Esperança (série)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.


Esperança
Mrs. Hope (EN)
Esperança (série)
Informação geral
Formato série
Duração ± 35 minutos
Criador(es)
  • Pedro Varela
Elenco
País de origem Portugal Portugal
Idioma original português
Temporadas 2
Episódios 12
Produção
Produtor(es)
  • Blanche Filmes
  • SIC
Tema de abertura "Canção da Esperança", Miguel Araújo
Exibição
Emissora original OPTO
Formato de exibição
Transmissão original 19 de dezembro de 2020 – presente

Esperança é uma série portuguesa produzida pela Blanche Filmes que é exibida pela OPTO desde 19 de dezembro de 2020.[1] É da autoria de Pedro Varela.

Conta com César Mourão no papel principal.[2]

Produção[editar | editar código-fonte]

Durante a apresentação digital das novidades da reentré de 2020 foi revelado que a SIC iria ter a série em exclusivo na sua plataforma de streaming OPTO, sendo uma série cómica com o nome “Esperança” protagonizada pelo humorista César Mourão.[2] Dois meses depois, foi revelado o elenco e as personagens da série. Também foi revelado que a série teria 12 episódios e que seria da autoria de Pedro Varela.[3]

Daniel Oliveira, o responsável pelo entretenimento da SIC revelou que acreditava que se acontecesse uma segunda temporada da série, ela seria disponibilizada na OPTO enquanto que a primeira temporada seria exibida na SIC ao mesmo tempo, devido ao facto de a OPTO ser um produto novo que pode gerar algum tempo de maturação em relação à forma de visionamento e distribuição da mesma.[4]

Um mês depois da estreia da série, foi revelado no site de vendas da SIC que a série tem como nome internacional “Mrs. Hope”.[5]

Sinopse[editar | editar código-fonte]

Esperança, vive sozinha com Baltazar, um gato, e é viúva de Artur Lino de Albuquerque, um Capitão do Exército das Avenidas Novas com quem teve dois filhos, um deles ainda é vivo e chama-se Artur, casado com Leonor, uma enfermeira de Benfica com quem teve Rodrigo, o único filho, neto adolescente de Esperança.

Hermínia, é a melhor amiga, uma octogenária que foi empurrada para um T1 na Pontinha pela especulação imobiliária. Mas a sua mais fiel companheira é Paulina, uma Angolana de fibra que é mãe da adolescente Joyce, afilhada de Esperança. Um dos quartos da casa vai ser alugado pela sobrinha Joana, filha da sua irmã Eunice. A jovem vem para Lisboa para trabalhar na Câmara Municipal, e acaba por se tornar a advogada da avó nas muitas confusões que se avizinham.

É a única residente original do prédio de quatro andares no bairro do Castelo, prédio esse que ambiciona viver em exclusivo do turismo. Mas após um “inesperado acidente” com Sérgio, o administrador do prédio e sobrinho do proprietário, a octogenária agora constituída arguida, terá que lidar com o seu filho e a ambiciosa nora, que juntos conjuram para que ela aceite um suposto "acordo financeiro” e abandone a sua casa de uma vida.

Síntese[editar | editar código-fonte]

“Esperança” é uma série sobre uma carismática mulher viúva octogenária que vive e “resiste” num muito cobiçado segundo andar de um prédio, no Bairro do Castelo, em Lisboa. Após um “inesperado acidente” com o senhorio, a agora arguida tem também que lidar com o seu filho e a ambiciosa nora, que juntos conjuram para que a viúva aceite um suposto "acordo financeiro” e abandone a sua casa de uma vida. Esta mulher vai revelar a verdadeira fibra de que é feita.

Exibição[editar | editar código-fonte]

A série estreou na SIC e na OPTO em simultâneo a 19 de dezembro de 2020, sendo que na SIC só foi transmitido um 1 episódio ao contrário da OPTO que lançou semanalmente os 12 episódios.[1] Devido ao fim do ano de 2022 que se avizinhava, a SIC decidiu apostar na exibição do episódio 2, 5 e 6 para 31 de dezembro.[6]

Elenco[editar | editar código-fonte]

Elenco principal[editar | editar código-fonte]

Ator/Atriz Personagem
César Mourão Esperança Lino de Albuquerque

Elenco recorrente[editar | editar código-fonte]

Ator/Atriz Personagem
Marco Paiva Artur Lino de Albuquerque Júnior
Eva Tecedeiro Leonor Albuquerque
Valerie Braddell Hermínia Martins
Joana Africano Joana
Leonora Carvalho Paulina
Gonçalo Almeida Rodrigo Albuquerque
Iara Cardoso Joyce
Miguel Freire Sérgio Magalhães
Francisco Sousa Chefe Matias
Beatriz Godinho Sara
Miguel Seabra Aníbal
César Mourão Eunice
Isabel Ruth (voz)

Participação especial[editar | editar código-fonte]

Ator/Atriz Personagem
José Manuel Mendes António Magalhães

Artistas Convidados[editar | editar código-fonte]

Ator/Atriz Personagem
Miguel Guilherme Ele mesmo
Catarina Wallenstein Ela mesma
Adriano Carvalho Ele mesmo

Episódios[editar | editar código-fonte]

###TítuloRealização porEscrito porExibição originalExibição na SICAudiência na SIC (milhões)
11 "O Natal" Pedro VarelaPedro Varela19 de dezembro de 202019 de dezembro de 20201.23[7]
Uma semana antes do natal e após receber mais uma carta de despejo, Esperança, “agride acidentalmente” à bengalada o sobrinho do senhorio que a quer para fora da casa onde vive há já cinquenta anos no Bairro do Castelo. Artur e Leonor, o Filho e a Nora, apressam-se a interceder numa tentativa de gerir o conflito entre Esperança, agora constituída arguida, e o proprietário António, um elegante homem de oitenta e muitos anos que parece saber mais sobre Esperança do que ela imagina. Na noite da consoada a família reúne-se à volta da mesa, onde deixa claro que dali não sairá a não ser no dia da sua morte. Para surpresa de todos, Esperança anuncia a chegada de uma “Hóspede”, alguém que vem para ficar. 
22 "Feliz Ano Novo" Pedro VarelaPedro Varela19 de dezembro de 202031 de dezembro de 2022ASD
A chegada da “Hóspede”, a sobrinha Joana, anima Esperança, mas agita o filho Artur e a nora Leonor que passam a rondar para perceber o que se passa na tentativa que ajudar a concluir o negócio com o senhorio. Os problemas no prédio não param de surgir. O Filho e a Nora continuam convictos de que Esperança ficará melhor noutro lugar e fazem-lhe novas propostas. Quem também se volta a aproximar é António, o Senhorio, que apesar de conseguir retirar a queixa não é assim tão bem-recebido por Esperança. As tentativas de expulsar Esperança continuam e a noite de passagem de ano acaba com um incêndio no prédio do Castelo. 
33 "Reunião de Inquilinos" Pedro VarelaPedro Varela26 de dezembro de 2020ASAASD
Dia de reunião de inquilinos. Esperança é surpreendida pela chegada do filho e da nora que querem porque querem estar presentes na reunião. Esperança, acompanhada pela sobrinha e agora sua advogada, Joana, pede a Paulina que também a acompanhe. A reunião torna-se numa negociação do contrato de Esperança, e aos poucos Esperança expulsa a família da sala da reunião. Acabam por ficar apenas Esperança e António que selam um contracto desconhecido para os restantes membros da família. 
44 "Cartas de Amor" Pedro VarelaPedro Varela2 de janeiro de 2021ASAASD
António escreve a Esperança numa tentativa de conseguir paz. Sensibilizada pelo gesto e pelas bonitas palavras do Senhorio, Esperança decide convidá-lo para um chá e selar alguma paz. No mesmo dia, Rodrigo tem explicações em casa da avó com Joana. Esperança descobre as verdadeiras intenções do filho e da nora. 
55 "Viagem de Finalistas" Pedro VarelaPedro Varela9 de janeiro de 202131 de dezembro de 2022ASD
Rodrigo lamenta-se à Avó que os pais não o deixaram ir à viagem de finalistas. Esperança decide ajudá-lo e partem juntos rumo a Marina D’Or em Espanha num carro emprestado por António. Este episódio torna-se numa experiência inesquecível, sobretudo quando Avó e Neto acabam presos. 
66 "Infiltrados" Pedro VarelaPedro Varela16 de janeiro de 202131 de dezembro de 2022ASD
Nora e filho, não arredam pé da casa de Esperança, até receberem o telefonema que comprova a inesperada detenção, incidente que a televisão também já anunciou ao país inteiro. Artur, Leonor, Joana, Paulina e Joyce viajam para Espanha na tentativa de ajudar a soltar Esperança e Rodrigo, mas tarde demais. 
77 "O Internamento" Pedro VarelaPedro Varela23 de janeiro de 2021ASAASD
Esperança desmaia e é internada no hospital onde trabalha a sua nora Leonor. Joyce e Rodrigo recebem uma ajudinha de Esperança que lhes marca um “blind date”. O testamento de Esperança começa a espicaçar a curiosidade de todos. António visita Esperança para lhe deixar um bilhete escrito por si e que vai trazer muitas respostas. 
88 "O Baile" Pedro VarelaPedro Varela30 de janeiro de 2021ASAASD
Depois de recuperada, Esperança prepara uma angariação de fundos para a instituição de doentes oncológicos que cuidou do seu filho João. Rodrigo e Joyce beijam-se pela primeira vez. 
99 "As Figurantes" Pedro VarelaPedro Varela6 de fevereiro de 2021ASAASD
Na igreja do bairro decorre um casting, procuram figurantes para um filme Português. Esperança e Hermínia tentam a sua sorte e acabam por ser escolhidas para filmar no Castelo de São Jorge a história do “Cerco de Lisboa”. 
1010 "A Amiga" Pedro VarelaPedro Varela13 de fevereiro de 2021ASAASD
Hermínia, após a morte da única irmã perde as forças e a vontade de viver. Esperança traz a amiga para sua casa, e com a ajuda de toda a família, começam a procurar um apartamento ali no bairro no Castelo. 
1111 "A Infestação" Pedro VarelaPedro Varela20 de fevereiro de 2021ASAASD
É descoberta uma ruína romana nas obras do Rés-do-chão direito, o que poderá tornar o prédio património a proteger. Sérgio corre a anunciar que, infelizmente, Esperança terá mesmo de sair do prédio, mas as coisas não correm como planeado e Sérgio aciona um outro plano bem mais arrepiante. Uma “súbita” infestação de baratas obriga Esperança a refugiar-se na nova casa de Hermínia no Bairro de Alfama. 
1212 "A Última a Morrer" Pedro VarelaPedro Varela27 de fevereiro de 2021ASAASD
Eunice, a irmã de Esperança, está de viagem marcada para Lisboa, mas acaba por não chegar para tristeza de todos. Esperança comunica ao filho Artur que está a pensar na hipótese de não acabar os seus dias sozinha. Artur surpreende Leonor com o apartamento dos seus sonhos que conseguiu comprar com a ajuda dos Bancos e de Esperança. Paulina acaba o curso de Chef e a sua vida começa a mudar, mas com a chegada da pandemia, tudo começa a ser adiado e alterado. Joana muda-se para a casa de Sara e Esperança começa a preparar-se para a tão falada quarentena. Os dias de Esperança são passados em casa, sozinha com o gato Baltazar, até que se ouve música lá fora... 

Prémios[editar | editar código-fonte]

Ano Prémio Categoria Por Resultado Ref.
2021 25.ª gala dos Globos de Ouro Melhor Projeto Esperança Venceu [8]

Referências

  1. a b «TVI 'ataca' a estreia de "Esperança" de César Mourão». Zapping. 16 de dezembro de 2020. Consultado em 20 de dezembro de 2020 
  2. a b «SIC | ISTO É SIC». SIC. Consultado em 6 de outubro de 2020 
  3. «SIC | "Esperança" por César Mourão». SIC. Consultado em 20 de dezembro de 2020 
  4. «OPTO. Documentário de Ljubomir Stanisic entre as estreias de 2021». Espalha-Factos. 31 de dezembro de 2020. Consultado em 1 de janeiro de 2021 
  5. «SIC Content Distribution | MRS. HOPE». SIC Content Distribution. Consultado em 25 de janeiro de 2021 
  6. Tomás, Miguel (27 de dezembro de 2022). «Descobre as apostas da SIC para a Passagem de Ano». Espalha-Factos. Consultado em 28 de dezembro de 2022 
  7. «Audências: Veja como correu a estreia de "Esperança", a nova série de César Mourão». Zapping. 20 de dezembro de 2020. Consultado em 20 de dezembro de 2020 
  8. «Conheça os vencedores dos "Globos de Ouro" – 25 Anos [2021]». Zapping. 3 de outubro de 2021. Consultado em 3 de outubro de 2021