Tratado de Guadalupe Hidalgo: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
m Removendo categoria "Fronteiras dos Estados Unidos da América"; Adicionando "Fronteiras dos Estados Unidos" (usando HotCat)
Linha 23: Linha 23:
[[Categoria:Tratados dos Estados Unidos da América|Guadalupe Hidalgo]]
[[Categoria:Tratados dos Estados Unidos da América|Guadalupe Hidalgo]]
[[Categoria:Tratados de paz|Guadalupe Hidalgo]]
[[Categoria:Tratados de paz|Guadalupe Hidalgo]]
[[Categoria:Fronteiras dos Estados Unidos da América]]
[[Categoria:Fronteiras dos Estados Unidos]]


[[ca:Tractat de Guadalupe-Hidalgo]]
[[ca:Tractat de Guadalupe-Hidalgo]]

Revisão das 12h07min de 23 de dezembro de 2009

Cessão mexicana.
Cidades da Compra Gadsden.

O Tratado de Guadalupe Hidalgo foi o tratado de paz que pôs fim à Guerra Mexicano-Americana (1846-1848). O tratado previa a cessão de territórios do México aos Estados Unidos, com uma área total de 1.36 milhões de km2, em troca de 15 milhões de dólares. Os Estados Unidos concordaram ainda assumir cerca de 3.5 milhões de dólares de dívidas mexicanas a cidadãos americanos.

A cessão incluía partes dos actuais estados norte-americanos de Colorado, Arizona, Wyoming e Novo México bem como a totalidade dos actuais estados de Utah, Califórnia e Nevada. O restante território dos actuais estados do Arizona e Novo México foram posteriormente cedidos pelo México, na Compra Gadsden.

O tratado foi assinado em 2 de Fevereiro de 1848 por Nicholas P. Thrist em representação dos Estados Unidos e por três representantes plenipotenciários do lado do México, em Guadalupe Hidalgo, ligeiramente a norte da Cidade do México. Seria ratificado pelo senado dos Estados Unidos em 10 de Março e a 19 de Maio pelo governo mexicano. Os instrumentos de ratificação foram trocados em 30 de Maio em Querétaro.

Ver também

Ligações externas