Floresta temperada: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
m r2.5.4) (Robô: A adicionar: fi:Viileänlauhkea sademetsä
Linha 5: Linha 5:


==Clima==
==Clima==
Dougie lee poynter e daniela S2

O clima é determinado como Clima temperado.
O clima é determinado como Clima temperado.
As quatro estações são bem definidas. Na primavera, quente e úmido, há muito sol, que se funde rapidamente, e raras vezes cobre o solo durante toda a estação.
As quatro estações são bem definidas. Na primavera, quente e úmido, há muito sol, que se funde rapidamente, e raras vezes cobre o solo durante toda a estação.

Revisão das 20h08min de 2 de setembro de 2011

Distribuição geográfica das florestas temperadas.

A floresta de clima temperado fica localizada nas regiões de clima temperado da Terra: encontra-se em grande parte do oeste da América do Norte, por quase toda a Europa, no oeste da Ásia (Turquia, Geórgia, Azerbaijão e Irã) e leste da Ásia (Coreia, Japão e parte da China), na Austrália, na Nova Zelândia e ao sul do Chile, no Hemisfério Sul.

A Floresta Temperada foi bastante devastada pelos seres humanos, sendo substituída, principalmente, pela agricultura. Hoje, essa formação vegetal está restrita a poucos parques e reservas.

Clima

Dougie lee poynter e daniela S2 O clima é determinado como Clima temperado. As quatro estações são bem definidas. Na primavera, quente e úmido, há muito sol, que se funde rapidamente, e raras vezes cobre o solo durante toda a estação. No inverno a vegetação aumenta. No outono, o calor e a humidade podem chegar a ser elevados. As secas são raras e não muito severas. É no verão que acontece o fenômeno mais curioso da floresta temperada: as plantas caducifólias ganham uma coloração dourada ou marrom nas folhas, que depois sobe. Na estação seca, a ausência de folhas ajuda a suportar a escassez de água.

Vegetação

O solo destas florestas é muito rico em nutrientes devido, sobretudo, ao processo natural de decomposição das folhas que vai enriquecendo o solo em nutrientes. A acumulação de matéria orgãnica dá-se, sobretudo nos primeiros horizontes do solo, que possuem, por isso, uma cor mais escura. A vegetação das florestas temperadas é variada, desde as coníferas e árvores com folhas largas caducas. Embora predominem as árvores, existem também arbustos e plantas herbáceas. A cobertura vegetal pode apresentar até quatro estratos, desde grandes árvores até plantas rasteiras.

Floresta temperada decídua ou caducifólia

A floresta temperada diz-se decídua ou caducifólia quando as suas árvores perdem as folhas periodicamente (outono/inverno). A queda das folhas está associada a uma adaptação das plantas na defesa contra a seca fisiológica, uma vez que o inverno, que dura cerca de três meses, é bastante rigoroso e a água congela no solo.

No outono as folhas adquirem coloração típica, do vermelho ao castanho, passando pelo alaranjado, dourado e cobre. Caem e cobrem o solo com espessa camada de matéria orgânica, que permite o desenvolvimento de musgos. No inverno, sem as folhas, a transpiração é muito pequena. Na primavera, com o aumento do nível de radiação solar, há uma grande profusão de folhas.

Espécies

As florestas temperadas decíduas exibem elevada diversidade de espécies, com vegetação predominantemente arbórea (por exemplo, carvalho, bordo, faia e nogueira), e uma fauna rica, constituída por mamíferos diversos (ursos, veados, esquilos, lobos, raposas, lebres), répteis, anfíbios, inúmeras aves, insetos, etc.

Floresta temperada perenifólia

A floresta temperada é perenifólia quando as folhas das árvores não caem por motivo de clima ou estações, caem somente quando a planta chega à senescência ou seca.

Flora

A floresta temperada caracteriza-se pela presença de várias espécies de árvores tal como ulmeiro, faia, nogueira, plátano, ácer, choupo, álamo, bétula, tulipeiro, freixo, salgueiro, cerejeira, castanheiro, tília, amieiro, carvalho, pinheiro e cedro. Este tipo de árvores são também chamadas de coníferas, e somente sobrevivem em climas frios.

Fauna

A fauna é bastante rica, insetos que se alimentam de madeira (xilófagos), esquilos, ratos, veados, javalis, aves insetívoras, aves noturnas, ursos, lobos, e vários felinos. Em algumas regiões, como forma de adaptação a baixas temperaturas do inverno, alguns animais migram enquanto outros animais hibernam.

Créditos

AOKI, Virgínia. Projeto Araribá - Geografia. São Paulo:Editora Moderna, 2006

Ícone de esboço Este artigo sobre Ecologia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.