Raimundo V de Toulouse: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Manutenção
Gean (discussão | contribs)
iws
Linha 41: Linha 41:


[[Categoria: Condes de Tolosa]]
[[Categoria: Condes de Tolosa]]


[[ca:Ramon V de Tolosa]]
[[de:Raimund V. (Toulouse)]]
[[en:Raymond V, Count of Toulouse]]
[[es:Raimundo V de Tolosa]]
[[fr:Raymond V de Toulouse]]
[[it:Raimondo V di Tolosa]]
[[la:Raimundus V (comes Tolosae)]]
[[nl:Raymond V van Toulouse]]
[[oc:Raimon V de Tolosa]]
[[pl:Rajmund V z Tuluzy]]
[[ru:Раймунд V (граф Тулузы)]]

Revisão das 21h12min de 10 de dezembro de 2009

Brasão dos condes de Toulouse

Raimundo V de Toulouse (1134 - 1194), conde de Toulouse desde 1148 até 1194, ano da sua morte.

Biografia

Segundo as genealogias tradicionais dos condes de Toulouse e do Languedoc deixada pelo frades benedictinos na História Geral do Languedoc, seria Raimundo V, no entanto, estudos recentes feitos a estas genealogias indicam que foram omitidos condes com o nome Raimundo pelo que Raimundo V pode referir-se também como Raimundo VII.

Quando o seu pai Afonso I de Toulouse (1103 - 1148) morreu na Terra Santa em 1148, o Condado de Toulouse vai passar para as mãos de Raimundo V e de seu irmão Afonso II de Toulouse que na altura tinha 14 anos pelo que Raimundo tinha autoridade sobre o irmão.

Os Território foi dividido ficando Raimundo com o metade ocidental do condado e Afonso II com a metade oriental.

Em 1159 inicia uma luta contra a coligação do rei Henrique II de Inglaterra, e do Conde de Barcelona, Guilherme VI de Montpellier. No entanto quando Toulouse foi atacada recebeu a preciosa ajuda do rei Luís VII de França.

Em 1173 assina a paz com o rei Henrique II de Inglaterra e pouco depois voltou a declarar a obediência ao Papa Alexandre III. Em 1176 reuniu-se numa entre Bellcaire d'Empordà e Tarascon-sur-Ariège, com Afonso I de Aragão e Navarra, e convencionaram establecer a cessação dos direitos de Afonso sobre los condados de Gavaldá, Carladès e de Provença a troco de 31.000 marcos.

Entre 1183 e 1192 luta novamente contra a Inglaterra, umas vezes ganhando outras perdendo, porque estes ocupavam a Gasconha. Em 1187 adquiriu o viscondado de Nimes, vindo no entanto a cede-lo a Bernard Aton VI Trencavel.

Em 1153 Raimundo V de Toulouse entra em conflito com o visconde Raimundo Trencavel I de Carcassonne, pelo direito de ver reconhecido o Senhorio do conde Ramón Berenguer IV de Barcelona. Um ano mais tarde, casa-se com Constança de França, filha do rei Luís VI de França viúva de Eustaquio IV de Bolonha conde de Bolonha

Relações familiares

Foi filho de Afonso I de Toulouse (1103 -?), Conde de Toulouse também denominado Afonso I Jordania (1103 e de Faydide de Uzès. Foi casado por duas vezes, a primeira em 1154 com [[Constança, princesa de França (c. 1124 - 11 de Outubro de 1176), princesa de França, filha do rei Luís VI de França, de quem teve:

  1. Raimundo VI de Toulouse (27 de Outubro de 1156 -?), conde de Toulouse, e sucessor de seu pai foi casado seis vezes. O primeiro casamento foi com Ermessende de Narbonne-Pelet, condessa de Melgueil, o segundo casamento foi com Beatriz de Trencavel, o terceiro casamento foi com Bourgonde de Lusignan, o quarto casamento foi com Joana de Inglaterra, rainha da Sicília, princesa de Inglaterra, o quinto casamento foi com Beatriz Komnena e o sexto casamento foi com Leonor de Aragão, Infanta de Aragão.
  2. Balduino de Toulouse casou com Alice de Lautrec,
  3. Laure de Toulouse casou com Odo de Comminges,
  4. Adelaide de Toulouse casou com Roger II Trencavel, visconde de Carcassonne,
  5. Albérico Taillefer de Toulouse, conde de Saint-Gilles casou com Beatriz de Albon.

O segundo casamento foi com Richilda da Polónia (Wroclaw, c. 1140 - 16 de Junho de 1185), filha de Ladislau II da Polónia e de Inês de Babenberg e já então viúva de Ramón Berenguer III de Provença, de quem não teve filhos.

Ver também

Referências

  • La Dynastie Capétienne, Thierry Le Hête, Edição do Autor, 1ª Edição, La Bonneville-sur-Iton, 1998, pg. 15
  • Jean-Luc Déjean, Les comtes de Toulouse (1050-1250), Fayard, 1979 (réimpr. 1988) (ISBN 2-213-02188-0) [détail des éditions], p. 179 à 240
  • Foundation for Medieval Genealogy : Raymond V, comte de Toulouse

Ligações externas