Francisco Grimaldi

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Francisco Grimaldi
Senhor do Mónaco
Estátua de Francisco Grimaldi disfarçado como frade e com uma espada sobre o hábito de frade (situada em frente ao Palácio do Príncipe de Mônaco)
Reinado 8 de Janeiro de 12971
Consorte Aurelia del Carretto
Antecessor(a) nenhum
Sucessor(a) Rainier I
Nascimento c.1275
  Génova, Itália
Morte 1309
  Monaco-Ville, Mónaco
Pai Guglielmo Grimaldi
Mãe Giacobina Grimaldi

Francisco Grimaldi (em francês: François), chamado de il Malizia ("o esperto"), foi um genovês líder dos Guelfos e Gibelinos que capturaram o rochedo do Mónaco na noite de 8 de janeiro de 1297.[1][2]

Vestido como um frade da Ordem de São Francisco e com uma espada escondida no hábito religioso, Francisco foi recebido nos portões da Fortaleza do Mónaco e a dominou com seu primo Rainier I, Senhor de Cagnes, e um grupo de homens atrás deles. Este evento é comemorado no brasão de armas de Mónaco, onde dois frades com espadas seguram o brasão.[2] Ele controlou a cidadela do Mónaco por quatro anos antes de ser expulso.

Os descendentes de seu primo, a Dinastia de Grimaldi, ainda governam o Mónaco nos dias de hoje,[1] com Alberto II sendo o chefe da casa dos Grimaldi. Mais de cem anos após o golpe, os Grimaldis compraram o Mónaco à Coroa de Aragão em 1419, e tornaram-se os governantes oficiais e indiscutíveis do "Rochedo do Mónaco".

Ver também[editar | editar código-fonte]

Notas[editar | editar código-fonte]

  1. Francisco Grimaldi é frequentemente citado como o primeiro reinante do principado, porém ele foi apenas um líder do grupo que aumentou a Fortaleza de Mônaco em 8 de janeiro de 1297. O primo de Francisco Rainério I, Senhor de Cagnes, foi, de fato, o primeiro soberano Grimaldi reinante da área atualmente conhecida como Mônaco. Seu sucessor Carlos I, que retomou a Fortaleza depois de trinta anos de domínio genovês, foi verdadeiramente o primeiro Senhor de Mônaco e é amplamente considerado o fundador da dinastia.

Referências

  1. a b «1297: Grimaldi conquista Mônaco». Deutsche Welle. 8 de janeiro de 2020. Consultado em 14 de janeiro de 2020 
  2. a b «Ardil deu início à soberania dos Grimaldi». www1.folha.uol.com.br. Folha de S.Paulo. 28 de julho de 1997. Consultado em 14 de janeiro de 2020 
Precedido por
-
Príncipe de Mônaco
1297
Sucedido por
Rainério I
Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
Ícone de esboço Este artigo sobre História ou um(a) historiador(a) é um esboço relacionado ao Projeto História. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.