EPGE Escola Brasileira de Economia e Finanças: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
RPFGV (discussão | contribs)
Desfeita a edição 60746045 de Renato de carvalho ferreira
Etiquetas: Desfazer Revertida
m Foram revertidas as edições de RPFGV para a última revisão de Renato de carvalho ferreira, de 03h11min de 26 de março de 2021 (UTC)
Etiqueta: Reversão
Linha 17: Linha 17:
}}
}}


A EPGE Escola Brasileira de Economia e Finanças (FGV EPGE) é uma instituição de ensino superior particular, com sede na cidade do Rio de Janeiro, mantida pela Fundação Getulio Vargas, organização de direito privado sem fins lucrativos.
A '''EPGE Escola Brasileira de Economia e Finanças (FGV EPGE)''' é uma instituição de ensino superior em [[graduação]] e [[pós-graduação]] na área de Economia, vinculada à [[Fundação Getulio Vargas]]. Desde a sua criação, em 1965, a FGV EPGE contribuiu na formação da elite dos economistas brasileiros, tendo ensinado vários altos funcionários públicos, incluindo ministros de Estado, [[Governador|governadores]], presidentes e diretores do Banco Central do Brasil, bem como diretores e CEOs das empresas privadas mais dominantes e prestigiosas do Brasil e do exterior.


É reconhecida como um dos maiores centros de ensino e pesquisa em economia do Brasil, com corpo docente dedicado à pesquisa em tempo integral e convidados a apresentar os resultados de suas investigações científicas nos melhores departamentos de economia em todo o mundo, publicando nos mais respeitados periódicos acadêmicos da área. Também publica a [http://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/rbe/index Revista Brasileira de Economia (RBE)], a mais antiga e prestigiada revista acadêmica de economia no Brasil.
A EPGE tem por missão “contribuir para o ensino e para a expansão do conhecimento na área de economia”. Sempre apoiada pela atividade de pesquisa dos corpos docente e discente, a busca da excelência no ensino aplica-se tanto à graduação quanto à pós-graduação.

Os programas da EPGE se enquadram na área das Ciências Sociais Aplicadas, em específico nas áreas de Economia e Finanças, na modalidade presencial. Nos programas de pós-graduação stricto sensu, a EPGE oferta o Mestrado e o Doutorado Acadêmicos em Economia, bem como o Mestrado Profissional em Economia e Finanças. Além de tais programas, também oferta sua graduação por meio do Curso de Bacharelado em Ciências Econômicas.

O programa de pós-graduação da FGV EPGE é o mais antigo na área de Economia do Brasil, tendo se iniciado em 1961. Desde a sua criação, a EPGE tem formado parte relevante dos economistas brasileiros de maior destaque profissional, bem como pesquisadores e professores que hoje em dia lecionam em alguns dos melhores departamentos de economia no Brasil e no exterior.

A FGV EPGE também publica a Revista Brasileira de Economia – RBE, a mais antiga e prestigiada revista acadêmica de Economia no Brasil, e a segunda mais antiga da América Latina. A RBE, que está entre as três principais revistas brasileiras, de acordo com o fator de impacto H index 8 (Thomson Reuters, 2012-2015), publica 4 edições em seu volume anual, um total de 24 artigos.


== História ==
== História ==
Em 1961, foi fundado o Centro de Aperfeiçoamento de Economistas (CAE), por iniciativa da [[Fundação Rockefeller]] e do [[Instituto Brasileiro de Economia]] (IBRE), da Fundação Getulio Vargas, com o objetivo de preparar alunos para concorrer a bolsas de estudo em cursos de pós-graduação no exterior. No dia 20 de dezembro de 1965, a FGV passa a denominar o antigo CAE como Escola de Pós-Graduação em Economia (EPGE), sob a direção de [[Mário Henrique Simonsen|Mario Henrique Simonsen]], sendo ofertados cursos de mestrado. Em 1974, é inaugurado, o curso de Doutorado da EPGE. Em 2002, dá-se início, também, ao curso de Graduação. [http://epge.fgv.br/pt/escola/historia-da-epge-fgv <nowiki>[2]</nowiki>]
Em 1961, em consequência de uma proposta da [[Fundação Rockefeller]] de financiar a ida de alguns economistas brasileiros recém-formados para estudar no exterior, foi fundado o Centro de Aperfeiçoamento de Economistas (CAE) com o objetivo de preparar alunos para concorrer a bolsas de estudo em cursos de pós-graduação no exterior.


== Ensino ==
No dia 20 de dezembro de 1965, a FGV passou a denominar o antigo CAE como Escola de Pós-Graduação em Economia (EPGE), sob a direção de [[Mário Henrique Simonsen|Mario Henrique Simonsen]].


=== Graduação ===
Em janeiro de 1966 teve início o ano letivo da primeira turma de Mestrado e em 1974, foi inaugurado o curso de Doutorado da EPGE.

Em 2001, foi criado o programa de Mestrado Profissional em Finanças e Economia Empresarial. Ainda em 2001 o MEC autoriza a criação do Bacharelado em Ciências Econômicas e, para ministrá-lo, credenciou a Escola Brasileira de Economia e Finanças (EBEF).

Periodicamente, a EPGE tem recebido os mais ilustres professores e pesquisadores da área. [https://epge.fgv.br/pt/pessoas/visitantes Visitaram a EPGE], desde 2010, mais de 550 docentes dos melhores Departamentos de Economia do exterior, incluindo doze visitas de sete pesquisadores laureados com o Prêmio Nobel em Economia: [https://eventosepge.fgv.br/pt/evento/5820/premio-nobel-robert-engle-faz-palestra-na-epge-fgv-sobre-crises-financeiras Robert Engle], [https://eventosepge.fgv.br/pt/evento/26071/laureado-com-o-premio-nobel-christopher-sims-visita-a-fgv-epge-em-2013 Christopher Sims], [https://eventosepge.fgv.br/pt/eventos?tid=All&ano%5Bvalue%5D%5Byear%5D=&texto=Heckman James Heckman], [https://eventosepge.fgv.br/pt/evento/26069/laureado-com-o-premio-nobel-edward-prescott-visita-a-fgv-epge-em-2013 Edward Prescott], [https://eventosepge.fgv.br/pt/evento/18807/palestra-do-professor-rubens-penha-cysne-na-recepcao-do-premio-nobel-em-economia-robert Robert Lucas Jr], [https://eventosepge.fgv.br/pt/evento/5815/fgv-epge-recebe-premio-nobel-em-economia-eric-maskin Eric Maskin] e [https://eventosepge.fgv.br/pt/evento/5813/fgv-epge-recebe-premio-nobel-john-nash John Nash].

== Ensino ==


* [[Ciências Econômicas]]
=== Doutorado e Mestrado Acadêmico – Linhas de Pesquisa ===


=== Pós-graduação ===
* Econometria
* Economia Internacional
* Economia Monetária
* Desenvolvimento Econômico
* Finanças
* Microeconomia Aplicada
* Teoria Econômica


* Doutorado em Economia
=== Mestrado Profissional em Economia e Finanças – Linhas de Pesquisa ===
* Mestrado em Economia
* Mestrado Profissional em Economia e Finanças
* Pós-Doutorado em Economia


== Resultados Notáveis <small>[http://epge.fgv.br/pt/escola/avaliacoes-e-rankings <nowiki>[3]</nowiki>]</small> ==
* Ciência de Dados Aplicada à Economia
* Economia da Infraestrutura
* Economia e Finanças de Energia
* Economia Empresarial
* Finanças
* Regulação e Avaliação de Políticas Públicas


* Os cursos de pós-graduação da FGV EPGE foram todos agraciados com a nota máxima pelo [[Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior|CAPES]] em todos os anos, desde 2010.
== Algumas distinções ==
* O curso de graduação obteve o primeiro lugar no Ranking do Índice Geral de Cursos (IGC) em 7 das 11 avaliações já realizadas pelo MEC, envolvendo todos os cursos de graduação do país, incluindo a última, no ano de 2017.
* O curso de graduação obteve o primeiro lugar no ENADE em 2 das 4 avaliações já feitas pelo MEC, dentre todos os cursos de economia, incluindo a última, referente ao ano de 2015.
* Desde o início de 2005, o Ranking Internacional de Departamentos de Economia da Universidade de Tilburg, aponta a FGV EPGE como o primeiro departamente de Economia da América Latina. [https://econtop.uvt.nl/rankingsandbox.php]
* Primeiro lugar do Brasil no site de pesquisa econômica [https://ideas.repec.org/top/top.brazil.html RePec].
* Quatro dos cinco Fellows da [[Econometric Society]], uma das associações de pesquisadores mais respeitadas do ramo, trabalhando em departamentos de economia no Brasil estão na EPGE: Aloisio Araujo, Marcelo Moreira, Marilda Sotomayor e Paulo Klinger.


== Professores notáveis [http://epge.fgv.br/pt/pessoas/professores/quadro-complementar <small><nowiki>[4]</nowiki></small>] ==
* 1º lugar nacional do Índice Geral de Curso (IGC) em 8 das 12 avaliações já realizadas pelo MEC, dentre mais de 2000 Instituições de Educação Superior (incluindo Universidades, IFETs, Centros Universitários, Cefets e Faculdades) em todas as áreas de conhecimento.
* 1º lugar do ENADE de Economia em 3 das 5 avaliações já feitas pelo MEC. A avaliação incluiu algo em torno de 200 Instituições de Educação Superior (IES) que ministram o curso de Economia no Brasil.
* Nas três últimas avaliações disponibilizadas pela CAPES/MEC, desde 2010, a EPGE obteve notas máximas da Capes na avaliação de todos os seus programas de pós-graduação
* A EPGE tem sido apontada há vários anos como o primeiro departamento de economia da América Latina pelo Ranking Internacional de Departamentos de Economia da Universidade de Tilburg.
* 1º lugar no ranking brasileiro IDEAS RePEc
* 1º lugar nacional em 3 das 4 últimas avaliações da ANPEC dentre as Graduações em Economia do Brasil. · Quatro dos cinco Fellows da [[Sociedade Econométrica|Econometric Society]], uma das associações de pesquisadores mais respeitadas do ramo, trabalhando em departamentos de economia no Brasil estão na EPGE: Aloisio Araujo, Marcelo Moreira, Marilda Sotomayor e Paulo Klinger.
* Nota máxima em todas as avaliações já efetuadas pelo Guia do Estudante (da Editora Abril).
* Nota máxima (5 estrelas) no Guia da Faculdade 2020 (do Estadão/Quero)
{{Referências}}Site da Escola: https://epge.fgv.br/pt


* [[Mário Henrique Simonsen]]
Avaliações e Rankings: https://epge.fgv.br/pt/escola/avaliacoes-e-rankings
* [[Eugênio Gudin]]
* [[Carlos Geraldo Langoni]]
* [[Elon Lages Lima]]
* Carlos Langoni
* Clóvis de Faro
* Marcos Lisboa
* Fernando de Holanda Barbosa
* Sérgio Werlang
* Aloísio Pessoa de Araújo
* Paulo Klinger
* Carlos Ivan Simonsen Leal
* [[Marcelo Neri]]
* Marilda Sotomayor
* Marcelo Moreira


== Alunos de renome [http://epge.fgv.br/pt/escola/depoimentos-sobre-a-epge <small><nowiki>[5]</nowiki></small>] ==
Nobel Lectures: https://epge.fgv.br/pt/internacional/nobel-lectures


* [[Joaquim Levy]]
Depoimentos sobre a Escola: https://epge.fgv.br/pt/escola/depoimentos-sobre-a-epge
* [[Gustavo Loyola]]
* [[Carlos Hamilton Vasconcelos Araújo]]
* [[Maria Silvia Bastos Marques]]
* [[Paulo Guedes]]


Eventos e vídeos: https://eventosepge.fgv.br/<nowiki/>{{Esboço-educação}}
{{Referências}}{{Esboço-educação}}


[[Categoria:Fundação Getulio Vargas]]
[[Categoria:Fundação Getulio Vargas]]

Revisão das 14h17min de 8 de abril de 2021

EPGE Escola Brasileira de Economia e Finanças
FGV EPGE
Fundação 1960
Localização Praia de Botafogo, 190
Rio de Janeiro,  Rio de Janeiro,  Brasil
Página oficial epge.fgv.br

A EPGE Escola Brasileira de Economia e Finanças (FGV EPGE) é uma instituição de ensino superior em graduação e pós-graduação na área de Economia, vinculada à Fundação Getulio Vargas. Desde a sua criação, em 1965, a FGV EPGE contribuiu na formação da elite dos economistas brasileiros, tendo ensinado vários altos funcionários públicos, incluindo ministros de Estado, governadores, presidentes e diretores do Banco Central do Brasil, bem como diretores e CEOs das empresas privadas mais dominantes e prestigiosas do Brasil e do exterior.

É reconhecida como um dos maiores centros de ensino e pesquisa em economia do Brasil, com corpo docente dedicado à pesquisa em tempo integral e convidados a apresentar os resultados de suas investigações científicas nos melhores departamentos de economia em todo o mundo, publicando nos mais respeitados periódicos acadêmicos da área. Também publica a Revista Brasileira de Economia (RBE), a mais antiga e prestigiada revista acadêmica de economia no Brasil.

História

Em 1961, foi fundado o Centro de Aperfeiçoamento de Economistas (CAE), por iniciativa da Fundação Rockefeller e do Instituto Brasileiro de Economia (IBRE), da Fundação Getulio Vargas, com o objetivo de preparar alunos para concorrer a bolsas de estudo em cursos de pós-graduação no exterior. No dia 20 de dezembro de 1965, a FGV passa a denominar o antigo CAE como Escola de Pós-Graduação em Economia (EPGE), sob a direção de Mario Henrique Simonsen, sendo ofertados cursos de mestrado. Em 1974, é inaugurado, o curso de Doutorado da EPGE. Em 2002, dá-se início, também, ao curso de Graduação. [2]

Ensino

Graduação

Pós-graduação

  • Doutorado em Economia
  • Mestrado em Economia
  • Mestrado Profissional em Economia e Finanças
  • Pós-Doutorado em Economia

Resultados Notáveis [3]

  • Os cursos de pós-graduação da FGV EPGE foram todos agraciados com a nota máxima pelo CAPES em todos os anos, desde 2010.
  • O curso de graduação obteve o primeiro lugar no Ranking do Índice Geral de Cursos (IGC) em 7 das 11 avaliações já realizadas pelo MEC, envolvendo todos os cursos de graduação do país, incluindo a última, no ano de 2017.
  • O curso de graduação obteve o primeiro lugar no ENADE em 2 das 4 avaliações já feitas pelo MEC, dentre todos os cursos de economia, incluindo a última, referente ao ano de 2015.
  • Desde o início de 2005, o Ranking Internacional de Departamentos de Economia da Universidade de Tilburg, aponta a FGV EPGE como o primeiro departamente de Economia da América Latina. [1]
  • Primeiro lugar do Brasil no site de pesquisa econômica RePec.
  • Quatro dos cinco Fellows da Econometric Society, uma das associações de pesquisadores mais respeitadas do ramo, trabalhando em departamentos de economia no Brasil estão na EPGE: Aloisio Araujo, Marcelo Moreira, Marilda Sotomayor e Paulo Klinger.

Professores notáveis [4]

Alunos de renome [5]

Referências

Ícone de esboço Este artigo sobre educação ou sobre um educador é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.