Saltar para o conteúdo

Eduardo Braide: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Linha 11: Linha 11:
|profissão = [[Advogado]]<br/>[[Político]]
|profissão = [[Advogado]]<br/>[[Político]]
}}
}}
'''Eduardo Salim Braide''' ([[São Luís (Maranhão)|São Luís]], {{dtlink|12|01|1976}}) é um [[advogado]] e [[político]] [[brasil]]eiro.
'''Eduardo Salim Braide''', mais conhecido como '''Eduardo Braide''' ([[São Luís (Maranhão)|São Luís]], {{dtlink|12|01|1976}}) é um [[advogado]] e [[político]] [[brasil]]eiro.


== Biografia ==
== Biografia ==

Revisão das 02h16min de 2 de setembro de 2016

Eduardo Braide
Eduardo Braide
Eduardo Braide
Deputado estadual pelo  Maranhão
Período 1 de fevereiro de 2011
até atualidade
Dados pessoais
Nascimento 12 de janeiro de 1976 (48 anos)
São Luís, MA
Cônjuge Graziela Braide
Partido PMN (2007–presente)
Profissão Advogado
Político

Eduardo Salim Braide, mais conhecido como Eduardo Braide (São Luís, 12 de janeiro de 1976) é um advogado e político brasileiro.

Biografia

Nasceu em São Luís-MA no dia 12 de janeiro de 1976. Advogado, formou-se em Direito pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA) no ano 2000.

Casado, é pai de 3 filhos.

Eduardo Braide desde muito jovem acredita na vida pública como o caminho para melhorar a vida das pessoas.  

Eduardo Braide foi diretor-presidente da Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema) de 2005 a 2006 e vice­presidente nacional da Associação das Empresas de Saneamento Básico Estadual, no mesmo período. Na Caema, Eduardo Braide realizou concurso público para mais de 1.000 vagas. Também foi o responsável pela criação do Programa Água em Minha Casa, que serviu para aumentar o IDH das cidades mais pobres do Maranhão, além do Programa Ação Ambiental e de Educação Ambiental. Modernizou o atendimento da Companhia com a criação do site, facilitando o acesso dos clientes aos serviços. Implantou vários sistemas de abastecimento em São Luís.

Entre os anos de 2009 e 2010, Eduardo Braide exerceu o cargo de secretário municipal do Orçamento Participativo de São Luís, em que realizou, dentre muitas atividades, a parceria entre a Prefeitura de São Luís e as Associações e Uniões de Moradores para o recebimento de cursos de capacitação e qualificação realizados à comunidade pelo Sesi/Senai, com o apoio do Banco Mundial (Bird), executado por meio do Programa Bacia do Bacanga.

Carreira Política

Deputado estadual em 2010 com 26.792 votos pelo Partido da Mobilização Nacional (PMN), foi o 2° vice­presidente da Assembleia Legislativa, no biênio 2013- / 2014.

Assumiu a presidência do PMN no estado do Maranhão em julho de 2015.

Em 2014, Eduardo Braide foi reeleito deputado estadual pelo PMN com 47.519 votos.

No ano de 2015, Eduardo Braide liderou o maior bloco de deputados estaduais na Assembleia Legislativa. Atualmente é membro das Comissões de Constituição e Justiça; Direitos Humanos e Minorias; Obras e Serviços Públicos.

Assembleia Legislativa

Autor da emenda constitucional que criou o Fundo Estadual de Combate ao Câncer, Eduardo Braide é atualmente o deputado com o maior número de leis em vigor, beneficiando a população de todo o estado nas diversas áreas. Abaixo, as principais leis de sua autoria:

Lei n° 9.614/2012 ­ Educação para Pessoas com Deficiência

As pessoas com algum tipo de deficiência têm o direito de se matricular em escolas próximas de casa ou local de trabalho.

Lei n° 9.889/2013 ­ Teste do Coraçãozinho

Determina que todas as maternidades públicas e particulares devem realizar o Teste do Coraçãozinho em recém­nascidos antes da alta hospitalar.

Lei n° 10.003/2014 – Espaço público é para lazer nas comunidades

Permite que as escolas estaduais coloquem suas áreas de esporte, recreação ou de formação e cultura à disposição das comunidades.

Lei n° 10.302/2015 ­ Conselho Antidrogas nas Escolas

Cria o Conselho Escolar Antidrogas nas escolas de ensino fundamental e médio do Maranhão. Cada escola com o Conselho funcionando será premiada pelo Estado.

Lei n° 10.270/15 – Programa Escola Sustentável

Incentiva os alunos da rede estadual de ensino a desenvolverem, desde cedo, a preocupação e o cuidado com o meio ambiente, a partir de diretrizes como: o uso racional da água e energia, produção e consumo de alimentos orgânicos, integração entre escola e comunidade.

Lei n°10.289/15 – Atendimento às mulheres em situação vulnerável

O Regime Assistencial de Atendimento de Emprego e Renda às mulheres vítimas de violência conjugal no Maranhão garante apoio às mulheres em situação de vulnerabilidade por meio do incentivo à inserção delas no mercado de trabalho.

Lei n° 10.227/2015 ­ Uso de veículos sem procedências pela Polícia

Autoriza veículos sem procedência e que foram usados para cometer crimes, sejam usados em operações policiais em todo o Estado.

Lei n° 10.342/2015 ­ Merenda escolar adequada para seu filho

Garante a estudantes com diabetes, intolerância à lactose e ao gluten, após comprovação à direção da escola, alimentação diferenciada de acordo com a necessidade do caso.

Lei n° 10.449/2016 ­ Doação de Livros Literários e Paradidáticos

Disponibiliza a estudantes e professores da rede estadual mais conhecimento por meio de doações de livros feitas por empresas.

Lei n° 10.417/16 – Fundo Estadual de Proteção dos Direitos Difusos

O Fundo garante recursos destinados às ações referentes aos bens, valores e interesses relacionados ao meio ambiente, ao consumidor, infância e juventude, ao contribuinte, à pessoa com deficiência, ao idoso, à habitação e urbanismo, saneamento básico, à cidadania e à mobilidade urbana. Antes, pela inexistência do Fundo, esses recursos eram destinados ao Governo Federal, por meio do Fundo Nacional de Direitos Coletivos.

Referências

Ligações externas