Saltar para o conteúdo

Cazzola: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
m Foram revertidas as edições de Alvesguerra para a última revisão de LukeWiller, de 15h52min de 19 de setembro de 2014 (UTC)
Linha 9: Linha 9:


== História ==
== História ==
Em um documento de 1485, a família é chamada ''Cazolus'', ''Cazoli'', ''Cazola''<ref name="veneto"/>. Entre as figuras históricas da família, houve Chiara Cazzola, que se casou com [[Bernabó Visconti]], e Pagano Cazzola, que foi um dos redatores do Estatuto de [[Milão]]<ref>{{it}} [http://www.heraldrysinstitute.com/cognomi_italiani.php?lang=it&time=1302666993&cognome=Cazzola Heraldrys Institute – Cognomi italiani – Cazzola]</ref>. Os componentes de um ramo da família tornou-se ''consignori'' de [[Montabone]]<ref name="blasonario">{{it}} [http://www.blasonariosubalpino.it/Pagina3a.html Blasonario delle famiglie subalpine]</ref>
Em um documento de 1485, a família é chamada ''Cazolus'', ''Cazoli'', ''Cazola''<ref name="veneto"/>. Entre as figuras históricas da família houve Chiara Cazzola, que se casou com [[Bernabó Visconti]], e Pagano Cazzola, que foi um dos redatores do Estatuto de [[Milão]]<ref>{{it}} [http://www.heraldrysinstitute.com/cognomi_italiani.php?lang=it&time=1302666993&cognome=Cazzola Heraldrys Institute – Cognomi italiani – Cazzola]</ref>. Os componentes de um ramo da família tornou-se ''consignori'' de [[Montabone]]<ref name="blasonario">{{it}} [http://www.blasonariosubalpino.it/Pagina3a.html Blasonario delle famiglie subalpine]</ref>


== Difusão ==
== Difusão ==

Revisão das 10h39min de 14 de maio de 2015

O escudo da Cazzola consignori de Montabone

Cazzola é um sobrenome italiano.

Origem

Existem duas hipóteses sobre a origem do sobrenome Cazzola[1][2], um topográfico e um outro que está ligado ao tipo de trabalho do fundador. Cazzola poderia derivar de Cassola, um município da província de Vicenza, ou de Cazzola, um fração do município de Traversetolo, na província de Parma.

A segunda conjectura, como mencionado acima, sugere que o chefe da família tinha um apelido ligado à sua profissão. Neste caso, as duas hipóteses mais prováveis supor que o ancestral era um fabricante ou vendedor de caçarolas (em italiano casseruola), ou um pedreiro, este último utilizando, entre outras ferramentas, espátula (em italiano cazzuola ou cazzola).

História

Em um documento de 1485, a família é chamada Cazolus, Cazoli, Cazola[2]. Entre as figuras históricas da família houve Chiara Cazzola, que se casou com Bernabó Visconti, e Pagano Cazzola, que foi um dos redatores do Estatuto de Milão[3]. Os componentes de um ramo da família tornou-se consignori de Montabone[4]

Difusão

Predominante no norte da Itália, o nome de Cazzola é muito comum na província de Vicenza (especialmente nos municípios de Malo, Schio, Vicenza, Isola Vicentina, Arzignano, Monticello Conte Otto, Valdagno, Grumolo delle Abbadesse, Caldogno e Costabissara). É comum também na província de Alexandria (Acqui Terme e Alexandria), na província de Asti (Montabone e Vaglio Serra) na província de Pavia (Voghera, Verrua Po, Pavia, Pinarolo Po, Castelletto di Branduzzo e Bressana Bottarone), na província de Sondrio (Cosio Valtellino), na província de Ferrara (Ferrara, Goro e Copparo), na província de Bolonha (Bolonha e Argelato), e Génova e Savona[1][5].

As pessoas que carregam o sobrenome Cazzola

Entre aqueles que carregam o sobrenome Cazzola incluem: Alfredo Cazzola (empresário), Clementina Cazzola (atriz), Fabio Cazzola (ex-futebolista), Gabriele Cazzola (diretor e escritor de televisão), Giuliano Cazzola (economista e político), Paola Cazzola (motociclista), Pietro Cazzola (empreiteiro) y Riccardo Cazzola (futebolista).

Referências