Festival do Atlântico

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Exemplo de fogo de artifício que ocorre no Festival do Atlântico

O Festival do Atlântico é um evento que ocorre durante o mês de Junho no Funchal, na Madeira. Integra três componentes artísticas: o Festival de Música da Madeira, o Concurso Internacional de Pirotecnia da Madeira e a actuação de bandas filarmónicas no centro da cidade.

Este Festival foi criado em 2002 e, desde então, tem ajudado a contornar o problema da sazonalidade do sector turístico nesta altura do ano.[1]

Concurso Internacional de Pirotecnia da Madeira[editar | editar código-fonte]

O Concurso Internacional de Pirotecnia da Madeira é um concurso no qual competem quatro países diferentes, cujo objectivo é alcançarem o Troféu Festival do Atlântico, que é atribuído por um júri composto por nove elementos. Este concurso baseia-se em espectáculos piromusicais, isto é, fogo de artifício conjugado harmoniosamente com música.

Existe também um outro troféu, o Troféu Pérola do Atlântico, que é atribuído por votação do público, através da Internet, tômbolas espalhadas pela cidade ou através de um apartado dos CTT.

Festival de Música da Madeira[editar | editar código-fonte]

O Festival de Música da Madeira é uma organização da Secretaria Regional de Educação e Cultura, através da Direcção Regional dos Assuntos Culturais (DRAC). Realiza-se na Madeira há mais de trinta anos. Desde há cerca de seis anos integra a oferta cultural do Festival do Atlântico, um evento da responsabilidade da Direcção Regional de Turismo para os quatro fins de semana de Junho. Em 2010, o Festival de Música acontece de 4 a 13 de Junho, trazendo à região uma programação eclética no âmbito da música erudita (com repertórios que incluem piano, órgão, música antiga e bailado).

Referências

  1. «Festival do Atlântico inicia hoje nos céus do Funchal». Jornal da Madeira. Ultimahora.jornaldamadeira.pt. 6 de junho de 2009. Consultado em 25 de fevereiro de 2010  [ligação inativa]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]