Grise Fiord

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Canadá Grise Fiord

ᐊᐅᔪᐃᑦᑐᖅ

Aujuittuq

 
  Aldeia  
Centro de Grise Fiord
Centro de Grise Fiord
Grise Fiord está localizado em: Nunavut
Grise Fiord
Localização de Grise Fiord no território de Nunavut.
Coordenadas 76° 25' 03" N 82° 53' 38" O
País  Canadá
Território  Nunavut
Região Região de Qikiqtaaluk
Fundação 1953
Administração
 - Prefeito (a) Meeka Kiguktak[1][2]
Área [3]
 - Total 332,7 km²
População (2016) [3]
 - Total 129
    • Densidade 0,4 hab./km²
Informações
Fuso horário UTC−5 e UTC−4
Código postal X0A 0J0
Código de área 867 >> 980
Sítio www.grisefiord.ca

Grise Fiord (na língua inuktitut: Aujuittuq, "lugar que nunca degela"; silabário inuktitut: ᐊᐅᔪᐃᑦᑐᖅ) é uma pequena vila na Região de Qikiqtaaluk no território de Nunavut, extremo norte do Canadá. É a localidade civil mais setentrional do país, e apesar de sua pequena população (129 residentes a partir do Censo canadense de 2016),[3] é a maior comunidade na Ilha Ellesmere. É também um dos lugares habitados mais frios do mundo, com uma temperatura média anual de -16,5°C.

Geografia[editar | editar código-fonte]

Vista de Grise Fiord.

Localizada na Ilha de Ellesmere, Grise Fiord é um dos três assentamentos permanentes da ilha. A localidade fica a 1160 quilômetros ao norte do Círculo Polar Ártico. Grise Fiord é o assentamento civil mais setentrional do Canadá e da América do Norte,[4] no entanto, o Environment Canada possui e uma estação meteorológica permanente em Eureka, e em Alert, onde há uma base permanente das forças canadenses (CFS Alert) e uma estação meteorológica que fica mais ao norte da ilha.

Grise Fiord está nas proximidades da Cordilheira do Ártico.

Etimologia[editar | editar código-fonte]

O nome Grise Fiord significa "entrada do porco" e foi nomeado pelo norueguês Otto Sverdrup durante uma expedição por volta de 1900. Ele achou que as morsas na área soavam como porcos. O nome na língua Inuktitut de Grise Fiord é Aujuittuq, que significa "lugar que nunca derrete".

Clima[editar | editar código-fonte]

O clima de Grise Fiord é extremamente rigoroso, apresenta temperaturas negativas durante 8 meses do ano. O clima é classificado como polar, tendo precipitações abaixo de 250 mm e temperatura média anual de -16,5°C.

Referências

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre um local do território de Nunavut é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.