Otão IV do Sacro Império Romano-Germânico: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
m Stegop moveu Oto IV, Sacro Imperador Romano-Germânico para Otão IV, Sacro Imperador Romano-Germânico: Nome mais comum e possivel.te mais correto em pt
maiúscula
Linha 25: Linha 25:
Otto nasceu na [[Normandia]], filho de [[Henrique, o Leão]], [[Duque da Baviera]] e da [[Duque da Saxônia|Saxônia]], e de [[Matilda da Inglaterra|Matilda Plantageneta]].
Otto nasceu na [[Normandia]], filho de [[Henrique, o Leão]], [[Duque da Baviera]] e da [[Duque da Saxônia|Saxônia]], e de [[Matilda da Inglaterra|Matilda Plantageneta]].


Ele cresceu na Inglaterra sob os cuidados de seu avô Rei [[Henrique II da Inglaterra|Henrique II]]. Otto tonrou-se amigo de [[Ricardo I da Inglaterra]], que tentou fazê-lo [[Conde de York]], e, através de casamento, [[rei da Escócia]]. Ambos falharam e, em [[1196]], ele foi feito por Ricardo [[conde de Poitou]] quando participava na guerra contra a [[França]] no lado dele.
Ele cresceu na Inglaterra sob os cuidados de seu avô o rei [[Henrique II da Inglaterra|Henrique II]]. Oto tonrou-se amigo de [[Ricardo I da Inglaterra]], que tentou fazê-lo [[Conde de York]], e, através de casamento, [[rei da Escócia]]. Ambos falharam e, em [[1196]], ele foi feito [[conde de Poitou]], por Ricardo, quando participava na guerra contra a [[França]] no lado dele.


[[Ficheiro:Otto IV. und Papst Innocenz III. reichen sich vor den ankommenden Schiffen Friedrichs II. die Hände.jpg|thumb|esquerda|150px|Oto IV e o [[Papa Inocêncio III]] se cumprimentando.]]
[[Ficheiro:Otto IV. und Papst Innocenz III. reichen sich vor den ankommenden Schiffen Friedrichs II. die Hände.jpg|thumb|esquerda|150px|Oto IV e o [[Papa Inocêncio III]] se cumprimentando.]]


Após a morte do imperador [[Henrique VI da Germânia|Henrique VI]], alguns dos príncipes do império elegeram seu irmão, [[Filipe da Suábia]], rei em março de [[1198]]. O [[papado]], sob a direcção do [[papa Inocêncio III]], aproveitou a oportunidade para estender suas influência e aproveitar a vulnerabilidade do império e usou seu poder para eleger Oto, cuja família era oposta à [[casa de Hohenstaufen]]. Oto também parecia disposto a conceder quaisquer reivindicações que Inocêncio fizesse. Esses príncipes de oposição à dinastia [[Hohenstaufen|Staufen]] também decidiram, por iniciativa de Ricardo da Inglaterra, eleger um membro da [[Dinastia dos Guelfos]]. O irmão mais velho de Oto, [[Henrique V, conde palatino da Renânia]], estava em uma [[cruzada]] na época, e por isso a escolha caiu sob Oto. O favorito papal, logo reconhecido ao longo de todo o império, foi eleito rei pelos príncipes do norte da Alemanha, em [[Colônia (Alemanha)|Colônia]] em [[9 de junho]] de [[1198]]. Oto assumiu o controle de [[Aachen]], o lugar da coroação, e foi coroada pelo [[Adolf de Altena|Arcebispo de Colônia]], em [[12 de julho]] desse ano. A coroação foi feita com a [[Regalia Imperial|falsa coroa]], porque os poderes reais estavam nas mãos do Staufen.
Após a morte do imperador [[Henrique VI da Germânia|Henrique VI]], alguns dos príncipes do império elegeram seu irmão, [[Filipe da Suábia]], rei em março de [[1198]]. O [[papado]], sob a direcção do [[papa Inocêncio III]], aproveitou a oportunidade para estender suas influência e aproveitar a vulnerabilidade do império e usou seu poder para eleger Oto, cuja família era oposta à [[casa de Hohenstaufen]]. Oto também parecia disposto a conceder quaisquer reivindicações que Inocêncio fizesse. Esses príncipes de oposição à dinastia [[Hohenstaufen|Staufen]] também decidiram, por iniciativa de Ricardo da Inglaterra, eleger um membro da [[dinastia dos Guelfos]]. O irmão mais velho de Oto, [[Henrique V, conde palatino da Renânia]], estava em uma [[cruzada]] na época, e por isso a escolha caiu sob Oto. O favorito papal, logo reconhecido ao longo de todo o império, foi eleito rei pelos príncipes do norte da Alemanha, em [[Colônia (Alemanha)|Colônia]] em [[9 de junho]] de [[1198]].
Oto assumiu o controle de [[Aachen]], o lugar da coroação, e foi coroada pelo [[Adolf de Altena|Arcebispo de Colônia]], em [[12 de julho]] desse ano. A coroação foi feita com a [[Regalia Imperial|falsa coroa]], porque os poderes reais estavam nas mãos do Staufen.



{{Começa caixa}}
{{Começa caixa}}

Revisão das 12h49min de 12 de março de 2014

Otão IV
Sacro Imperador Romano-Germânico

Otão IV

Oto IV de Brunswick (1175 ou 1176 – 19 de maio de 1218) foi um de dois reis rivais do Sacro Império Romano-Germânico de 1198 em diante, rei único de 1208 em diante, e imperador a partir de 1209. O único rei da dinastia Guelfo, foi deposto em 1215.

Biografia

Otto nasceu na Normandia, filho de Henrique, o Leão, Duque da Baviera e da Saxônia, e de Matilda Plantageneta.

Ele cresceu na Inglaterra sob os cuidados de seu avô o rei Henrique II. Oto tonrou-se amigo de Ricardo I da Inglaterra, que tentou fazê-lo Conde de York, e, através de casamento, rei da Escócia. Ambos falharam e, em 1196, ele foi feito conde de Poitou, por Ricardo, quando participava na guerra contra a França no lado dele.

Oto IV e o Papa Inocêncio III se cumprimentando.

Após a morte do imperador Henrique VI, alguns dos príncipes do império elegeram seu irmão, Filipe da Suábia, rei em março de 1198. O papado, sob a direcção do papa Inocêncio III, aproveitou a oportunidade para estender suas influência e aproveitar a vulnerabilidade do império e usou seu poder para eleger Oto, cuja família era oposta à casa de Hohenstaufen. Oto também parecia disposto a conceder quaisquer reivindicações que Inocêncio fizesse. Esses príncipes de oposição à dinastia Staufen também decidiram, por iniciativa de Ricardo da Inglaterra, eleger um membro da dinastia dos Guelfos. O irmão mais velho de Oto, Henrique V, conde palatino da Renânia, estava em uma cruzada na época, e por isso a escolha caiu sob Oto. O favorito papal, logo reconhecido ao longo de todo o império, foi eleito rei pelos príncipes do norte da Alemanha, em Colônia em 9 de junho de 1198.

Oto assumiu o controle de Aachen, o lugar da coroação, e foi coroada pelo Arcebispo de Colônia, em 12 de julho desse ano. A coroação foi feita com a falsa coroa, porque os poderes reais estavam nas mãos do Staufen.


Precedido por
Henrique VI
Sacro Imperador Romano - Germânico
1198 - 1215
Sucedido por
Frederico II