Fernando Carlos de Áustria-Este (1821–1849)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Text document with red question mark.svg
Este artigo ou secção contém fontes no fim do texto, mas que não são citadas no corpo do artigo, o que compromete a confiabilidade das informações. (desde julho de 2016)
Por favor, melhore este artigo introduzindo notas de rodapé citando as fontes, inserindo-as no corpo do texto quando necessário.
Fernando Carlos de Áustria-Este
Príncipe de Módena e Reggio
Arquiduque da Áustria
FerdinandÖsterreichEste.jpg
Consorte Isabel Francisca de Áustria-Toscana
 
Casa Casa Ducal de Módena e Reggio
Dinastia Habsburgo
Nascimento 20 de julho de 1821
Módena, Duc-Modena.jpgDucado de Módena e Reggio
Morte 15 de dezembro de 1849 (28 anos)
Brno, Flag of Bohemia.svgBohemia
Filho(s) Maria Teresa
Pai Francisco IV de Módena
Mãe Maria Beatriz Vitória de Sabóia

Fernando Carlos Vítor de Áustria-Este (em italiano: Ferdinando Carlo Vittorio d'Austria-Este; {{lang-de|Ferdinand Karl Victor von Österreich-Este) (Módena, 20 de julho de 1821 - Brno, 15 de dezembro de 1849), foi príncipe de Módena e Reggio e arquiduque da Áustria.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Família[editar | editar código-fonte]

Fernando era o terceiro filho (segundo varão) do duque Francisco IV de Módena e da princesa Maria Beatriz Vitória de Sabóia. Seus avós paternos foram o arquiduque Fernando Carlos de Áustria-Este, governante do Ducado de Milão e fundador da Casa de Áustria-Este; e Maria Beatriz d'Este, duquesa de Massa, princesa de Carrara e senhora de Lunigiana. Seus avós maternos foram o rei Vítor Emanuel I da Sardenha e Maria Teresa de Áustria-Este, irmã de seu pai.

Casamento e filha[editar | editar código-fonte]

Casou-se no Palácio de Schönbrunn, em Viena, em 4 de dezembro de 1846, com a arquiduquesa Isabel Francisca de Áustria-Toscana, filha do arquiduque José Antonio da Áustria e de sua terceira esposa, a duquesa Maria Doroteia de Württemberg. O casal teve uma única filha:

Morte[editar | editar código-fonte]

Fernando Carlos morreu de tifo[desambiguação necessária], em 15 de dezembro de 1849, em Brno, aos 28 anos de idade, apenas cinco meses após o nascimento de sua filha. Seu corpo foi sepultado na Igreja de San Vincenzo, em Módena.

Referências

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • Bury, Marie P.R.S.B. de : Germania. Germany as it is or Personal experiences of its courts, camps, and people, in Austria, Prussia, Bavaria, Bohemia, Hungary, Croatia, Servia, Italy, &, H. Colburn, 1851, P. 407
  • Ferdinand Karl Erzherzog von Österreich-Este