Fanart

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Fan art)
Fanart

Fanart do episódio da caverna, de
The Hunger Games, quando
Katniss Everdeen cuida do
ferimento de Peeta Mellark.

Tipo
arte
género artístico (d)
Fabricação
Autor

Fanart, fã-arte ou ainda Fanarte é uma obra de arte baseada em um personagem, fantasia, item ou obra notoriamente conhecida, que foi criada por fãs. O termo pode ser aplicado tanto à arte feita por fãs de personagens de determinados livros e Músicas, como também arte derivada de mídias visuais, como quadrinhos, filmes e/ou Video games. Geralmente se refere a obras de arte de artistas amadores ou artistas não pagos por seu trabalho. É um trabalho feito por fãs de sua própria imaginação sobre a obra original, uma remodelação de personagens, ou apenas um desenho com o traço do fã que desenhou.

Terminologia[editar | editar código-fonte]

O termo tem origem da língua inglesa onde "fan" significa "fã" em português; e "art" à "arte", composição artística (desenho, ilustração, pintura). Essa expressão é frequentemente usada ao se falar de desenhos de anime ou mangá.

Copyright[editar | editar código-fonte]

Nos Estados Unidos as obras do tipo "FanArt" ou "Fan Art" são consideradas obras derivadas da obra original e cabe ao autor da obra original tomar decisões, bem como deter o monopólio dos direitos sobre a obra, em acordo com a Legislação Vigente.

Mas por outro lado, a Lei Americana permite que em casos de exceção, justificados judicialmente possam fazer uso destes direitos em obras "Fan Art", mesmo não sendo o autor e/ou detentor dos direitos da obra original.

No Brasil ainda se discute uma reforma na Lei de Direitos Autorais.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre arte ou história da arte é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.