Férias escolares

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Praia em Viña del Mar, no Chile: muitas pessoas têm o costume de passar as férias em regiões de praia

As férias escolares são um período de descanso periódico de aulas, maior que um fim de semana. O período de férias varia de acordo com a legislação de cada país.

Brasil[editar | editar código-fonte]

As férias escolares geralmente variam entre 60 e 120 dias, não consecutivos. No Brasil, consideram-se como meses de férias escolares: janeiro, julho e dezembro. Algumas escolas e universidades também consideram parte de fevereiro como período de férias.

Para os estudantes da rede pública de ensino, o período de férias é de duas semanas em julho, duas semanas em dezembro e todo o mês de janeiro, contudo o calendário escolar pode sofrer mudanças devido a alguns contratempos, como quando ocorreu a Copa do Mundo de 2014, fazendo com que as aulas em rede pública e particular se iniciassem em janeiro, ficando sem aula durante toda a Copa, com os Jogos Olímpicos em 2016 quando as férias de julho foram transferidas para agosto, principalmente na cidade-sede, e com a quarentena do coronavírus Covid-19 em 2020 que fez muitas escolas anteciparem as férias para os meses de Abril e Maio dependendo do início do isolamento social.

Portugal[editar | editar código-fonte]

Em Portugal, as férias são divididas da seguinte forma: férias do Natal, que começam na 2ª quinzena de dezembro e duram 15 dias até 2 de janeiro; em fevereiro ou março, há 3 ou 4 dias de miniférias de Carnaval; seguem-se os 15 dias de férias da Páscoa (em março ou abril, dependendo do ano); e, por fim, as férias de Verão ou "férias grandes", que começam em junho, a semana de início dependendo da decisão da escola, estendendo-se por julho e agosto e terminando na primeira quinzena de setembro.[nota 1][nota 2]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Notas

  1. Antes de Portugal se reger pelas diretivas da União Europeia, as férias grandes começavam em meados de junho, e continuavam pelos meses de julho, agosto e setembro, recomeçando as aulas nos primeiros dias de outubro.
  2. Nos países do hemisfério norte (como Portugal), em geral os meses de férias escolares são junho, julho e agosto, a fim de as férias maiores coincidirem com o verão.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]