Saltar para o conteúdo

Joe Wright: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
imagem
Linha 43: Linha 43:
*2009: [[O solista]]
*2009: [[O solista]]
*2011: [[Hanna (filme)]]
*2011: [[Hanna (filme)]]
*2012: [[Anna Karenina]] (pré-produção)
*2012: [[Anna Karenina]]
*2015: Peter Pan


===Séries de TV===
===Séries de TV===

Revisão das 04h40min de 13 de março de 2016

Joe Wright
Joe Wright
Joe Wright (2007)
Nascimento 1972
Londres, Inglaterra
Ocupação diretor
Cônjuge Anoushka Shankar
Globos de Ouro
2008 Atonement
Prémios BAFTA
2003 Charles II: The Power and The Passion
2005 Pride and Prejudice
2007 Atonement

Joe Wright (Londres, 1972) é um diretor de cinema da Inglaterra vencedor de 3 prêmios na BAFTA (por Charles II: The Power & the Passion e Pride & Prejudice) e uma indicação ao Globo de Ouro (por Atonement).

Primeiros anos e carreira

Joe Wright nasceu no dia 25 de agosto de 1972 em Londres, onde os seus pais, John e Lyndie, criaram o Little Angel Theatre, um teatro de fantoches em Islington. Joe sempre se interessou pelas artes, especialmente pela pintura. Ele também fazia filmes com a sua câmara Super 8 e representava num clube de drama à noite. Wright é disléxico e saiu da escola sem completar todos os exames. Joe começou a sua carreira a trabalhar no teatro de fantoches dos seus pais. Também frequentou aulas na Anna Scher Theatre School e representou a nível profissional no teatro e em algumas produções televisivas. Ele esteve um ano na Camberwell College of Arts, antes de tirar um curso de belas artes e cinema na Central St. Martins. No último ano de estudo, ele recebeu uma bolsa de estudo para fazer uma curta-metragem para a BBC que depois recebeu vários prémios. Devido ao sucesso da curta-metragem, ofereceram-lhe o guião da série Nature Boy. Depois, Joe Wright realizou as séries Bodily Harm e a muito elogiada Charles II: The Power and the Passion que recebeu o BAFTA de Melhor Série Dramática.

Durante a década de 1990, trabalhou na Oil Factory, uma empresa de produção de telediscos em Caledonian Road, Londres. Ele trabalhou numa variedade de produções em vários setores, incluindo diretor de elenco. Aí também teve a oportunidade de realizar alguns telediscos. Além disto, particularmente no seguimento da sua curtas-metragem, ele também estava a trabalhar na sua segunda curta-metragem, intitulada The End. Nesta decada, Wright ainda trabalhou em regime de part-time como roadie da Vegetable Vision, que criava os efeitos visuais de várias bandas eletrónicas, tais como os Chemical Brothers, Darren Emerson, Underworld e Andrew Weathreall.

Filmografia

Séries de TV

  • 2000: Nature Boy
  • 2001: Bob & Rose
  • 2002: Bodily Harm
  • 2003: Charles II: The Power and The Passion

Indicações ao oscar

Joe já foi indicado ao Oscar, por duas vezes, com os filmes Orgulho & Preconceito e Desejo e Reparação, além de outras seis indicações. Desejo e Reparação ganhou o Oscar de melhor trilha-sonora, feita pelo renomado compositor Dario Marianelli.

Curiosidades

Joe e Dario Marianelli trabalharam juntos em Orgulho & Preconceito, em O solista e em Desejo e Reparação. Joe adora as composições de Dario, assim como as atrizes Keira Knightley e Brenda Blethyn, que também continuaram a parceria com o diretor em Desejo e Reparação e, em 2012, nas gravações de Anna Karenina.

Ligações externas

Ícone de esboço Este artigo sobre um(a) cineasta é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.