Saltar para o conteúdo

Federação das Indústrias do Estado do Paraná

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

A Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) é uma entidade de representação das indústrias do estado do Paraná.[1] Sedia-se na cidade de Curitiba.

Entidade-líder do Sistema Fiep, a Federação é mantida e administrada pela indústria paranaense e responde pela gestão do Sesi (Serviço Social da Indústria), do Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) e do IEL (Instituto Euvaldo Lodi).

Como braço político deste segmento, o maior propósito da instituição é defender os legítimos interesses do setor, colaborando para o desenvolvimento da indústria nos cenários nacional e mundial.

A Federação das Indústrias do Estado do Paraná foi criada em agosto de 1944, por Heitor Stockler de França[2], conjuntamente com a Federação Nacional, com o objetivo de coordenar, proteger e representar legalmente as diversas categorias econômicas da indústria do Paraná, visando promover a defesa de seus legítimos interesses.

Atualmente sua estrutura abrange departamentos que disponibilizam vários produtos e serviços nas áreas de Comércio Exterior, Jurídica, Relações Sindicais, Economia, Assuntos Legislativos, entre outras.[3] Conselhos Temáticos e Setoriais desenvolvem debates com a sociedade para apontar as demandas industriais do Estado. A entidade ainda produz pesquisas e análises sobre a conjuntura econômica, propõe e discute estratégias relacionadas às questões dos diversos setores industriais, fornece ferramentas para o desenvolvimento dos sindicatos empresariais, oferece suporte a suas negociações coletivas, fomenta a realização de parcerias internacionais e facilita o acesso a linhas de crédito e a inovações.

A Fiep tem 108 sindicatos filiados e, com eles, forma um conjunto de entidades de classe que congrega toda a atividade industrial do Estado em suas mais de 42 mil indústrias, responsáveis pela geração de mais de 750 mil postos de trabalho.

Referências

  1. sindiracoes.org.br. «Federações das Indústrias». Consultado em 29 de novembro de 2017. Arquivado do original em 1 de dezembro de 2017 
  2. Bem Paraná (8 de novembro de 2017). «Acervo digital preserva parte da história do PR». Consultado em 29 de novembro de 2017 
  3. Paraná Cooperativo (6 Novembro 2017). «FIEP: Indústria começa a se recuperar lentamente da crise». Consultado em 29 de novembro de 2017 

Ligações externas

[editar | editar código-fonte]
Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.