Saltar para o conteúdo

Marcelo de Carvalho Miranda: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Removendo "Governador_Marcelo_Miranda.jpg", por ter sido apagado no Commons por INeverCry: No source since 27 September 2016
Linha 29: Linha 29:


==== Gestão Atual ====
==== Gestão Atual ====
A atual gestão de Marcelo Miranda é reconhecida pela ineficiência no funcionalismo público, marcada pelo atraso no pagamento de servidores, bem como pelas greves em diversas categorias profissionais. Ganhando destaque, a greve dos Professores, que perdura por meses, prejudica milhares de estudantes que estão desamparados às vésperas do ENEM. Além disso, alguns concursos públicos não tiveram andamento, o que prejudica inúmeras famílias que aguardam por mais de dois anos pela posse.
Marcelo Miranda é reconhecido pelo seu perfil de político experiente e carismático. Uma das principais marcas da sua administração é a postura democrática, o caráter humano de seu governo e o diálogo franco com todos os setores da sociedade. A defesa da democracia e da pluralidade de ideias são características marcantes do governador Marcelo Miranda. 
Outro destaque negativo na atual gestão são os problemas enfrentados na saúde. O Hospital Geral de Palmas sofre com a falta de medicamentos, leitos e vagas na UTI, o que gera atrasos de meses para a realização de cirurgias.


{{Referências}}
{{Referências}}

Revisão das 13h41min de 17 de outubro de 2016

 Nota: Se procura o político sul-matogrossense, veja Marcelo Miranda Soares.
Marcelo Miranda
10º Governador do  Tocantins
Período 1 de janeiro de 2015
até atualidade
Antecessor(a) Sandoval Cardoso
6.º Governador do  Tocantins
Período 1 de janeiro de 2003
até 8 de setembro de 2009
Antecessor(a) José Wilson Siqueira Campos
Sucessor(a) Carlos Henrique Gaguim
Dados pessoais
Nascimento 10 de outubro de 1961 (62 anos)
Goiânia, GO
Partido PMDB
Profissão Agropecuarista

Marcelo de Carvalho Miranda (Goiânia, 10 de outubro de 1961) é um político brasileiro filiado ao Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB). Atualmente, é Governador do Estado Tocantins, cargo que ocupa pela terceira vez. É casado com a deputada federal Dulce Mirada (PMDB) com quem tem dois filhos. Marcelo Miranda é reconhecido pelo seu perfil de político experiente e carismático.

Biografia

Natural de Goiânia (GO), o atual governador do Estado do Tocantins, Marcelo de Carvalho Miranda (PMDB/TO), 55 anos, é agropecuarista. Filho de Marly de Carvalho e Brito Miranda, é casado com a deputada federal Dulce Miranda (PMDB) com quem tem dois filhos: Marcella e Guilherme. Sua ligação com a política começou ainda no Estado de Goiás, assessorando o pai, então deputado estadual Brito Miranda, representante da região do antigo norte goiano, hoje Tocantins, na Assembleia Legislativa daquele Estado. 

Carreira política

Foi eleito deputado estadual pela primeira vez em 1990, sendo reeleito em 1994 e 1998. Por duas vezes consecutivas chegou a presidir a Assembleia Legislativa do Tocantins. Naquele período, integrou a União Nacional dos Legislativos Estaduais (Unale), quando articulou a criação do Parlamento Amazônico, do qual foi presidente de 2001 a 2002.

Em 2002 foi eleito pela primeira vez para o cargo de Governador do Estado do Tocantins com 60% dos votos válidos e assumiu o mandato de 2003 a 2006. Seu trabalho foi reconhecido pelos tocantinenses, que o reelegeram para o seu segundo mandato à frente do Estado. Em 2014, Marcelo Miranda retornou ao cargo de chefe do Executivo tocantinense em uma eleição na qual obteve 51,3% dos votos validos. 

Gestão Atual

A atual gestão de Marcelo Miranda é reconhecida pela ineficiência no funcionalismo público, marcada pelo atraso no pagamento de servidores, bem como pelas greves em diversas categorias profissionais. Ganhando destaque, a greve dos Professores, que perdura por meses, prejudica milhares de estudantes que estão desamparados às vésperas do ENEM. Além disso, alguns concursos públicos não tiveram andamento, o que prejudica inúmeras famílias que aguardam por mais de dois anos pela posse. Outro destaque negativo na atual gestão são os problemas enfrentados na saúde. O Hospital Geral de Palmas sofre com a falta de medicamentos, leitos e vagas na UTI, o que gera atrasos de meses para a realização de cirurgias.

Referências


Precedido por
José Wilson Siqueira Campos
Governador do Tocantins
2003 — 2009
Sucedido por
Carlos Henrique Gaguim
Precedido por
Sandoval Cardoso
Governador do Tocantins
2015 — presente
Sucedido por
-


Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.