Emoticon

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Esta página ou secção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo (desde outubro de 2014). Por favor, adicione mais referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Face-smile.svg Face-sad.svg

Face-wink.svg Face-surprise.svg
Face-crying.svg Face-grin.svg
Face-devil-grin.svg Emblem-cool.svg
Face-kiss.svg Face-angel.svg

Forma de comunicação paralinguística, um emoticon, palavra derivada da junção dos seguintes termos em inglês: emotion (emoção) + icon (ícone) (em alguns casos chamado smiley) é uma sequência de caracteres tipográficos, tais como: :), :( , ^-^, :3,e.e','-' e :-); ou, também, uma imagem (usualmente, pequena), que traduz ou quer transmitir o estado psicológico, emotivo, de quem os emprega, por meio de ícones ilustrativos de uma expressão facial. Exemplos: Alegre (isto é, sorrindo, estou alegre); Tristeza (estou triste, chorando), etc. Normalmente é usado nas comunicações escritas de programas mensageiros, como o MSN Messenger ou pelo Skype,WhatsApp e outros meios de mensagens rápidas.

Também costuma-se usar um emoticon em demonstração de ironia ou descontentamento com alguma atitude, tal como ciúmes ou sentimentos semelhantes. O mais usado nesse sentido é o emoticon (;, principalmente em situações de ciúmes.

História[editar | editar código-fonte]

O primeiro registro do uso de caracteres de texto para representar, lateralmente, uma expressão facial, ocorreu no jornal New York Herald Tribune, em 10 de Março de 1953, página 20, colunas 4-6. Tratou-se de uma propaganda do filme Lili, estrelado por Leslie Caron. Esta foi a sequência:

Original em Inglês Tradução

Today

You'll laugh :)

You'll cry :( yes

You'll love S2 (heart-shaped face)

Hoje

Você vai rir :)

Você vai chorar :( sim

Você vai amar S2 (formato de coração)

Utilizada nos meios eletrônicos, como emails e redes sociais, os emoticon foram utilizados pela primeira vez às 11h e 44m de 19 de setembro de 1982 pelo professor Scott Fahlman (Pittsburgh, EUA) em um fórum virtual da Universidade Carnegie Mellon[1] .

Emoticons gráficos[editar | editar código-fonte]

Em 1997, o CEO da The Smiley Company, Nicolas Loufrani [2] apercebeu-se da crescente utilização de emoticons de texto ASCII na tecnologia móvel e começou a fazer experiências com rostos Smiley animados[3] com o objetivo de criar ícones coloridos que correspondessem aos emoticons ASCII já existentes, feitos com simples sinais de pontuação, aperfeiçoando-os para uma utilização mais interativa nas plataformas digitais. A partir destes, Loufrani compilou um Dicionário Emoticon online [4] que foi ordenado por categorias: clássicos, expressões de estados de espírito, bandeiras, festividades, diversão, desportos, meteorologia, animais, comida, países, profissões, planetas, zodíaco e bebés. Esses ícones foram registados pela primeira vez em 1997 no The United States Copyright Office e foram publicados posteriormente como ficheiros .gif na Internet em 1998, tornado-se nos primeiros emoticons gráficos de sempre a serem utilizados nas plataformas tecnológicas.[5]

Em 2000, o Diretório de Emoticons criado por Loufrani foi disponibilizado na Internet para os utilizadores poderem transferi-los para os telemóveis através do site smileydictionary.com que incluía mais de 1000 emoticons gráficos do smiley e as respetivas versões ASCII. Esse mesmo diretório foi depois publicado, em 2002, num livro da editora Marabout intitulado Dico Smileys.[6]

Em 2001, a The Smiley Company começou a licenciar os direitos dos emoticons gráficos de Loufrani para utilização em transferências para telemóvel por várias empresas de telecomunicações, incluindo a Nokia, a Motorola, a Samsung, a SFR (Vodafone) e a Sky Telemedia.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Commons
O Commons possui imagens e outras mídias sobre Emoticon

Referências

Ícone de esboço Este artigo sobre Internet é um esboço relacionado ao Projeto Internet. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.