Corrupção (desambiguação): diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Linha 1: Linha 1:
{{desambiguação}}
{{desambiguação}}
'''Corrupção,''' o termo designa genericamente um acto repreensível e criminoso cujo objectivo é, gestualmente, verbalmente ou sem respostas, intimidar, consentir, aguardar, aceitar, solicitar ou prometer uma vantagem patrimonial ou não-patrimonial indevida, para si ou para terceiro. O crime de corrupção é sempre iniciado por outro crime menor, nomeadamente falsidade, abuso de poder, abandono de funções, denegação de justiça (…). O acto, se for habitual e continuado, se traduz em prejuízo grave para a economia e, em sequência, cria uma crise ao desestruturar a função utilidade ou a economia do investimento, que assegurariam a igualitariedade.
'''Corrupção''' significa etimologicamente deterioração, quebra de um estado funcional e organizado.

'''Corrupção, etimologicamente''' significa deterioração, quebra de um estado funcional e organizado e a sua conversão em usura dos bens públicos.
* [[Corrupção (filme)]]
* [[Corrupção (filme)]]
* [[Corrupção política]] - manifesta-se por meio do [[suborno]], [[intimidação]], [[extorsão]], ou [[abuso de poder]].
* [[Corrupção política]] - manifesta-se por meio do [[suborno]], [[intimidação]], [[extorsão]], ou [[abuso de poder]].

Revisão das 18h06min de 29 de dezembro de 2010



Corrupção, o termo designa genericamente um acto repreensível e criminoso cujo objectivo é, gestualmente, verbalmente ou sem respostas, intimidar, consentir, aguardar, aceitar, solicitar ou prometer uma vantagem patrimonial ou não-patrimonial indevida, para si ou para terceiro. O crime de corrupção é sempre iniciado por outro crime menor, nomeadamente falsidade, abuso de poder, abandono de funções, denegação de justiça (…). O acto, se for habitual e continuado, se traduz em prejuízo grave para a economia e, em sequência, cria uma crise ao desestruturar a função utilidade ou a economia do investimento, que assegurariam a igualitariedade.

Corrupção, etimologicamente significa deterioração, quebra de um estado funcional e organizado e a sua conversão em usura dos bens públicos.