Saga (revista em quadrinhos): diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Criado ao traduzir a página "Saga (comic book)"
 
(Sem diferenças)

Revisão das 16h55min de 28 de janeiro de 2015

Saga é uma revista em quadrinhos americana do gênero ''space opera''. Escrita por Brian K. Vaughan e ilustrada por Fiona Staples, a série é publicada pela Image Comics. Fortemente influenciado pela franquia Star Wars e se baseando em ideias que havia dito durante sua infância, Vaughan se inspirou ainda em suas próprias experiências como pai para criar a trama de um casal, Alana e Marko, que pertencem à duas raças extraterrestres distintas, e, fugindo das autoridades de seus planetas-natais, que estão em guerra entre si, lutam para conseguir cuidar de sua filha recém-nascida, Hazel, que ocasionalmente é a narradora da história.

A editora já chegou a descrever a série como o resultado de um encontro entre Star Wars e Game of Thrones, e críticos diversos já realizaram comparações com épicos da ficção científica e da fantasia, incluindo a série The Lord of the Rings, e com obras como Romeo & Juliet.[1][2][3]

 A primeira edição de Saga foi publicada em março de 2012, se tornando um sucesso de público e crítica. A tiragem da primeira edição se esgotou após o lançaento, e desde então sendo uma da revista em quadrinhos mais vendidas dos Estados Unidos. Em 2013, o primeiro trade paperback da série venceu o "Hugo Award for Best Graphic Story". No mesmo ano, a série e seus criadores recebeu várias indicações ao Eisner Award, incluindo na categoria "Melhor Série".

Histórico de publicação

O escritor Brian K. Vaughan concebeu o universo ficcional que viria a ser utilizado em Saga ainda durante sua infância, e a ideia seguiu crescendo em sua mente[4][5][6]. Dentre suas principais inspirações estavam o universo da franquia Star Wars[4] e as histórias do personagem Flash Gordon, que, somadas a livros infantis que consumia e a vontade de replicar a sensação de espanto que sentira ao descobrir o personagem Silver Surfer, contribuíram para o surgimentos dos primeiros elementos que futuramente seriam incorporados à revista[7]. Quando sua esposa engravidou da segunda filha do casal, Vaughan criaria os protagonistas, dois alienígenas de raças diferentes - uma mulher alada chamada "Alana" e um homem cuja raça estaria em guerra com a de Alana e possuiria chifres. Os dois fugiriam do conflito entre suas raças e lutariam para sobreviver com a filha mestiça do casal, Hazel. Desde o início, a intenção de Vaughan era de utilizar Hazel, ocasionalmente, como narradora da série, e utilizar diferentes gêneros, criando uma história que fosse sobre paternidade, mas cujo processo artístico fosse tão multi-facetado quando é a criação de um filho para "explorar a sobreposição entre a criação de uma obra artística e a criação de um filho"[6][8].

Vaughan pretendia voltar à escrever uma série em quadrinhos desde a conclusão de sua última série autoral, Ex Machina, em 2010, e a publicação da primeira edição de Saga coincidiu com o nascimento de sua filha - fortalecendo, em sua visão, o paralelo que já havia percebido quando fora aconselhado a não lançar uma série autoral durante uma crise econômica e recebera avisos sobre o cuidado que precisaria tomar se fosse ter um novo filho[6][4]

Eu percebi que criar uma história em quadrinhos e criar um bebê são coisas bem parecidas, e se eu pudesse combinar as duas, eu poderia tornar [a combinação] algo menos tedioso se o cenário utilizado fosse um universo maluco [com elementos] de ficção científica e não de piadas sobre fraldas (...) Eu não queria contar uma aventura como Star Wars, em que os nobres heróis enfrentam um império. Essas são pessoas nas margens da história, que não querem nada com uma guerra galática interminável. (...) Eu faço parte de uma geração que sempre reclama dos prelúdios [Episódio I, Episódio II e Episódio III] e como eles foram decepcionantes (...) Se todos nós que reclamamos sobre o quanto que os prelúdios não atenderam nossas expectativas simplesmente fizessemos nossas próprias histórias de ficção científica, estaríamos fazendo um uso muito melhor do nosso tempo[4][9]

Brian K. Vaughan autografando um cartaz da série.

Vaughan explicou em uma entrevista logo no início da publicação da série de que o romance entre os personagens principais seria um dos principais temas abordados [7] e, ao tratar da forte presença de temas maduras numa história inspirada em Star Wars, brincaria ao descrever que Saga seria "Star Wars para pervertidas"[4]

A série foi anunciada em 2011, durante a edição daquele ano da San Diego Comic-Con International[3] e foi descrita pela editora como "Star Wars encontra A Game of Thrones"[10]Saga é uma obra significativa na carreira literária de Vaughan por ser a primeira em que incluiria a figura de um narrador. Ele decidiu colocar Hazel, a filha de Marko e Alana, como narradora da série influenciado pela interação entre texto e imagens que percebia nos livros infantis que lia para suas filhas[5]. A série é também a primeira obra de Vaughan a ser publicada pela Image Comics[11] - uma escolha decorrente de uma conversa com o também escritor Jay Faerber, que lhe havia falado sobre a liberdade que a editora concedia aos autores[7].

  1. Zalben, Alex (March 5, 2012). "The 'Saga' Of Brian K. Vaughan: How He Went From Runaway Kids To Epic Fantasy". MTV Geek.
  2. "AICN COMICS REVIEWS: Brian K. Vaughan’s SAGA! FAIREST! UNCANNY X-MEN! AKA! & MORE!!!". Ain't it Cool News. March 14, 2012.
  3. a b Richards, Ron (January 30, 2012). "ADVANCE REVIEW: SAGA #1 (Spoiler Free)". iFanboy.
  4. a b c d e Kit, Borys (March 14, 2012). "'Lost' Writer Brian K. Vaughan Debuts New Comic With Damon Lindelof and Friends". The Hollywood Reporter.
  5. a b Uzumeri, David (March 14, 2012). "'Saga': Brian K. Vaughan and Fiona Staples Bring a Stellar Sci-Fi Comic Into the World". ComicsAlliance.
  6. a b c Wolk, Douglas (August 5, 2013). "Masters of the Universe. The space story Saga is the comic world's big hit". Time. p. 54.
  7. a b c Lewis, Shane (February 26, 2012). "IMAGE EXPO: Brian K. Vaughan and Fiona Staples' "Saga" Panel". Comic Book Resources.
  8. {{{2}}}
        Argumento : {{{3}}}
  9. Dietsch, T. J. (December 12, 2011). "EXCLUSIVE: Brian K. Vaughan Starts His 'Saga'". Comic Book Resources.
  10. Hayes, P.S. (March 13, 2012). "Comic Review: Saga #1". Geeks of Doom.
  11. Renaud, Jeffrey (July 23, 2011). "CCI EXCLUSIVE: BKV Builds 'Saga' at Image". Comic Book Resources.