Furacão Gustav (2002)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Disambig grey.svg Nota: Se procura outros ciclones tropicais homônimos, veja Furacão Gustav.
Furacão Gustav
Categoria 2 (EFSS)
O furacão Gustav perto de seu pico de intensidade
Formação 8 de Setembro de 2002
Dissipação 12 de Setembro de 2002
Vento mais forte (1 min) 85 nós (157 km/h, 98 mph)
Pressão mais baixa 960 hPa (mbar) ou 720 mmHg
Danos $340.000 dólares (valores em 2002)
Inflação $390.000 dólares (valores corrigidos em 2007)
Fatalidades 1 direta, 3 indiretas
Áreas afetadas Estados Unidos (Carolina do Norte, Virgínia, Nova Jérsei, Nova Inglaterra) e Canadá (Províncias do Atlântico)
Parte da
Temporada de furacões no Atlântico de 2002

O furacão Gustav foi um furacão de categoria 2 na escala de furacões de Saffir-Simpson que deslocou-se paralelamente à Costa leste dos Estados Unidos em Setembro durante a temporada de furacões no Atlântico de 2002. Gustav foi a sétima tempestade nomeada e o primeiro furacão da temporada. Inicialmente sendo uma depressão subtropical ao norte das Bahamas, Gustav passou ligeiramente a leste de Outer Banks, Carolina do Norte como uma tempestade tropical antes de mover-se para nordeste e fazer dois landfalls nas Províncias do Atlântico do Canadá como um furacão de categoria 1.[1] A tempestade foi responsável por uma fatalidade e mais de $100.000 dólares em danos, a maior parte na carolina do Norte. A interação entre Gustav e um sistema não tropical produziu fortes ventos que causaram danos adicionais de aproximadamente de $200.000 dólares na Nova Inglaterra, mas estes prejuízos são foram atribuídas diretamente a Gustav.

Gustav foi, durante seu início de existência, uma tempestade subtropical e foi o primeiro sistema subtropical a ser nomeado pelas atuais listas do Centro Nacional de Furacões. Anteriormente, tempestades subtropicais não recebiam nomes.[2] Gustav também foi o furacão que se formou mais tardiamente, contabilizando os primeiros furacões de cada temporada, desde 1941.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Furacão Catrina Portal da
meteorologia

Referências

  1. Centro Nacional de Furacões. «Tropical Cyclone Report Hurricane Gustav (2002)» (em inglês). Consultado em 12 de abril de 2008 
  2. Laboratório Oceanográfico e Meteorológico do Atlântico. «What is a sub-tropical cyclone?» (em inglês). Consultado em 12 de abril de 2008 
Ícone de esboço Este artigo sobre ciclones tropicais é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.