Freida Pinto

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Esta página ou secção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo. Por favor, adicione mais referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Freida Pinto
Pinto em Jaeger-LeCoultre em setembro de 2013.
Nome completo Freida Selena Pinto
Nascimento 18 de outubro de 1984 (31 anos)
Mumbai, Maharashtra
 Índia
Ocupação Atriz e modelo
Prémios Screen Actors Guild
Melhor Elenco no Cinema
2008 - Slumdog Millionaire
IMDb: (inglês)

Freida Pinto (Mumbai, 18 de outubro de 1984) é uma atriz e modelo indiana, mais conhecida pelo seu desempenho na sua estreia como Latika no filme Slumdog Millionaire (br: Quem Quer Ser Um Milionário?), que entre os oito Oscar ganhos, arrebatou o de melhor filme em 2009. Freida ganhou, em conjunto com o restante elenco de Slumdog Millionaire, um prêmio do Screen Actors Guild de melhor performance e foi nomeada para o prémio BAFTA de melhor atriz num papel secundário.

Vida pessoal e origem[editar | editar código-fonte]

Freida Pinto nasceu em Bombaim filha de Sylvia Pinto, diretora da Universal St. John's High School, e Frederick Pinto, gerente de sucursal sênior do Bank of Baroda. O pai de Freida Pinto é de Neerude e a mãe de Derebail, ambas as cidades em Mangalore. Sua família é de origem católica mangaloreana, e em uma entrevista, Freida afirmou ser "totalmente indiana pura", mas que sua família é católica e que alguns «antepassados dos [seus] antepassados» deviam ser de origem portuguesa, como é patente no nome de família "Pinto".[1] [2] [3]

Também tem formação em diferentes formas de dança clássica indiana, bem como a salsa.

Já foi noiva de seu ex-assessor Rohan Antão, mas ela terminou o noivado no início de 2009. Durante seis anos também namorou com a co-estrela de Slumdog Millionaire, Dev Patel, que é seis anos mais novo que ela, até se separarem amigavelmente em finais de 2015.

Carreira[editar | editar código-fonte]

Freida Pinto e Dev Patel no Festival de Toronto 2008

Antes de ser estrela em Slumdog Millionaire, Freida foi apresentadora do programa de viagens internacionais, Full Circle emitido pela Zee TV em inglês entre 2006 e 2008. Fez também publicidade em televisão para as marcas Wrigley's, Skoda, Vodafone Portugal, Airtel e DeBeers. Freida foi modelo durante quatro anos tendo aparecido em desfiles e capas de revistas. Fez a sua formação teatral no estúdio de John Barry's localizado em Andheri e foi orientada pelo próprio John Barry. Após seis meses de audições, foi chamada para um teste para Slumdog Millionaire que realizou com sucesso tendo sido convidada para desempenhar o papel principal do filme.

Freida fez sua estreia no cinema em 2008. Slumdog Millionaire conta a história de um jovem da favela de Mumbai que aparece em um game show e supera as expectativas dos cidadãos, despertando as suspeitas do apresentador de jogo e de agentes da lei. No filme, Freida desempenhou o papel de Latika, a garota com quem Jamal (Dev Patel) está apaixonado. Em 2008 no Toronto International Film Festival, o filme ganhou o Cadillac People's Choice Award. Em 2009 ganhou o Globo de Ouro, o filme ganhou quatro prêmios. Freida foi nomeada para "Melhor Atriz Coadjuvante/Secundária" no BAFTA Awards de 2009 e ganhou o Screen Actors Guild Award por Performance de um Elenco em um Filme ao lado de outros membros do elenco de Slumdog Millionaire.

Ela já concluiu os trabalhos em Miral, um filme franco-israelense dirigida por Julian Schnabel. Freida tem sido lançada no próximo filme de Woody Allen, ambientado em Londres, e co-estrelado por Antonio Banderas, Josh Brolin, Anthony Hopkins, Anupam Kher e Naomi Watts.

Em 13 de maio de 2009, foi anunciado que Freida viria a ser a nova cara da L'Oréal, apesar dos rumores de que estava prevista a assinatura de um "acordo de seis números" com a empresa de cosméticos rival Estée Lauder.

Ela é "Isabella", protagonista do videoclipe da música Gorilla (lançado no dia 15/10/2013) do cantor Bruno Mars.

Filmografia[editar | editar código-fonte]

Ano Nome Personagem
2003 Remix Maya Rudolf
2008 Slumdog Millionaire Latika (mais velha)
2010 You Will Meet a Tall Dark Stranger Dia
Miral Miral
2011 Planeta dos Macacos: A Origem Caroline Aranha
Trishna Trishna
Black Gold (2011) Princesa Leyla
Imortais Fedra
2013 Knight of Cups Desconhecido
Desert Dancer Elaheh
2014 NH10 Detetive

Referências

  1. «Asianista.com». Asianista.com. Consultado em 3 de Setembro de 2011. 
  2. «Costela Portuguesa». Correio da Manhã. Consultado em 3 de Setembro de 2011. 
  3. «More Portuguese Faces in Hollywood». Go Lisbon. Consultado em 3 de Setembro de 2011.