Estação Saint-Jacques

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saint-Jacques
Estação Saint-Jacques
Entrada da estação.
Uso atual Estação de metropolitano
Administração RATP Metrô de Paris
Linhas Linha 6
Código 1507 ou 1509
Tipo de estação Subterrânea / Elevada
Plataforma 2
Informações históricas
Inauguração 24 de abril de 1906
14 de outubro de 1907
6 de outubro de 1942
Localização
Localização Boulevard Saint-Jacques
Próxima estação
Sentido Charles de Gaulle - Étoile
Sentido Nation
Saint-Jacques

Saint-Jacques é uma estação da linha 6 do Metrô de Paris, localizada no 14.º arrondissement de Paris.

Localização[editar | editar código-fonte]

A estação está situada no meio do boulevard Saint-Jacques, no nível de interseção com a rue du Faubourg-Saint-Jacques e a rue de la Tombe-Issoire.

História[editar | editar código-fonte]

Construção dos muros da estação em 1903

A estação foi aberta em 1906.

Ela leva o seu nome de sua localização no antigo Faubourg Saint-Jacques, no cruzamento do boulevard Saint-Jacques (eixo leste-oeste) e das rue du Faubourg Saint-Jacques e da rue de la Tombe-Issoire (norte-sul).

Em 2011, 1 937 457 passageiros entraram nesta estação.[1] Ela viu entrar 2 070 465 passageiros em 2013, o que a coloca na 246ª posição das estações de metrô por sua frequência em 302.[2][3]

Em 1 de abril de 2016, metade das placas nominativas nas plataformas da estação foram substituídas pela RATP para fazer um Dia da Mentira por um dia, como em outras doze estações.[4] Saint-Jacques foi humoristicamente renomeada "Coquille" em referência à coquille Saint-Jacques.

Serviços aos passageiros[editar | editar código-fonte]

Acesso[editar | editar código-fonte]

Edícula de acesso

O único acesso à estação se encontra no terrapleno central do boulevard Saint-Jacques, no nível do cruzamento com a rue Faubourg-Saint-Jacques e a rue de la Tombe-Issoire. É uma das poucas estações a ter uma edícula sobre as vias, da qual levando ao acesso à via pública e às plataformas.

Quais[editar | editar código-fonte]

Plataformas da estação.

Saint-Jacques é uma estação de configuração padrão: ela possui duas plataformas separadas pelas vias do metrô. Por outro lado, distingue-se pela sua situação, ao nível do solo, e pela sua decoração. Em direção a Charles de Gaulle - Étoile, as vias entram no subterrâneo ao sair da estação, enquanto que em direção a Nation, elas se elevam acima do solo. A estação é portanto aérea e as plataformas são equipadas com marquises suportadas por postes situadas no meio das plataformas. A iluminação é realizada por meio de simples tubos fluorescentes.

Intermodalidade[editar | editar código-fonte]

A estação é servida pelas linhas 216 e Orlybus da rede de ônibus RATP.

Pontos turísticos[editar | editar código-fonte]

Cultura[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Entradas anuais provenientes de fora da estação (via pública, correspondências de ônibus, rede SNCF, etc.) Arquivado em 18 de julho de 2014, no Wayback Machine., no site data.ratp.fr. Consultado em 5 de novembro de 2012.
  2. Tráfego anual de entradas por estação (2013) Arquivado em 8 de março de 2013, no Wayback Machine., no site data.ratp.fr, consultado em 31 de agosto de 2014.
  3. O número de 302 estações não inclui a estação fictícia Funicular de Montmartre. Esta última é de fato considerada como uma estação de metrô (e dois pontos de parada) pela RATP e anexada estatisticamente à linha 2, razão pela qual a RATP anuncia 303 estações e não 302.
  4. «EN IMAGES. Poisson d'avril : la RATP rebaptise ses stations». leparisien.fr. Consultado em 20 de maio de 2018 .
O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Estação Saint-Jacques