Darkest Hour (filme)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Disambig grey.svg Nota: "A Hora Mais Negra" redireciona para este artigo. Este artigo é sobre o filme com Gary Oldman. Para outros significados, veja Darkest Hour.
Darkest Hour
A Hora Mais Negra[1] (PT)
O Destino de uma Nação[2] (BR)
Pôster promocional
 Reino Unido
2017 •  cor •  125 min 
Direção Joe Wright
Produção Tim Bevan
Lisa Bruce
Eric Fellner
Anthony McCarten
Douglas Urbanski
Roteiro Anthony McCarten
Elenco Gary Oldman
Ben Mendelsohn
Kristin Scott Thomas
Lily James
Stephen Dillane
Ronald Pickup
Gênero Drama
Guerra
Político
Música Dario Marianelli
Cinematografia Bruno Delbonnel
Edição Valerio Bonelli
Companhia(s) produtora(s) Working Title Films
Wanda Pictures
Distribuição Focus Features
Lançamento 1 de setembro de 2017 (Telluride)
Idioma língua inglesa
Página no IMDb (em inglês)

Darkest Hour (O Destino de Uma Nação BRA ou A Hora Mais Negra POR) é um filme do gênero drama de guerra britânico de 2017, dirigido por Joe Wright, com roteiro de Anthony McCarten. É estrelado por Gary Oldman como Winston Churchill, que interpreta o personagem em seus primeiros dias como primeiro-ministro do Reino Unido e na ocasião em que o Exército Alemão de Hitler cercava as tropas britânicas em Dunquerque, na França, durante a Segunda Guerra Mundial. Também integra o elenco Ben Mendelsohn, Kristin Scott Thomas, Lily James, Stephen Dillane, e Ronald Pickup.

O filme estreou em 1 de setembro de 2017 no Festival de Cinema de Telluride, antes do lançamento oficial programado para 22 de novembro de 2017 nos Estados Unidos e 12 de janeiro de 2018 no Reino Unido.[3]

Sinopse[editar | editar código-fonte]

Poucos dias após se tornar primeiro-ministro, nos primórdios da Segunda Guerra Mundial, Winston Churchill (Gary Oldman) enfrenta um momento crucial contra Adolf Hitler e o seu Exército Alemão.

Elenco[editar | editar código-fonte]

Produção[editar | editar código-fonte]

Em 5 de fevereiro de 2015, foi anunciado que a Working Title Films tinha adquirido Darkest Hour, um script especulativo do roteirista Anthony McCarten (de A Teoria de Tudo) sobre Winston Churchill na ocasião dos dias iniciais da Segunda Guerra Mundial.[4]

Em 19 de março de 2016, foi noticiado que Joe Wright estava em negociações para assumir a direção do filme.[5] Em 14 de abril de 2016, Gary Oldman estava em conversações para interpretar Churchill no filme.[6]

Em 6 de setembro de 2016, foi divulgado na imprensa que a Focus Features iria lancer o filme nos Estados Unidos em 24 de novembro de 2017, com Ben Mendelsohn (como Jorge VI do Reino Unido) e Kristin Scott Thomas (como Clementine Churchill).[3]

No dia 3 de novembro de 2016 foi noticiado que Darkest Hour tinha recentemente iniciado os trabalhos de produção de fotografia cinematográfica.[7] Também em novembro, foi divulgado que Dario Marianelli seria responsável pela trilha sonora do filme.[8]

Foi divulgado em 8 de novembro de 2016 que Stephen Dillane passaria a integrar o elenco.[9] Para desempenhar o papel de Churchill, Oldman gastou ao longo das filmagens cerca de 200 horas de maquiagem e preparação para o personagem.[10]

John Hurt estava inicialmente confirmado no elenco para assumir o papel do ex-primeiro-ministro britânico Neville Chamberlain. No entanto, de acordo com Oldman, Hurt estava a se submeter a um tratamento contra um câncer no pâncreas, e assim indisponível para acompanhar os ensaios para as filmagens. Ele morreu em janeiro de 2017, menos de dois meses depois do início da produção. O ator Ronald Pickup assumiu então o papel de Chamberlain inicialmente atribuído a John Hurt.[11]

Prêmios[editar | editar código-fonte]

Oscar
Melhor Filme Indicado
Melhor Ator - Gary Oldman Venceu
Melhor Fotografia - Bruno Delbonnel Indicado
Melhor Direção de Arte Indicado
Melhor Figurino Indicado
Melhor Penteado & Maquiagem Venceu
Globo de Ouro
Melhor Ator em Drama - Gary Oldman Venceu
Critic´s Choice Awards
Melhor Filme Indicado
Melhor Ator - Gary Oldman Venceu
Melhor Cabelo & Maquiagem Venceu
SAG Awards
Melhor Ator - Gary Oldman Venceu
BAFTA
Melhor Filme Indicado
Melhor Filme Britânico Indicado
Melhor Ator - Gary Oldman Venceu
Melhor Atriz Coadjuvante - Kristin Scott Thomas Indicado
Melhor Trilha Sonora Original - Dario Marianelli Indicado
Melhor Fotografia - Bruno Delbonnel Indicado
Melhor Design de Produção Indicado
Melhor Figurino Indicado
Melhor Penteado & Maquiagem Venceu

Referências

  1. A Hora Mais Negra (em português) no CineCartaz (Portugal)
  2. O Destino de uma Nação (em português) no AdoroCinema (Brasil)
  3. a b McNary, Dave (6 de setembro de 2016). «Gary Oldman's Winston Churchill Film 'Darkest Hour' Gets Release Date, Rounds Out Cast». Variety. Consultado em 4 de novembro de 2016. 
  4. Fleming, Jr., Mike (5 de fevereiro de 2015). «'Theory Of Everything's Anthony McCarten & Working Title Set Winston Churchill WWII Epic». Deadline.com. Consultado em 4 de novembro de 2016. 
  5. Jaafar, Ali (29 de março de 2016). «Joe Wright In Talks To Direct Winston Churchill Pic For Working Title». Deadline. Consultado em 4 de novembro de 2016. 
  6. McNary, Dave (14 de abril de 2016). «Gary Oldman in Talks to Play Winston Churchill in 'Darkest Hour'». Variety. Consultado em 4 de novembro de 2016. 
  7. Raup, Jordan (3 de novembro de 2016). «First Look: Gary Oldman Thoroughly Transforms into Winston Churchill in 'Darkest Hour'». The Film Stage. Consultado em 4 de novembro de 2016. 
  8. «Dario Marianelli to Score Joe Wright's 'Darkest Hour'». Consultado em 15 de maio de 2017. 
  9. Lodderhose, Diana (8 de novembro de 2016). «Stephen Dillane Joins Working Title's Churchill WWII Epic 'Darkest Hour' As Production Begins In UK». Deadline. Consultado em 14 de dezembro de 2016. 
  10. «Gary Oldman Spent 200 Hours In Make-Up Chair To Become Winston Churchill In 'Darkest Hour'». Deadline. 29 de março de 2017. Consultado em 30 de março de 2017. 
  11. «John Hurt won't appear in Darkest Hour, what was thought to be his final film». Digital Spy. 16 de maio de 2017. Consultado em 20 de maio de 2017. 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre um filme britânico é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.