Fraternidade: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
m Foram revertidas as edições de Pv3868 para a última revisão de DarwIn, de 00h08min de 2 de dezembro de 2019 (UTC)
Etiqueta: Reversão
Linha 2: Linha 2:
{{Revisão|data=dezembro de 2016}}
{{Revisão|data=dezembro de 2016}}
[[Imagem:William-Adolphe Bouguereau (1825-1905) - Fraternal Love (1851).png|direita|thumb|349x349px|"Amor Fraternal", obra de Bouguereau (1851)]]
[[Imagem:William-Adolphe Bouguereau (1825-1905) - Fraternal Love (1851).png|direita|thumb|349x349px|"Amor Fraternal", obra de Bouguereau (1851)]]
A '''fraternidade''' é um conceito [[filosofia|filosófico]] profundamente ligado às ideias de [[Liberdade]] e [[Igualdade]] e com as quais forma o tripé que caracterizou grande parte do pensamento revolucionário francês. "Liberdade, Igualdade e fraternidade".
A '''fraternidade''' é um conceito [[filosofia|filosófico]] profundamente ligado às ideias de [[Liberdade]] e [[Igualdade]] e com as quais forma o tripé que caracterizou grande parte do pensamento revolucionário francês : "Liberdade, Igualdade e fraternidade". Este conceito é inseparável também do princípio de [[Solidariedade]] em geral, da [[Solidariedade social]] em particular e ainda da [[Felicidade]].


A ideia de fraternidade estabelece que o [[homem]], como animal [[Política|político]], fez uma escolha consciente pela vida em sociedade e para tal estabelece com seus semelhantes uma relação de igualdade, visto que em essência não nada que hierarquicamente os diferencie: são como irmãos (''fraternos''). Este conceito é a peça-chave para a plena configuração da [[cidadania]] entre os homens, pois, por princípio, todos os homens são iguais. De uma certa forma, a fraternidade não é independente da liberdade e da igualdade, pois para que cada uma efetivamente se manifeste é preciso que as demais sejam válidas.
A ideia de fraternidade estabelece que o [[Homem]], como animal [[Política|político]] (definição com origem no pensamento de [[Aristóteles]]), fez uma escolha consciente pela vida em sociedade e para tal estabelece com os seus semelhantes uma relação de igualdade, visto que no essencial nada há que hierarquicamente os diferencie : são [[amizade|amigos]], são como irmãos, são ''fraternos''. Este conceito é a peça-chave para a plena configuração da [[cidadania]] entre os homens, pois, por princípio, todos os homens são iguais. De certa forma, a fraternidade não é independente da liberdade e da igualdade, dado que para que todas se manifestem terão de ser válidas.


A fraternidade é expressa no primeiro artigo da [[Declaração universal dos direitos do homem]] quando ela afirma que ''todos os homens nascem livres e iguais em dignidade e direitos. São dotados de razão e de consciência e devem agir uns para com os outros em espírito de fraternidade.''
A fraternidade tem registo no primeiro artigo da [[Declaração universal dos direitos do homem]] quando esta postula que "...''Todos os homens nascem livres e iguais em dignidade e direitos. São dotados de razão e de consciência e devem agir uns para com os outros em espírito de fraternidade.''"


A palavra é eventualmente confundida com a expressão [[caridade]] e [[solidariedade]], embora elas tenham significados radicalmente diferentes. A fraternidade expressa a dignidade de todos os homens, considerados '''iguais''' e assegura-lhes plenos direitos (sociais, políticos e individuais).
A palavra confunde-se por vezes com [[caridade]] e [[solidariedade]], embora tenham significados radicalmente diferentes. A fraternidade expressa a dignidade de todos os homens, considerados '''iguais''' e assegura-lhes plenos direitos (sociais, políticos e individuais).


alusões históricas de que a Maçonaria participou efetivamente da revolução Francesa, Malapert, orador do Supremo Conselho da França, escreveu em 1874, na revista La Chaine d´Union, " Para a prática da vida, procuramos uma formula capaz de reunir todas as condições desejáveis:“Liberté, Egalité, Fraternité” (“Liberdade, Igualdade, Fraternidade”).
convicções de cariz histórico de que a [[Maçonaria]] é um elemento importante da revolução Francesa. Malapert, orador do Supremo Conselho da França, escreveu em 1874, na revista ''La Chaine d´Union'', que "(...) Na vida, procuramos uma fórmula capaz de reunir todas as condições desejáveis : “Liberté, Egalité, Fraternité” (“Liberdade, Igualdade, Fraternidade”). É este princípio o que melhor corresponde às aspirações dos ''maçons''. Foi aceite por todas as Lojas e por todos os notáveis da Revolução, que o usavam como divisa da [[República Francesa]]. A fraternidade era tida como indispensável no convívio social.
é a que melhor corresponde às aspirações dos maçons". Que foram aceitas por todas as Lojas e os grandes homens da Revolução, maçons em grande parte, adotaram-na para divisa da República Francesa. a fraternidade é boa para o convívio social.


== Os temas relacionados são ==
== Os temas relacionados são ==
Linha 30: Linha 29:


== Ligações externas ==
== Ligações externas ==
* "A Felicidade de ontem para amanhã" – estudo ''online'' sobre os efeitos da adversidade que afecta o bem-estar social ao longo da História, desde a [[Antiguidade Clássica]] (abrir o texto em [http://ricardocosta.net “Novidades”])
------------
{{correlatos
{{correlatos
|wikcionário=Fraternidade
|wikcionário=Fraternidade

Revisão das 21h24min de 11 de maio de 2020

 Nota: Para o tipo de associação de pessoas, veja Confraria.
"Amor Fraternal", obra de Bouguereau (1851)

A fraternidade é um conceito filosófico profundamente ligado às ideias de Liberdade e Igualdade e com as quais forma o tripé que caracterizou grande parte do pensamento revolucionário francês : "Liberdade, Igualdade e fraternidade". Este conceito é inseparável também do princípio de Solidariedade em geral, da Solidariedade social em particular e ainda da Felicidade.

A ideia de fraternidade estabelece que o Homem, como animal político (definição com origem no pensamento de Aristóteles), fez uma escolha consciente pela vida em sociedade e para tal estabelece com os seus semelhantes uma relação de igualdade, visto que no essencial nada há que hierarquicamente os diferencie : são amigos, são como irmãos, são fraternos. Este conceito é a peça-chave para a plena configuração da cidadania entre os homens, pois, por princípio, todos os homens são iguais. De certa forma, a fraternidade não é independente da liberdade e da igualdade, dado que para que todas se manifestem terão de ser válidas.

A fraternidade tem registo no primeiro artigo da Declaração universal dos direitos do homem quando esta postula que "...Todos os homens nascem livres e iguais em dignidade e direitos. São dotados de razão e de consciência e devem agir uns para com os outros em espírito de fraternidade."

A palavra confunde-se por vezes com caridade e solidariedade, embora tenham significados radicalmente diferentes. A fraternidade expressa a dignidade de todos os homens, considerados iguais e assegura-lhes plenos direitos (sociais, políticos e individuais).

Há convicções de cariz histórico de que a Maçonaria é um elemento importante da revolução Francesa. Malapert, orador do Supremo Conselho da França, escreveu em 1874, na revista La Chaine d´Union, que "(...) Na vida, procuramos uma fórmula capaz de reunir todas as condições desejáveis : “Liberté, Egalité, Fraternité” (“Liberdade, Igualdade, Fraternidade”). É este princípio o que melhor corresponde às aspirações dos maçons. Foi aceite por todas as Lojas e por todos os notáveis da Revolução, que o usavam como divisa da República Francesa. A fraternidade era tida como indispensável no convívio social.

Os temas relacionados são

Ligações externas

  • "A Felicidade de ontem para amanhã" – estudo online sobre os efeitos da adversidade que afecta o bem-estar social ao longo da História, desde a Antiguidade Clássica (abrir o texto em “Novidades”)

Outros projetos Wikimedia também contêm material sobre este tema:
Wikcionário Definições no Wikcionário
Wikiquote Citações no Wikiquote


Ícone de esboço Este artigo sobre filosofia/um(a) filósofo(a) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.