Faches-Thumesnil

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Faches-Thumesnil
  Comuna francesa França  
Símbolos
Brasão de armas de Faches-Thumesnil
Brasão de armas
Localização
Faches-Thumesnil está localizado em: França
Faches-Thumesnil
Localização de Faches-Thumesnil na França
Coordenadas 50° 35' 58" N 3° 04' 28" E
País  França
Região Altos da França
Departamento Norte
Características geográficas
Área total 4,62 km²
População total (2018) [1] 18 287 hab.
Densidade 3 958,2 hab./km²
Altitude 30–58 m
Código Postal 59155
Código INSEE 59220

Faches-Thumesnil é uma comuna francesa situada no departamento do Norte, na região dos Altos da França. Ela é parte do Mélantois, que forma o lado sudeste da aglomeração de Lille.

Geografia[editar | editar código-fonte]

Faches-Thumesnil em seu cantão e seu arrondissement

Situação[editar | editar código-fonte]

A comuna está localizada no Mélantois na Flandres romana ao sul da aglomeração de Lille, junto à auto-estrada A1 e do Aeroporto de Lille - Lesquin. Ela é limítrofe com as comunas de Lille, Ronchin, Lesquin, Vendeville, Templemars e Wattignies.

Faches-Thumesnil está na interseção das principais auto-estradas que conduzem para Valenciennes, Bruxelas e Paris.

História[editar | editar código-fonte]

É no planalto do Mélantois que se localizava a vila de Faches, e a sua aldeia Thumesnil, muito nitidamente separadas no passado por mais de um quilômetro de terras ou de campos. Foi em 1104, que apareceu pela primeira vez o nome de "Faches", mais precisamente "Facis", que significa "terra inculta".

A palavra Thumesnil vai aparecer em 1184 no registro de Seclin, mas a etimologia da palavra continua a ser difícil de definir. Esse termo teria sido dividido em 2 partes, "Thu" e "Mesnil". "Mesnil" origina-se da palavra "mansionile" em latim que designa uma habitação cercada de terras. "Thu" esse prefixo de origem germânica teria por significado a palavra "fazenda".

Mais de oitocentos anos foram necessárias para formar o nome desta comuna. Mesmo se a parada da Ferrovia (criada em 1846) já carregava o nome de FACHES-THUMESNIL, a separação da vila de Faches e de sua aldeia Thumesnil foi necessário que os habitantes de Faches em uma carta endereçada ao Prefeito em 22 de janeiro de 1899. O problema da delimitação das duas comunas impediu esta separação[2].

Em 1912, a fábrica de biscoitos Geslot-Voreux foi transferida de Lille para Faches após o incêndio da fábrica de Lille. Na década de 1970, a empresa Geslot pediu falência e foi comprada por diferentes marcas antes de se tornar, em 1979, a propriedade da Biscuiterie Nantaise.

Em 1984, um incêndio devastou a fábrica que foi definitivamente fechada. Pierre-Vinoc Geslot é a origem do Sablé des Flandres, biscoito célebre, de uma espessura relativamente fina, de tipo "quarto de círculo". A produção desta fábrica foi enviado para toda a França depois da estação vizinha de Ronchin[3]. Mais de uma centena de diferentes produtos foram fabricados antes da Segunda Guerra Mundial.

Em 1951, o Conselho Municipal de 28 de junho aprova a ortografia até então incerta de Faches-Thumesnil (sem acento circunflexo no "a").

Geminação[editar | editar código-fonte]

Além disso, a cidade patrocina a cidade de Adămuş (Romênia)[4].

Cultura e patrimônio[editar | editar código-fonte]

Eglise Sainte Marguerite d’Antioche à Faches-Thumesnil
Igreja de Faches, Sainte Marguerite d'Antioche.
  • Le mont de Faches : uma pequena montanha localizada no sul da cidade entre a auto-estrada e o centro comercial. Pode se ver Euralille e os montes do Pas-de-Calais.
  • A igreja Sainte Marguerite d'Antioche : a igreja tem 4 colunas de arenito do século XIII, um altar com medalhões de forma oval, pintado em 1699, a fonte batismal do século XV, bem como painéis e confessionários do século XVIII. A igreja de Sainte-Marguerite está localizada na place du Général de Gaulle.
  • A igreja do Sacré-Cœur : construída por volta de 1850 por Charles Leroy, famoso arquiteto de Lille da catedral de Notre-Dame de la Treille.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. «Populations légales 2018. Recensement de la population Régions, départements, arrondissements, cantons et communes». www.insee.fr (em francês). INSEE. 28 de dezembro de 2020. Consultado em 13 de abril de 2021 
  2. Sources : Histoire de Faches Thumesnil du village…à la ville…Association culturelle et historique de Faches Thumesnil (M. Lustremant) Histoire de Faches Thumesnil de D. Thelliez
  3. Cf. Association historique et culturelle de Faches-Thumesnil
  4. [1]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]