Tom Hollander

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Tom Hollander
Tom Hollander em 2007
Nome completo Thomas Anthony Hollander
Nascimento 25 de agosto de 1967 (50 anos)
Bristol, Reino Unido
Ocupação Ator
Prémios Screen Actors Guild
Melhor Elenco em Filme
2002 - Gosford Park

Tom Hollander, nome artístico de Thomas Anthony Hollander (Bristol, 25 de agosto de 1967) é um ator britânico, mais conhecido por seu personagem Lord Cutler Beckett na trilogia Piratas do Caribe. Tem trabalhos tanto na TV como no cinema, no teatro e no rádio.

Ingressou na Universidade de Cambridge, ao mesmo tempo que seu amigo de infância Sam Mendes, que o dirigiu em uma encenação polêmica de "Cyrano de Bergerac" em 1988. Outras colaborações com Mendes seguiram, incluindo o trabalho em conjunto com a Royal Shakespeare Company na peça The Cherry Orchard e várias obras no Festival de Teatro Chichester (1989), bem como a realização de Toronto "Kean" (1991) com Derek Jacobi.

Primeiros anos[editar | editar código-fonte]

Tom Hollander nasceu em Bristol e foi criado em Oxford, onde os seus pais eram professores. O seu pai descende de judeus checos que se converteram ao catolicismo e a sua mãe descende de ingleses. Ele frequentou a Dragon School e depois a Abrigdon School, onde foi o principal corista.

Na adolescência, Hollander era membro do National Youth Theatre e do National Youth Music Theatre (na altura conhecido como Children's Music Theatre). Em 1981, com 14 anos de idade, foi escolhido para o papel principal na dramatização da BBC do romance de Leon Garfield, John Diamond.

Ele estudou Inglês na Selwyn College da Universidade de Cambridge onde se envolveu bastante nas produções teatrais, uma vez que era membro do grupo humorístico Footlights e presidente da Marlowe Society. O seu colega de universidade e amigo, Sam Mendes, encenou muitas das peças em que Tom Hollander participou, incluindo uma produção bastante elogiada pela crítica de Cyrano de Bergerac (onde também participou o futuro Vice Primeiro-Ministro inglês, Nick Clegg). Quando terminou a universidade, Hollander não conseguiu entrar em nenhuma escola de teatro, pelo que começou a trabalhar em produções teatrais.

Carreira[editar | editar código-fonte]

Tom Hollander venceu, em 1992, o Ian Charleson Award de melhor ator pelo seu desempenho na peça The Way of the World no Hammersmith Theatre. Ele já tinha sido nomeado no ano anterior e voltou a ser nomeado em 1997 pelo seu desempenho em The Government Inspector.

Hollander faz parte do elenco das seguintes produções: Absolutely Fabulous, Martha, Meet Frank, Daniel and Laurence, Wives and Daughters, Harry, Cambridge Spies (pelo qual recebeu o Grande Prémio FIPA D'OR de Melhor Ator), Gosford Park, The Lost Prince e Pride & Prejudice (pelo qual recebeu o Comedy Award nos Evening Standard Film Awards , e o prémio de Melhor Ator Secundário nos London Critics Circle). Ele já trabalhou várias vezes com Michael Gambon e com Bill Nighy e é um grande amigo de James Purefoy. Apesar de ser bastante respeitado como um ator de várias personagens e de ter recebido vários prémios, em muitos dos seus filmes a sua altura (1.65 metros) é alvo de chacota. Tom Hollander criou várias personagens cómicas memoráveis, para além de já ter interpretado três réis ingleses: Jorge III, na minissérie John Adams, Jorge V na minissérie The Lost Prince e Eduardo VIII na minissérie Any Human Heart.

Tom Hollander já emprestou a sua voz a várias personagens nas estações de rádio da BBC, incluindo Mosca, na produção de 2004, Volpone, na Radio 3, Frank Churchill em Emma de Jane Austen e Mr. Gently Benevolent na paródia de Charles Dickens, Bleak Expectations na Radio 4. Ele fez a voz de um Joseph Merrick jovem em Elephant Man; uma cabeça sem corpo chamada Enzio num conto urbano gótico cómico e de Leon Themerin, o inventor russo conhecido por ter inventado o instrumento eletrónico teremim. Mais recentemente, gravou o audio-livro de The Casual Vacancy de J.K. Rowling.

Hollander fez o papel de Lord Cutler Beckett, um dos vilões no segundo e terceiro filmes do franchising Piratas das Caraíbas. Também participou na minissérie The Company da TNT, no papel de Harold Adrian Russell Philby. Ele regressou aos palcos em 2007, com a peça de Joe Penhall, Landscape with Weapon no Royal National Theatre. Em 2008 uma pequena participação memorável como Jorge III na minissérie John Adams da HBO e acabou o ano no papel de Coronel Hainz Brandt em Valkyrie.

Em 2009, Tom Hollander fez o papel de um violoncelista em The Soloist de Joe Wright, marcando a segunda vez que trabalhou com o realizador que já o tinha escolhido para o papel de Mr. Collins na versão cinematográfica de 2005 de Pride and Prejudice. Ele voltou a trablhar com Joe Wright no papel do vilão extravagante em Hanna. O ator foi um dos protagonistas do filme In the Loop, onde fez o papel de um Secretário de Estado que diz a coisa errada no momento errado. Mais tarde, fez uma participação especial na série The Thick of It, na qual se baseou o filme.

Em 2010, Hollander e o argumentista James Wood criaram a série Rev, uma comédia sobre um vigário demasiado humano e uma paróquia citadina. Os críticos disseram que a série é inteligente, realista e muito engraçada. Hollander faz o papel da personagem principal, o simpático Reverendo Adam Smallbone. A série recebeu o BAFTA de Melhor Sitcom. A segunda temporada foi exibida na BBC2 em 2011 e a terceira temporada deve estrear em 2014. Tom Hollander regressou recentemente aos palcos com a comédia A Flea in Her Ear no Old Vic Theatre. O ator representa dois papéis e tem sido bastante elogiado pela crítica.

Vida pessoal[editar | editar código-fonte]

Tom Hollander é um ciclista e gosta de correr e já contribuiu com estas atividades para várias causas humanitárias, tendo corrido para angariar fundos para a Childline Crisis Hotline em 2006 e em 2007 para o Teenage Cancer Trust. Ele apoia há vários anos a Helen & Douglas House Hospice for Children and Adults em Oxford e apoia várias instituições de caridade através de aparições públicas e leituras durante o ano. Ele é benfeitor dos British Independent Film Awards e participou no evento 24 Hour Plays New Voices no Old Vic Theatre que apoia jovens escritores. Tom Hollander vive em Notting Hill, Londres.

Filmografia[editar | editar código-fonte]

Trabalhos para a TV[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre um ator é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.