Gadamés

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Gadamés

غدامس

  Cidade  
Mesquita de Gadamés à noite
Mesquita de Gadamés à noite
Gadamés está localizado em: Líbia
Gadamés
Localização de Gadamés na Líbia
Coordenadas 30° 8' N 9° 30' E
País  Líbia
Região Tripolitânia
Distrito Nalut
Altitude [1] 330 m
População (2011) [2]
 - Total ~10 000
Antiga Cidade de Gadamés

Gadamés ou Ghadames é um oásis na zona ocidental da Líbia. Está situado aproximadamente 550 quilômetros a sudoeste de Trípoli, perto das fornteiras com a Argélia e a Tunísia.

O oásis tem cerca de 7 mil habitantes, berberes e alguns tuaregues. A parte antiga da cidade, rodeada por uma muralha, é património mundial da UNESCO. Cada um dos sete clãs que habitavam na antiga cidade tinha o seu bairro, e cada bairro tinha uma zona pública onde tinham lugar as festas. Na década de 1970, o governo construiu novas habitações fora da zona antiga da cidade. No entanto, muitos habitantes regressam à zona antiga da cidade durante o verão, pois a arquitectura tradicional fornece melhor protecção contra o calor.

Os primeiros registos de Gadamés datam do período romano, durante o qual a cidade teve por vezes tropas. Durante o século VI, viveu aqui um bispo após a conversão da população ao Cristianismo pelos bizantinos. Durante o século VII, Gadamés foi governada pelos árabes muçulmanos. A população rapidamente se converteu ao Islão. Gadamés teve um papel importante como base do comércio transaariano até ao século XIX.

Referências

  1. Wolfram Alpha
  2. Der Spiegel, 08 de junho de 2014.