Wikipédia:Páginas para eliminar/Roberto Barrozo Filho: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Rjbot (discussão | contribs)
Rjbot (discussão | contribs)
Linha 35: Linha 35:


[[Categoria:!Votações de eliminação encerradas sobre pessoas]]
[[Categoria:!Votações de eliminação encerradas sobre pessoas]]
[[Categoria:!Votações de eliminação encerradas sobre política]]
[[Categoria:!Votações de eliminação encerradas sobre políticos]]

Revisão das 16h55min de 12 de março de 2013

Roberto Barrozo Filho

Ferramentas: Roberto Barrozo Filho (editar | discussão | histórico | afluentes | última edição | vigiar | informações | registros | registros do filtro de edições)
Encontre fontes: ABW  • CAPES  • Google (N • L • A)

Vereador que vereava e repórter que reportava. Não cumpre critérios de notoriedade. Yanguas diz!-fiz 04h19min de 16 de fevereiro de 2013 (UTC)

Prazo do debate: 23 de fevereiro de 2013 às 4:19 (UTC) (Se transformada em votação: 02 de março de 2013 às 4:19 (UTC))

Se tivesse sido, como diz o artigo, presidente da Câmara Municipal de Curitiba, isto daria notoriedade, per WP:APDE/PARES, mas a fonte que fala disto é uma ligação inativa. Por enquanto não voto, aguardando para que a WP:PE, mais uma vez, cumpra sua função de estaleiro. Albmont (discussão) 11h39min de 21 de fevereiro de 2013 (UTC)

Eliminar Não cumpre WP:POLÍTICOS nem evidencia relevância. --Stegop (discussão) 15h42min de 23 de fevereiro de 2013 (UTC)

Eliminar. O artigo não deixa transparecer a notoriedade. Rossi Pena (discussão) 05h44min de 24 de fevereiro de 2013 (UTC)

Eliminar WP:BSRE MachoCarioca oi 06h15min de 24 de fevereiro de 2013 (UTC)

Apesar de eu nem precisar de argumentos para descartar a justificativa de todos até o presento momento, pois todos se encaixam em POL, vou apresentar os motivos pelo qual ele cumpre o critério específico que diz: Citação: Vereadores serão relevantes somente se tiverem feitos de grande destaque no cenário político local, ou envolvidos em algum fato que resultou em grande comoção e/ou repercussão (necessário ter fonte). Ele foi vereador e fundou um jornal, além presidente de Câmara Municipal de Curitiba (fonte encontrada, Albmont). Aí surgem os "e por quê isso é relevante"? Além do jornal ser tido como um "dos principais veículos de comunicação do Estado", seu fundador foi premiado pela Assembléia Legislativa do Paraná por isso (ver "4) Comunicação/Jornal"), logo reconhecimento local confirmado. Gabriel Yuji (discussão) 07h14min de 24 de fevereiro de 2013 (UTC)

Talvez isto seja suficiente para cumprir PARES como jornalista, mas não como político. Ser presidente da câmara não o faz um vereador notório entre os demais. Fundar um jornal também não faz do jornalista, um político notório. Então, não cumpre os critérios para políticos. Os de jornalistas, não temos, resta decidir se é notório entre os pares, ou não. Fundar um jornal - que jornal o faz notório entre os pares? Acho que não. E ser mencionado na página da câmara de vereadores? Se ele não fosse, ele próprio um ex-vereador, talvez sim, mas tendo sido, até que ponto a fonte é suficientemente independente? Madalena (discussão) 19h56min de 26 de fevereiro de 2013 (UTC)
Quanto a relação ao lado político acho que tem razão, mas como jornalista parece ser notório. Qual fonte questionou ser independente? A que diz que ele ganhou a homenagem? Se for, não me parece ter qualquer ligação com ele, logo é independente. Gabriel Yuji (discussão) 03h32min de 27 de fevereiro de 2013 (UTC)
O artigo não tem nenhuma fonte que fala sobre ele. Uma fonte é uma ligação inativa, a outra não fala dele. Albmont (discussão) 10h42min de 28 de fevereiro de 2013 (UTC)
Gabriel, um ex-vereador ser homenageado pela camara de vereadores não creio ser uma fonte mt independente. Está certo que ele não era mais vereador qnd teve a homenagem, mas é o mesmo q uma organização q faz um premio resolver premiar um ex-presidente/diretor/sócio da organização. Rjclaudio msg 21h01min de 28 de fevereiro de 2013 (UTC)
E ser homenageado por uma Assembleia Legislativa configura PARES? Se for, temos ali uma lista de 82 pessoas q merecem artigo, e imagino q não faltem homenagens feitas por assembleias legislativas país a fora. Principalmente qnd Pares diz 'reconhecido com um prêmio relevante' (por premio relevante, suponho q seja premio com artigo) e 'reconhecido pelo setor da indústria' (setor aí acho q é algo mais nacional, não? tipo, setor de cinema do Brasil, setor de jornalismo do Brasil. não um 'setor da região'). Especialmente se a homenagem se resumir apenas a ter um nome em uma lista de 82 pessoas e mais nada. Rjclaudio msg 21h07min de 28 de fevereiro de 2013 (UTC)

Conclusão do consenso

Conforme Madalena e Cláudio. Foi explicado como o feito do biografado (fundar um jornal)o tornaria relevante mas não convenceu. A atuação como vereador já foi questionada e o Gabriel pareceu concordar que não é suficiente. Conforme Albmont, nenhuma das fontes fala especificamente dele. O tema em destaque são outros assuntos e ele é meramente citado. Acrescento que a fonte que indica que "o jornal é um dos veículos de comunicação mais importantes do estado" é a opinião da fonte, citada através de uma notícia, que não tem autoridade entre pares para determinar nada disso. Nem por transmissão de notoriedade dava para passar.OTAVIO1981 (discussão) 12h10min de 7 de março de 2013 (UTC)

Otavio, poderia comentar se "homenagem pela Assembleia legislativa" é um caso válido de WP:APDE/PARES? E depois, se para esse caso específico, é um reconhecimento por uma fonte independente o suficiente para ser Pares? Me parece importante analisar esse ponto e gerar um precedente, e como vc não falou sobre isso nessa conclusão fiquei na dúvida qual a opinião da comunidade sobre isso. Rjclaudio msg 16h54min de 8 de março de 2013 (UTC)
Não é um caso válido. O próprio Gabriel concordou que a atuação como político não era suficiente e PARES só é possível aplicar a vereador. As únicas dúvidas foram em relação a notoriedade como jornalista por ter fundado o jornal mas não houve aprofundamento desta questão para configurar uma relação permanente do tipo jornalista homeageado pela assembléia legislativa é notório.OTAVIO1981 (discussão) 17h28min de 8 de março de 2013 (UTC)