Estakazero

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Estakazero
Informação geral
Origem Salvador - Bahia Bahia
País  Brasil
Gênero(s) Forró pé-de-serra/Forró universitário
Período em atividade 2001 – atualmente
Gravadora(s) Leke Emp. Artísticos Ltda

EMI Music, Som Livre

Influência(s) Luiz Gonzaga, Falamansa, Geraldo Azevedo, Zé Ramalho, Mastruz com Leite
Integrantes Léo Macedo
Luciano Campos
Márcio Oliwer
Teco Viana
Página oficial www.estakazero.com.br

Estakazero é uma banda brasileira de forró formada em Salvador capital baiana em agosto de 2001 pelo cantor e instrumentista Léo Macedo. Com o crescimento do movimento de forró universitário ou forró pé-de-serra em todo brasil, e grande demanda do público jovem que se identificou pelas letras musicais atraentes, ritmo dançante e contagiante, não houve dúvidas que o resgate pelas traduções nordestinas seria a proposta certa para o grupo.

No repertório interpretações do rei do baião Luiz Gonzaga, Trio Nordestino, Falamansa, Flávio José, Geraldo Azevedo, Elba Ramalho, Zé Ramalho, além de adaptações e músicas próprias, preservando a essência e raízes da música popular nordestina.

História[editar | editar código-fonte]

Em 2001 o sucesso do forró universitário era tão grande no brasil que o trabalho da banda ficou intenso, a agenda de shows sempre cheia, tinha forró com a Estakazero todos os domingos no Aeroclube (praça do Dj) e na maioria dos eventos de formatura, clubes, praças e festas universitárias. Em 2002, a banda realizou 42 shows somente no mês de junho se consagrando na maior festa regional do Brasil o São João da Bahia.

Foi em 2003 que a Estakazero lançou o primeiro CD intitulado “Botando o Pé na Estrada” pela Leke Empreendimentos Artísticos, com os hits como: “Algo Especial”, “Janaína”, e “Encosta N´Eu (Deixa Doido Eu)” esta última foi a música mais executadas pelas rádios baianas durante o primeiro semestre e pouco tempo depois "Sapatilha 37", e "Xote Brasileiro" que conta com a participação especial do cantor Flávio José.

Já o segundo trabalho Lua Minha, lançado em 2005, o xote-reggae "Inovação" e a música que deu nome ao álbum foram os grandes sucessos.

Em 2006, a Estakazero decidiu gravar seu primeiro DVD na casa de shows Wet'n Wild em Salvador. O projeto teve a proposta de mesclar obras do primeiro e do segundo álbum, além de seis músicas inéditas. Assim, despertou o interesse da gravadora multinacional EMI Music, que lançou o DVD e CD ao vivo do grupo em julho do mesmo ano em parceria com a Leke. Além dos sucessos antigos, o Ao Vivo trazia as inéditas “Sempre Foi Assim” e “Hino Malino”, derrubando as fronteiras regionais e levando o som da banda para todo o Brasil.

Posteriormente, em 2007, a Estakazero lançou o seu quarto álbum, chamado Arrastapé Pelas Estrelas, nesse disco predominou a influência do arrasta pé e do galope, como na música título do álbum e em “Parei no Seu Amor”, além de muitas outras gravações inéditas, a exemplo do xote “Amor Primeiro” e sucessos como "Acorda", "Não Larga", "Ao Som de Um Xote" e "Mais Uma Canção de Amor".

No trabalho “Viva Luiz!”, a Estakazero presta uma justa homenagem ao Rei do Baião, Luiz Gonzaga, com releituras dos grandes sucessos do maior forrozeiro de todos os tempos. Com a participação de artistas da música nordestina como Flávio JoséGeraldo Azevedo e Trio Nordestino, interpreta “Riacho do Navio”, “Cintura Fina”, “Xamêgo” e outros sucessos imortalizados na voz do eterno Gonzagão.

Integrantes[editar | editar código-fonte]

Discografia[editar | editar código-fonte]

  • Botando o Pé na Estrada - 2003 (Leke Emp. Artísticos)
  • Lua Minha - 2005(Leke Emp. Artísticos)
  • Arrastapé Pelas Estrelas - 2007 (Leke Emp. Artísticos)
  • Viva Luiz! - 2009 (Leke Emp. Artísticos)
  • Na Balada - 2010 (Leke Emp. Artísticos)
  • Na Balada Ao Vivo - 2011 (Som Livre)
  • A Festa Começu - 2013 (Leke Emp. Artísticos)
  • Forró a Dois - 2015 (Leke Emp. Artísticos)
  • Todo Seu - 2017 (Leke Emp. Artísticos)

Projetos[editar | editar código-fonte]

Ensaios de São João:[editar | editar código-fonte]

O grupo é responsável pelo projeto Ensaios de São João, um evento por onde já passaram nomes como Zé Ramalho, Elba Ramalho, Alceu Valença, Geraldo Azevedo, Saulo, Simome e Simária, Dorgival Dantas e Margareth Menezes.

Luau Estakazero[editar | editar código-fonte]

A Estakazero é responsável por outros projetos de sucesso como o Luau Estakazero, que durante cinco anos se consagrou pela inovação de levar o forró às praias em pleno verão de Salvador, quando geralmente impera o axé music. .   

Estakanágua[editar | editar código-fonte]

Clipes[editar | editar código-fonte]

Em 2010, a Estakazero fez uma turnê na Europa quando gravou em Paris (França) e no Porto (Portugal) os clipes das canções “Nave” e “Quando a gente ama”

Ver também[editar | editar código-fonte]

Flag of Brazil.svgGuitarra masc.png Este artigo sobre uma banda ou grupo musical do Brasil é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.