Hanna (filme)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Hanna
 Estados Unidos
 Reino Unido
 Alemanha

2011 •  cor •  
Direção Joe Wright
Roteiro David Farr
Elenco Saoirse Ronan
Eric Bana
Cate Blanchett
Olivia Williams
Tom Hollander
Género suspense
aventura
Lançamento Estados Unidos 8 de abril de 2011
Portugal 7 de julho de 2011
Idioma inglês
francês

Hanna é um filme de suspense dirigido por Joe Wright e estrelado por Saoirse Ronan.

Enredo[editar | editar código-fonte]

Gtk-paste.svg Aviso: Este artigo ou se(c)ção contém revelações sobre o enredo.

Hanna Heller (Saoirse Ronan) é uma menina de 15 anos de idade que vive com seu pai, Erik Heller (Eric Bana) nas zonas rurais do norte da Finlândia, perto de Kuusamo. O filme abre com Hanna caçando e matando uma rena. Desde dois de idade, Hanna foi treinada por Erik, um ex-operador da CIA da Alemanha, para ser uma hábil assassina. Ele ensina para Hanna o seu combate corpo-a-corpo e exercícios no tiro ao alvo. Ele deixou a agência, indo incógnito para o Ártico. Erik sabe um segredo que não pode se tornar público, e Marissa Wiegler (Cate Blanchett), uma alta funcionária da CIA, procura por ele a fim de eliminá-lo. Erik treinou Hanna com a intenção de matar Marissa. Devido a sua educação no deserto, ela não está familiarizada com muitos aspectos da civilização moderna, apesar de ter lido bastante algumas enciclopédias sobre.

Uma noite, Hanna diz a Erik que está "pronta" para enfrentar seus inimigos. Erik desenterra um sinal de rádio que, eventualmente, irá alertar para CIA a sua presença. Embora ele avise Hanna que um confronto com Marissa será fatal para ela ou Marissa, ele deixa a decisão final para Hanna que ativa o rádio sinalizador. Erik vai embora, instruindo-a a encontrá-lo em Berlim. Uma equipe de forças especiais chega para capturar Hanna e Erik; mas, quando Hanna mata dois soldados, o resto da tropa assume que Erik os matou antes de supostamente escapar. Hanna é levada para um complexo subterrâneo onde na CIA, Marissa, sendo suspeita, envia uma dublê (Michelle Dockery) para conversar com Hanna. Enquanto fala com o casal Hanna começa a chorar e rasteja soluçando no colo da dublê, o que torna seus captores inquietos. Eles mandam alguns guardas para sua cela para sedá-la. Quando eles entram na cela, Hanna mata o casal junto com alguns dos guardas e escapa.

Em um flashback, Marissa é vista disparando contra um carro que está carregando a mãe de Hanna, Erik e Hanna, de dois anos. O carro bate, mas o trio foge. Marissa dispara em Johanna, mas Erik escapa com Hanna na floresta. Hanna encontra-se em fuga no deserto marroquino, onde ela encontra o casal boêmio britânico Sebastian (Jason Flemyng) e Rachel (Olivia Williams), que estão viajando em uma van em férias com sua filha adolescente, Sophie (Jessica Barden), e seu filho mais novo, Miles (Aldo Maland). Ela esteve afastada da van da família, tentando viajar para a Espanha buscando atingir Berlim. A família é boa para ela, e ela e Sophie se tornam amigas, até mesmo compartilhando um beijo juntas.

Marissa contrata Isaacs (Tom Hollander), um ex-agente, para capturar Hanna. Hanna viaja com a família enquanto eles dirigem para o norte. Isaacs e dois skinheads prendê-los e, eventualmente, encurralam Hanna e a família na França, mas ela consegue escapar, matando um dos assaltantes. Marissa alcança a família britânica e durante o interrogatório descobre que Hanna está indo para Berlim.

Chegando ao endereço que Erik tinha dito a ela, Hanna se encontra com Knepfler (Martin Wuttke), um mágico velho excêntrico e um amigo de Erik, que vive em um parque de diversões abandonado. Hanna planeja um encontro com seu pai. No entanto, Marissa e Isaacs chegam. Hanna escapa, mas ouve comentários que sugerem que Erik não é seu pai biológico. Mais tarde, Hanna vai para o apartamento de sua avó onde ela encontra sua avó assassinada. Em uma conversa Erik admite a Hanna que não é seu pai biológico. Erik uma vez recrutou mulheres grávidas em um programa em que os seus filhos tiveram DNA reforçado, a fim de criar super-soldados. Após o encerramento do projeto, seus sujeitos foram eliminados.

Marissa e Isaacs chegam, com a intenção de matá-los; Erik age como uma distração para permitir que Hanna escape. Erik mata Isaacs em uma luta, mas é baleado por Marissa, que vai para a casa de Knepfler. Hanna está lá, tendo acabado de descobrir Knepfler morto. Elas se ferem e, eventualmente, Marissa fica desorientada com sua ferida, diminui a velocidade e perde sua arma. Mas Hanna encontra a arma e mata Marissa, ecoando a cena de caça de veados desde o início do filme.

Gtk-paste.svg Aviso: Terminam aqui as revelações sobre o enredo.

Elenco[editar | editar código-fonte]

Recepção da crítica[editar | editar código-fonte]

Hanna teve recepção geralmente favorável por parte da crítica especializada. Em base de 40 avaliações profissionais, alcançou uma pontuação de 65% no Metacritic. Por votos dos usuários do site, atinge uma nota de 7.0, usada para avaliar a recepção do público.[1]

Referências

  1. «Hanna» (em inglês). Metacritic. Consultado em 7 de junho de 2014 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]