Estádio da Rua Tibiriçá

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde novembro de 2013). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Rua Tibiriçá
Estádio da Rua Tibiriçá
Nomes
Nome Estádio da Rua Tibiriçá
Antigos nomes Campo da Rua Tibiriçá
Características
Local Rua Tibiriçá, - Centro, Ribeirão Preto, SP, Brasil
Gramado Terra / Grama natural
Construção
Inauguração
Outras informações
Fechado 1936
Proprietário Commercial Football Club
Mandante Commercial Football Club

O Estádio da Rua Tibiriçá foi um estádio de futebol brasileiro, que era localizado na cidade de Ribeirão Preto, estado de São Paulo. Pertencia ao Commercial Football Club e foi um dos primeiros campos de futebol a receber jogos oficiais na região de Ribeirão Preto. Hoje encontra-se desativado, e o terreno aonde ficava pertence hoje a Sociedade Recreativa.

História[editar | editar código-fonte]

O Estádio da Rua Tibiriçá, primeiramente chamado de Campo da Rua Tibiriçá, surgiu junto com o Commercial Football Club, e ganhou esse nome por ser instalado na Rua Tibiriçá, no centro da cidade.

Foi um dos primeiros campos de futebol da região de Ribeirão Preto que recebeu jogos oficiais.

Destacou-se, também, por ser o primeiro campo de futebol de Ribeirão Preto, e um dos primeiros do estado de São Paulo, que recebeu grama natural. A transformação do campo de terra para grama, aconteceu devido ao fato da torcida comercialina ser da "elite", e as damas e cavalheiros não gostarem da poeira que era levantada com a terra.

Durante a Fase Amadora do Come-Fogo, o Estádio da Rua Tibiriçá foi palco de 13 das 22 partidas desse clássico.

Em 1923, o Estádio da Rua Tibiriçá recebeu o maior jogo de sua história, um empate em 1 a 1, entre Commercial e a Seleção da Argentina.

A primeira vitória do Commercial na primeira divisão do Campeonato Paulista, aconteceu no Estádio da Rua Tibiriçá, no dia 21 de agosto de 1927. Na partida, o Commercial venceu por 2 a 1 o AA São Paulo de Alpargatas, tradicional time da capital paulista.

Com a filiação que o Commercial sofreu junto a Sociedade Recreativa, em 1936, o Estádio passou a ser propriedade da Recra. Como o Commercial deixou de disputar campeonatos, e a Recreativa não tinha um time de futebol, o estádio foi desativado.

Hoje, o terreno onde antes ficava o Estádio, é a sede social da Sociedade Recreativa de Esportes.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre estádios de futebol do Brasil é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.