Ernst Mahle

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Ernst Mahle (Stuttgart, 3 de janeiro de 1929) é um compositor e maestro brasileiro nascido na Alemanha.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Ernst Mahle nasceu no ano de 1929, em Stuttgart, Alemanha. Chegou ao Brasil em 1951, naturalizando-se brasileiro em 1962. Foi aluno de composição de Johann Nepomuk David, na Alemanha; de Hans Joachim Koellreuter, no Brasil; e de Messiaen, W. Fortner, E. Krenek, em cursos internacionais de férias, onde também estudou regência com L. Von Matacic, Rafael Kubelik e Mueller-Kray.

Em reconhecimento ao seu extenso trabalho em prol da juventude, recebeu, em 1965, o título de "Cidadão Piracicabano". É co-fundador da Escola de Música de Piracicaba "Maestro Ernst Mahle", onde exerce o cargo de Professor e Maestro das Orquestras de Câmera e Sinfônica, sendo o idealizador do bianual "Concurso Jovens Instrumentistas". Atua também como Professor em vários cursos de férias e festivais de música. Foi vice-presidente da Sociedade Brasileira de Música Contemporânea e é membro da Academia Brasileira de Música (cadeira nº 6).

Críticos de arte atestam a qualidade da música de Mahle, sendo reconhecido por sua técnica irrepreensível. Como compositor foi premiado em vários concursos e é internacionalmente conhecido pela magnitude e valor de seus trabalhos em prol da educação musical e de suas obras, tanto no repertório camerístico como orquestral. Em 1995, recebeu o prêmio Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA).

Discografia[editar | editar código-fonte]

BRITO, Lenora e Kotschoubey. A Música e o Pará, Sony, Gravação digital: Carimbó e Suite Ovalle.

FRIAS, Celisa Amaral e SAMPAIO, Bernardete. As obras para violino e piano, São Paulo, Sonopress,gravação digital, apoio do Ministério da Cultura, 1996.

ORQUESTRA de Câmara de Curitiba. Música Brasileira I, Regência Lutero Rodrigues, Gravação digital:Divertimento Hexatonal. VOLCOV, Ângela e BAZARIAN, Lídia. Concurso Nacional de Música de Câmara FASM, Gravaçãodigital: Suite Nordestina, para piano a quatro mãos.

É membro da Academia Brasileira de Música (cadeira n.o 6).

Óperas[editar | editar código-fonte]

Lista das Obras[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]