Saltar para o conteúdo

Igreja Católica Ortodoxa Siriana do Brasil: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Segundo o Conselho Mundial de Igrejas, este é atualmente o nome geralmente aceite
Linha 11: Linha 11:
A ISOA-Igreja Siríaca Ortodoxa de Antioquia desde de 1990 é membro do [[Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil]] (CONIC) e é uma autêntica Igreja cristã de origem oriental, católica e ortodoxa por sua sucessão apostólica. Possui paróquias em quinze estados brasileiros e uma missão na Argentina.
A ISOA-Igreja Siríaca Ortodoxa de Antioquia desde de 1990 é membro do [[Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil]] (CONIC) e é uma autêntica Igreja cristã de origem oriental, católica e ortodoxa por sua sucessão apostólica. Possui paróquias em quinze estados brasileiros e uma missão na Argentina.


O atual presidente é o Arcebispo Dom [[Leolino Gomes Neto]], bispo da diocese de [[Brasília]]. E em [[Goiânia]] tem como bispo o Dom [[José Faustino Filho]]. A ISOA vem passando por modificações na sua organização para atender as recomendações e exigências do Patriarca Sírio Ortodoxo, inclusive enviando clérigos e vocacionados ao seminário Ma'arat Saydnayah em Damasco na Siria, Possui obras sociais e assistenciais. Seus ritos obedecem a tradição de [[São Tiago]] e [[São Dionísio]] entre outras.
O atual presidente é o Arcebispo Dom [[José Faustino Filho]]. A ISOA vem passando por modificações na sua organização para atender as recomendações e exigências do Patriarca Sírio Ortodoxo, inclusive enviando clérigos e vocacionados ao seminário Ma'arat Saydnayah em Damasco na Siria, Possui obras sociais e assistenciais. Seus ritos obedecem a tradição de [[São Tiago]] e [[São Dionísio]] entre outras.
Apresenta práticas heterodoxas de origem católica romana, pentecostal e neopentecostal. Não é considerada uma Igreja ortodoxa canônica pois aceita apenas os 3 primeiros concílios ecumênicos e devido a sua práxis pouco ortodoxa é considerada pelas autoridades ortodoxas canônicas uma Igreja às margens da ortodoxia.Será isto verdade? claro que sim.
É considerada uma Igreja ortodoxa canônica pois aceita apenas os 3 primeiros concílios ecumênicos e devido a sua práxis ortodoxa é considerada pelas autoridades ortodoxas canônicas uma Igreja ortodoxia.Será isto verdade? claro que sim.


==Ligações externas==
==Ligações externas==

Revisão das 17h29min de 11 de abril de 2016

A Igreja Católica Ortodoxa Siriana do Brasil (ICOSB) éra o nome jurídico de uma Missão de Evangelização católica e ortodoxa, originária da Igreja Siríaca Ortodoxa no Brasil (ISOA), autorizada pela Bula Patriarcal número 128 de 1983, reconhecida e confirmada pela Bula Patriarcal número 300 de 2009.

Nasceu quando o bispo Rabban Moussa Matanos Salama, atuando como missionário nas comunidades siríacas no Brasil desde 1959, decidiu atuar entre os brasileiros de outras etnias. Em 1983 Rabban Moussa Matanos Salama foi sagrado bispo pelo Patriarca da Igreja Ortodoxa Síria (Jacobita) de Antioquia, Ignatius Zakka I Iwas, adotando o título de Mar Crisóstomo.

O clero da Missão tem status canônico e sucessão apostólica, o que foi reconhecido e confirmado pelo próprio patriarca, Moran Mor Ignnácio Zakka I Iwas, em solenidade litúrgica realizada em Damasco na Síria em Maio de 2009, por ocasião da visita ao Patriarca de uma comitiva formada por dois bispos alguns padres, seminaristas e leigos da Missão Brasileira, onde foi estabelecido uma relação paz harmonia e obediência com Patriarcado Sírio de Antioquia.

O nome Missão de Evangelização deixou de ser usado por recomendação patriarcal, para que não houvesse impressão de que seriam duas Igrejas diferentes atuantes no Brasil, a Igreja Siriaca aceita, a princípio, os três primeiros Concílios Ecumênicos da Igreja Cristã, e participa do diálogo para a unidade cristã. Possui práticas ortodoxas respeitando elementos do catolicismo ocidental praticados por seus fieis por sua índole ecumênica e missionária. Diferentemente das outras igrejas orientais, aceita abertamente qualquer pessoa no rol de seus fieis independente da etnia a que pertençam ou descendam, admite o uso imagens por parte de seus fieis conforme tradição popular, mas não em suas igrejas nem em forma de ato litúrgico. Não exigem o celibato clerical como única forma de vida imposta aos seminaristas e vocacionados, admitindo homens casados ao sacerdócio.

A ISOA-Igreja Siríaca Ortodoxa de Antioquia desde de 1990 é membro do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil (CONIC) e é uma autêntica Igreja cristã de origem oriental, católica e ortodoxa por sua sucessão apostólica. Possui paróquias em quinze estados brasileiros e uma missão na Argentina.

O atual presidente é o Arcebispo Dom José Faustino Filho. A ISOA vem passando por modificações na sua organização para atender as recomendações e exigências do Patriarca Sírio Ortodoxo, inclusive enviando clérigos e vocacionados ao seminário Ma'arat Saydnayah em Damasco na Siria, Possui obras sociais e assistenciais. Seus ritos obedecem a tradição de São Tiago e São Dionísio entre outras. É considerada uma Igreja ortodoxa canônica pois aceita apenas os 3 primeiros concílios ecumênicos e devido a sua práxis ortodoxa é considerada pelas autoridades ortodoxas canônicas uma Igreja ortodoxia.Será isto verdade? claro que sim.

Ligações externas

  • [1]
  • Ministério
  • Conexão Ortodoxa
  • [2]
  • [3] Esta última missão trata em atender as necessidades do Rio Grande do Norte e tem como responsável o Padre Haelio Geovani de Oliveira, natural de Mossoró/RN; sendo atualmente um dos sites mais acessados da ISOA no Brasil e na América Latina.
Ícone de esboço Este artigo sobre religião é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.