Eudúsios

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Os Eudúsios ou Sedúsios (em latim), Eudusii, Sedusii [1] foram um povo germânico mencionado por César em seu Comentário às guerras da Gália. Relata César que havia soldados eudúsios no exército de Ariovisto ao qual ele derrotou:

Só então, e à força, tiraram os germanos suas tropas do acampamento e formaram por povos, a intervalos iguais, dos Charudes, os Marcomanos, os Tribocos, os Vangiões, os Mêmetes, os eudúsios e os Suevos, rodeando toda sua formação com carromatos e carros para que não houvesse a mínima possibilidade de fuga.[2]

Tácito (h. 55120) menciona em seu Germânia, 40 aos Eudoses (eudoses), que seriam os eudúsios de César:

Os Reudignos, Aviões, Anglos, Varinos, Eudúsios, Suardões e os Nuitões estão cercados e amparados por rios e bosques.[3]

Este povo dos Eudúsios que vivia no norte da Jutlândia, poderia ter sido os posteriores jutas (Iutae), isto é, os jutos que com anglos e saxões invadiram a província romana de Britânia em princípios do século V. Ptolomeu (h. 100 – h. 170), em seu Geografia menciona aos Fundúsios, como uma das tribos que habitava o que ele chamava a "Península Címbrica" e que se correspondia com a Jutlândia. Diz Ptolomeu:

Sigulones, deinde Sabalingii, deinde Cobandi, supra quos Chali, et rursus supra hos ad occasum Fundusii, ad ortum Charudes, omnium vero maxime ad septentriones Cimbri;.[4]

Parece que neste ponto Ptolomeu faz uma leitura errônea de uma fonte latina dos Eudusii,[5] pelo que os "fundusios" de Ptolomeu seriam os Eudúsios de César.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Otras lecturas, Eudoses, Eudosii.
  2. Júlio César: Comentários à guerra das Gálias, libro I, 51.3, pág. 85 trad. José Joaquín Caerols, Alianza Editorial, Col. Clásicos de Grecia y Roma, BT 8254, 3.ª reimpresión, Madrid, 2008, ISBN 978-84-206-4092-1.
  3. C. Cornélio Tácito: Germânia, 40, pág. 42 trad. Álamos de Barrientos, en La Germania y Diálogo de los oradores, Madrid, 1932, Espasa Calpe, col. universal n.º 85.
  4. The Dream of the West, Pt II, escrito por Brian Lasater
  5. History of ancient Geography (en inglés)

Bibliografia[editar | editar código-fonte]