
  2. Antíoco, citado por Estrabão, Geografia, Livro VI, Capítulo 1, 1
  3. a b c Estrabão, Geografia, Livro VI, Capítulo 1, 1
  • Este artigo foi inicialmente traduzido, total ou parcialmente, do artigo da Wikipédia em inglês cujo título é «Velia», especificamente desta versão.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Eleia
Ícone de esboço Este artigo sobre arqueologia ou arqueólogo(a) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.