Martin Esslin: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
TXiKiBoT (discussão | contribs)
m adicionou Categoria:Mortos em 2002 usando HotCat
Linha 11: Linha 11:


[[Categoria:Escritores da Hungria]]
[[Categoria:Escritores da Hungria]]
[[Categoria:Mortos em 2002]]


[[de:Martin Esslin]]
[[de:Martin Esslin]]

Revisão das 12h46min de 21 de fevereiro de 2012

Martin Julius Esslin (6 de junho de 1918, 24 de fevereiro de 2002) foi um produtor inglês nascido na Hungria, argumentista, jornalista, adaptador, tradutor, crítico, acadêmico e erudito, professor de arte dramática mais conhecido por ter cunhado o termo "Teatro do Absurdo" no seu trabalho com esse nome (1962). John Calder, editora e material dramático Samuel Beckett confidente, encontrado Esslin do livro "o mais influente texto teatral dos anos 1960."

Julius Pereszlenyi Nascido em Budapeste, Esslin mudou-se para Viena com sua família desde a infância e freqüentou escola e da universidade lá. De ascendência judaica, ele fugiu Áustria, na sequência do Anschluss de 1938.

O teatro do absurdo esforça-se para expressar o seu sentimento da condição humana e da inadequação da abordagem racional por aberto o abandono do pensamento racional dispositivos e discursivas.

Foi chefe da BBC Rádio Drama 1963-77, tendo anteriormente trabalhado para o serviço externo europeu. Depois de deixar a BBC ocupou altos cargos académicos Estado da Flórida e Universidade de Stanford.

Ele também dirigiu muitas obras traduzidas e adaptadas a partir do original alemão, por exemplo, muitas peças de Wolfgang Bauer entre 1967 e 1990.