Francis Scott Key

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde maio de 2015). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Francis Scott Key
Nascimento 1 de agosto de 1779
Condado de Carroll (Maryland)
Morte 11 de janeiro de 1843 (63 anos)
Baltimore
Nacionalidade Estados Unidos Estadunidense
Ocupação Poeta

Francis Scott Key (Condado de Carroll (Maryland), 1 de agosto de 1779Baltimore, 11 de janeiro de 1843) foi um juiz e um poeta amador estadunidense, mais conhecido pela autoria do atual hino dos Estados Unidos, The Star-Spangled Banner.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Francis Scott Key era filho de Ann Phoebe Penn Dagworthy e do Capitão John Ross Key, um advogado e oficial do Exército Continental - uma família de ascendência inglesa. Nasceu na propriedade da família, Terra Rubra, localizada no Condado de Frederick, em Maryland. Cursou direito no Colégio St. John's, sob a supervisão de seu tio Philip Barton Key, membro da Câmara dos Representantes.

Durante a Guerra de 1812, Key, acompanhado do também advogado John Stuart Skinner, jantaram a bordo do navio britânico HMS Tonnant a convite dos oficiais Alexander Cochrane, George Cockburn e Robert Ross. Skinner e Key também almejavam negociar a libertação de dois prisioneiros americanos, um deles o Dr. William Beanes. Os três não estavam autorizados a retornar às suas corvetas, pois tinham de se familiarizar com a frota da Royal Navy (prestes a atacar Baltimore). Sem outra alternativa, Key teria de assistir a Batalha de Baltimore e a consequente derrota das tropas americanas no Fort McHenry. Durante o conflito, Key avistou uma bandeira americana ainda tremulando em meio à destruição das tropas americanas e sentiu-se inspirado a escrever um poema. Assim nasceria, no seu retorno à Baltimore, o hino dos Estados Unidos.

Em 1832, Key serviu como advogado de Sam Houston, durante seu julgamento na Câmara dos Representantes, por agredir outro congressista. Francis Scott Key veio a falecer no ano de 1843, na casa de sua filha em Baltimore. A causa da morte teria sido pleurisia.

Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.