Ceratopsia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Como ler uma infocaixa de taxonomiaCeratopsia
crânio de Triceratops
crânio de Triceratops
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Clado: Dinosauria
Ordem: Ornithischia
Subordem: Ceratopsia
Famílias
Wikispecies
O Wikispecies tem informações sobre: Ceratopsia

Ceratopsia (do latim "faces (op-) com chifres (cerat-)") é uma micro-ordem de dinossauros ornitópodos marginocefalianos quadrúpedes e herbívoros, característicos do período Cretáceo. Os ceratopsianos, como são chamados os dinossauros pertencentes à essa ordem, viveram principalmente em regiões que atualmente são a Ásia e a América do Norte.

Os primeiros membros do grupo ceratopsiano, como o Psitacossauro, eram pequenos animais bípedes. Os membros posteriores, incluindo Centrossauro e Triceratops, tornaram-se quadrúpedes muito grandes e desenvolveram chifres faciais elaborados e folhos que se estendiam sobre o pescoço. Embora esses folhos possam ter servido para proteger o pescoço vulnerável dos predadores, eles também podem ter sido usados ​​para exibição, termorregulação, abrigo de músculos de mastigação ou alguma combinação do acima.

Esses dinossauros variavam muito de tamanho medindo de 75 centímetros até 10 metros de comprimento.

O nome ceratopsia que, como visto anteriormente, vem do latim "lagartos com chifre frontal" se deve ao fato de esses dinossauros possuírem um ou mais chifres na face.

Ícone de esboço Este artigo sobre dinossauros é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.