Fruitadens haagarorum

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Question book-4.svg
Esta página cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo (desde outubro de 2019). Ajude a inserir referências. Conteúdo não verificável poderá ser removido.—Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Como ler uma infocaixa de taxonomiaFruitadens
Ocorrência: Jurássico Superior
150 Ma
Representação artística
Representação artística
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Clado: Dinosauria
Ordem: Ornithischia
Família: Heterodontosauridae
Género: Fruitadens
Butler et al., 2010
Espécie-tipo
Fruitadens haagarorum
Butler et al., 2010

Fruitadens haagarorum é uma espécie de dinossauro da família Heterodontosauridae, do Jurássico Superior mais especificamente a 150 milhões de anos atrás nos Estados Unidos, tendo cerca de 70 centímetros de comprimento, próximo a 800 gramas de peso.[1] É a única espécie descrita para o gênero Fruitadens.

Alimentação[editar | editar código-fonte]

Ele provavelmente era onívoro, mas ainda há especulações de que ele fosse herbívoro. Essas especulações já foram quase que totalmente descartadas, ao passo que ele tinha dentes de carnívoro na frontal da sua mandíbula, assim como de herbívoro, na parte traseira e apresentava também um peculiar bico. Segundo a teoria mais aceita é que o Fruitadens comia folhas, frutos e pequenos lagartos que capturava com suas garras.

Anatomia[editar | editar código-fonte]

Ele tinha olhos na parte frontal das laterais do corpo não tendo visão binocular, mas não tão nas laterais quanto os outros herbívoros, alcançando um meio-termo. O Fruitadens corria sobre duas patas tendo o fêmur, maior que a tíbia, sugerindo que ele alcançava grandes velocidades, provavelmente ultrapassando os 40 km/h. Sua grande cauda ajudava-o no quesito de equilíbrio facilitando as grandes velocidades.

Ele tinha provavelmente penugem e acima das vértebras tinhas penas semelhantes a fibras capilares.

Predadores[editar | editar código-fonte]

Seus predadores eram muitos, por que seu tamanho desavantajado o deixava a mercê de predadores que buscavam come-lo como o Alossauro e o Ceratossauro, até lagartos e aranhas podiam representar riscos para ele.


Referências

  1. Butler, R.J.; Galton, P.M.; Porro, L.B.; Chiappe, L.M.; Henderson, D.M.; Erickson, G.M. (2009). "Electronic supplementary material to "Lower limits of ornithischian dinosaur body size inferred from a new Upper Jurassic heterodontosaurid from North America". Proceedings of the Royal Society B.


Ícone de esboço Este artigo sobre dinossauros é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.