Fujoshi

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Fujoshi (腐女子? lit. moça, porém grafado com kanjis que transformam seu significado para "garota podre") é um termo da Língua japonês, a princípio, difamatório, usado para identificar mulheres fãs de mangá com relacionamento homossexual entre dois homens, o Boys' Love (BL ou Yaoi).

O termo surgiu por volta de 1970, quando as mulheres começaram a desenhar doujinshis yaoi para a comiket e muitas vezes é erroneamente utilizado como feminino de otaku, o que é um equívoco, uma vez que é possível à uma mulher ser otaku, porém, não fujoshi. Entretanto, fujoshi derivam da sub-cultura otaku. Para Rio Otomo (2015) fujoshi não é uma categoria identitária, e sim, um termo utilizado por fãs que possuem gostos pessoaisespecíficos. Assim como os otakus se encontram em Akihabara, as fujoshi se encontram em Ikeburo, pois a chamada Otome Road é repleta de doujinshis e jogos yaoi e boys love, Segundo Yumiko Sugiura.

O termo utilizado para homens fãs de Yaoi, é Fudanshi e significa literalmente guerreiro, mas assim como fujoshi, é grafado a fim de significar garoto podre.