Tatankaceratops

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Como ler uma caixa taxonómicaTatankaceratops
Representação artística de um Tatankaceratops

Representação artística de um Tatankaceratops
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Reptilia
Superordem: Dinosauria
Ordem: Ornithischia
Subordem: Ceratopsia
Família: Ceratopsidae
Género: Tatankaceratops
Wikispecies
O Wikispecies tem informações sobre: Tatankaceratops

Tatankaceratops (significando "cabeça com cifre de bisão") é um controverso gênero de dinossauro herbívoros Ceratopsia . É um pequeno chasmosaurinae ceratopsia que viveu durante o período Cretáceo (último estágio Maastrichtiano) no que hoje é Dakota do Sul. É conhecido de uma única parte de crânio que foi coletado da Formação Hell Creek , datando de 65,5 milhões de anos atrás. Tatankaceratops foi descrito por Christopher J. Ott e L. Peter Larson em 2010 e o tipo de espécie é Tatankaceratops sacrisonorum.[1]

Tatankaceratops representaria um novo táxon de um pequeno ceratopsiano chasmosaurinae, cujo comprimento do crânio teria aproximadamente 1 m e o tamanho total do animal não passaria de 3m. Os autores discutem que todos os elementos esqueletais, apesar do tamanho, pertenceriam a um animal adulto, e isso, somado a diferenças morfológicas significativas entre o material desse espécime e o de outros ceratopsídeos contemporâneos suportaria a designação de um novo táxon.

Em 2011, Nick Longrich publicou um documento contendo uma breve re-avaliação de Tatankaceratops. Longrich sugeriu que Tatankaceratops parecia possuir uma mistura bizarra de características de espécimes de Tricerátopos adultos e juvenis. Longrich observou que este animal pode representar um espécie Triceratopo anão ou simplesmente um espécime Triceratopo com um transtorno do desenvolvimento que o fez parar de crescer prematuramente. [2] Outros paleontologistas, incluindo Thomas R. Holtz Jr. , escreveram que "suspeito fortemente" que o Tatankaceratops é apenas um espécime juvenil de Triceratops. [3]

Tudo aponta para afinidades com os ceratopsídeos chasmosaurinae, no entanto os autores destacam que uma melhor preparação do material é necessária e que a descoberta de outros espécimes com caracteres preservados que sejam mais filogenéticamente informativos tornariam mais claras as relações desse táxon com outras formas neoceratopsianas.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Christopher J. Ott and Peter L. Larson, 2010, "A New, Small Ceratopsian Dinosaur from the Latest Cretaceous Hell Creek Formation, Northwest South Dakota, United States: A Preliminary Description", In: Ryan, M.J., Chinnery-Allgeier, B.J., and Eberth, D.A. (eds.) New Perspectives on Horned Dinosaurs: The Royal Tyrrell Museum Ceratopsian Symposium, Bloomington, Indiana University Press, 656 pp.
  2. Nicholas R. Longrich. (2011). "Titanoceratops ouranos, a giant horned dinosaur from the Late Campanian of New Mexico". Cretaceous Research 32 (3): 264–276. DOI:10.1016/j.cretres.2010.12.007.
  3. Holtz, Thomas R. Jr. (2011) Dinosaurs: The Most Complete, Up-to-Date Encyclopedia for Dinosaur Lovers of All Ages, Winter 2010 Appendix.