Francisco Nicholson: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Linha 1: Linha 1:
'''Francisco António de Vasconcelos Nicholson''' ([[Lisboa]], [[26 de Junho]] de [[1938]]) é um [[actor]], argumentista televisivo, dramaturgo e [[encenador]] [[Portugal|português]].
'''Francisco António de Vasconcelos Nicholson''' ([[Lisboa]], [[26 de Junho]] de [[1938]]) é um [[actor]], argumentista televisivo, dramaturgo e [[encenador]] [[Portugal|português]].

image:Francisco Nicholson.jpg|Francisco Nicholson


==Família==
==Família==

Revisão das 14h48min de 2 de maio de 2012

Francisco António de Vasconcelos Nicholson (Lisboa, 26 de Junho de 1938) é um actor, argumentista televisivo, dramaturgo e encenador português.

image:Francisco Nicholson.jpg|Francisco Nicholson

Família

Nascido no seio de uma família ligada às artes, é filho de John Francis Quintela Nicholson (Southsea, Sussex, 13 de Março de 1916 - Lisboa, 23 de Julho de 1960) e de sua mulher (Lisboa, Santa Catarina, 8 de Maio de 1937) Maria Alice de Vasconcelos Marques (Marco de Canaveses, Paços de Gaiolo, 14 de Outubro de 1913 - ?), sendo seu pai, filho dum inglês, bisneto do 1.º Visconde da Charruada e duma filha do 1.º Visconde do Cartaxo (irmão do 1.º Conde da Póvoa e 1.º Barão de Teixeira), aquele filho do 1.º Conde de Farrobo e 2.º Barão de Quintela e de sua mulher a artista de Teatro Mariana Carlota Lodi e neto de Francisco António Lodi, de ascendência italiana, Fundador e Empresário do Teatro Nacional de São Carlos, em Lisboa. É, também, primo em terceiro grau de José Diogo Quintela.[1]

Biografia

Participou na fundação e dirigiu o Teatro Nacional de São Carlos. Fez estudos em Paris, frequentando a Academia Charles Dullin. Estreou-se, profissionalmente, como actor e autor, com a peça infantil Misterioso Até Mais Não, no Teatro do Gerifalto. Passou depois pela Companhia Nacional de Teatro e no Teatro Estúdio de Lisboa. Inaugurou o Teatro Villaret integrando o elenco da peça O Inspector Geral de Nicolau Gogol, mas foi Teatro ABC que se popularizou com o teatro de revista. No dia 25 de Abril de 1974 o ABC tinha em cena, Tudo a Nu de que era autor, encenador e actor. Ainda em 1974, funda o Teatro Adóque, onde lançou actores como Ana Bola, Helena Isabel, Virgílio Castelo ou Henrique Viana.

Em cinema, assina os guiões dos filmes Operação Dinamite (1967) e Bonança & Cª (1969) de Pedro Martins.

Na televisão, dá-se a conhecer com Riso e Ritmo (1964), programa em que foi autor e actor. Dirigiu e interpretou variados programas, escreveu diversas novelas e mais de duzentas letras musicais. Na imprensa, colaborou no suplemento A Mosca do Diário de Lisboa e em A Bola.

Foi um dos autores da canção "Oração" de António Calvário que venceu o primeiro Grande Prémio TV da Canção.

Foi o autor de Vila Faia, a primavera telenovela portuguesa. Foi também autor de outras novelas e séries para televisão, como Origens (1983), Cinzas (1992), Os Lobos (1998), Ajuste de Contas (2000), Ganância (2001), O Olhar da Serpente (2002), entre outras.

Casamentos e descendência

Casou primeira vez a 22 de Março de 1969 com Colette Lilianne Dubois, de quem se divorciou e de quem teve a sua única filha, a também atriz Sofia Nicholson. Casou segunda vez com a também atriz Magda Cardoso, de quem não teve descendência.

Referências

  1. "A Descendência Portuguesa de El-Rei D. João II", Fernando de Castro da Silva Canedo, Fernando Santos e Rodrigo Faria de Castro, 2.ª Edição, Braga, 1993, Vol. III, p. 85

Ligações externas

Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.